Qual é o conceito de self?
Em uma definição sucinta, self inclui um corpo físico, processos de pensamento e uma experiência consciente de que alguém é único e se diferencia dos outros, o que envolve a representação mental de experiências pessoais (Gazzaniga & Heatherton, 2003).
O que é a teoria do self?
A Teoria do “Self” é a representação temporal das funções e das dinâmicas específicas desse todo espontâneo de correlação que se configura no campo clínico como um tipo de enlace ambíguo entre clínico e o seu consulente.
O que é self para a psicanálise?
O self é descrito como instância psíquica fundamental que contém os elementos que compõem a personalidade, mas não contém o núcleo da existência genuína do indivíduo. Assim, o protagonista da existência é o “ser interior”, e o self atua como coadjuvante principal na formação da personalidade.
O que é o self para Carl Rogers?
Rogers (1951/1992) entende o self como um campo fenomenológico em que o indivíduo organiza uma percepção e conceito de si mesmo. Desta forma então, constitui-se de um encontro entre as demandas internas do organismo e as demandas externas (valores sociais etc.) a ele.
Quais os tipos de self?
A diferença entre o primeiro tipo de eu e o segundo consiste na fixidez, maior ou menor. O eu como conceito tende e quer ser fixo, imutável, rígido.
O que é o self social?
O self social é as imagens que criamos na mente dos outros. São os papeis que nós aceitamos voluntaria e involuntariamente. Uma avaliação negativa do self pode acarretar em baixa autoestima e outros problemas de natureza psicológica.
O que é self na psicologia social?
Numa aceção geral, entende-se por self aquilo que define a pessoa na sua individualidade e subjetividade, isto é, a sua essência. O termo self em português pode ser traduzido por “si” ou por “eu”, mas a tradução portuguesa é pouco usada, em termos psicológicos.
O que é self para Melanie Klein?
Sobre o uso do termo self por Klein, Hinshelwood (1992) afirma: ”Se o ‘ego’ representa uma parte da estrutura da mente, obviamente descrita, o self tende a representar o sujeito em suas próprias fantasias, descritas a partir de um ponto de vista subjetivo.
Como se desenvolve o self?
A consciência do self nasce quando o ego passa a estar definido através da autoconsciência, da auto-expressão e do autocontrolo. Mas estes termos referem-se à sensibilidade, à consciência, lugar de expressão e domínio das sensações. O self, portanto, pode ser definido como um aspeto sensível do corpo.
O que é self real e self ideal?
Self real x Self ideal A diferença entre a “imagem de si” (self real) e o “desejado” (self ideal) em um indivíduo levará ao índice de autoestima.
O que é o self ideal?
O self ideal, é caracterizado como um conjunto de características que o individuo gostaria de ter. Desta forma, pode existir um conflito ou obstáculo ao desenvolvimento pessoal entre o Self e o Self ideal, tornando-se este, um indicador de insatisfação e dificuldades neuróticas.
Como desenvolver o self?
Desenvolvimento de self coeso Assim como outros elementos, esta precisa ser bem dosada, a fim de que não cause problemas e atrasos comportamentais. O indivíduo aprenderá a pensar em seu ego de forma equilibrada e sadia, sem que isso interfira nas suas ações.
Qual a diferença entre ego e self?
No ponto mais profundo de nossa mente inconsciente, encontra-se o Self, que é a totalidade do que somos; já em nossa mente consciente, em seu ponto mais raso, encontra-se o ego, que é apenas uma pequena parte de nossa psique.
O que é self no espiritismo?
Self: O Si mesmo é o centro de toda a personalidade. É dele que emana todo o potencial energético de que a psique dispõe. É o ordenador dos processos psíquicos. De acordo com Jung “O Si mesmo representa o objetivo do homem inteiro, a saber, a realização de sua totalidade e de sua individualidade”.