Qual o conceito de afinidade eletrônica?


Rodney Rudon23May2025

A afinidade eletrônica é uma propriedade que estuda a energia liberada por um átomo ao receber um elétron. A Tabela Periódica atual foi organizada por Moseley, em 1913, e colocou os elementos químicos em ordem crescente de número atômico (Z).





O que é afinidade eletrônica é como ela cresce na tabela periódica?

Variação da afinidade eletrônica Portanto, entende-se que a afinidade eletrônica é maior nos elementos posicionados mais à direita superior da tabela. Logo, a eletroafinidade é exatamente contrário ao crescimento do raio atômico. À medida em que o raio é menor, ela cresce, sendo inversamente proporcional.

Quando ocorre eletroafinidade?

Eletroafinidade ou afinidade eletrônica corresponde à energia liberada quando um elétron é adicionado a um átomo neutro no estado gasoso. … Quando isso ocorre, é liberada uma quantidade de energia específica para cada elemento. No caso do flúor, essa energia é de 328 kJ.



Quem tem mais afinidade eletrônica?

Portanto, os elementos que possuem maiores eletroafinidades são os halogênios (elementos da família 17 ou VIIA) e o oxigênio.

O que é afinidade eletrônica é eletronegatividade?

Afinidade eletrônica: é a energia liberada com o recebimento de um elétron por um átomo. Energia de ionização: ou Potencial de ionização, é a energia necessária para retirar um elétron de um átomo. Eletronegatividade: quão forte é a atração dos átomos pelos elétrons, tendência em ganhá-los.



O que é ter afinidade?

Ter afinidade é ter sintonia com as mesmas ideias, gostos e sentimentos característicos de outra pessoa. Afinidade é uma base para um bom relacionamento. A afinidade é a atração que flui entre as energias químicas dos corpos, é a popularmente chamada “química do amor”.

Qual o elemento químico com menor afinidade eletrônica?

Os elementos II, IV e V são metais, e os elementos I e III são ametais. Quando comparados com ametais, os metais (II, IV e V) apresentam menor afinidade eletrônica.





Como saber a eletroafinidade de um elemento?

A afinidade eletrônica é maior nos elementos constantes no lado direito e na parte superior da tabela periódica. Ela cresce no sentido horizontal, da esquerda para a direita, e no sentido vertical, de baixo para cima. Repare que a eletroafinidade é inversa ao raio atômico.

Qual é a diferença entre a eletronegatividade é a eletroafinidade?

Eletronegatividade é o nome dado à atração entre átomos e elétrons. Na prática, isso é muito diferente da eletroafinidade, que fala sobre a energia que é liberada na hora dessa troca. De certo modo, podemos dizer que a eletronegatividade é algo (a atração) que precede a eletroafinidade (o encontro).



Quanto mais negativa a afinidade eletrônica?

A afinidade eletrônica negativa indica que foi preciso absorver energia para que um elétron se ligasse ao átomo. Quanto mais negativa (sinal de oposto) essa afinidade for, mais elétrons são atraídos pelos átomos porque é preciso absorver energia.

Qual elemento tem maior raio?

césio
Algumas literaturas apontam que o elemento químico de maior raio atômico é o césio (Cs), mas não descartam a possibilidade do frâncio (Fr) possuir um maior raio atômico.





Qual a diferença de eletronegatividade é eletropositividade?

A eletropositividade indica a tendência que o núcleo do átomo de um elemento químico tem de se afastar de seus elétrons na camada de valência quando forma um composto. É, portanto, o contrário da eletronegatividade, que se refere à tendência que o átomo tem de atrair os elétrons compartilhados em uma ligação.

Qual o elemento de maior eletronegatividade é maior afinidade eletrônica da tabela periódica?

halogênios
Os halogênios, elementos da família 7A, são os que possuem o maior índice de afinidade eletrônica. Já os metais da família 1A possuem os menores valores de eletroafinidade. Portanto, em regra geral, a afinidade eletrônica aumenta da esquerda para direita e de baixo para cima, com base na tabela periódica.



Como saber se tenho afinidade com alguém?

A química entre duas pessoas: 10 sinais

  1. O toque cria a química entre duas pessoas.
  2. Nervosismo inicial é um sinal de química no amor. Faz gestos repetitivos. …
  3. Tom de voz constrói a química entre duas pessoas.
  4. Imita você …
  5. Timidez… Ou a falta dela.
  6. Aparência caprichada.
  7. Tenta chamar a atenção.
  8. Magnetismo sorridente.










Subscribr Now

Get All New Job Notification