Qual a relação da videoarte com a instalação?
Videoinstalação é uma forma de arte contemporânea que combina tecnologia de vídeo com instalação fazendo com que todos os aspectos do ambiente à sua volta mudem para afetar o público. … Outras vezes, o vídeo é exibido em uma tal maneira que o espectador se torna parte da trama como um personagem de um filme.
O que o artista visual Nam June Paik explora em suas obras?
Nam June Paik é considerado como o artista pioneiro da vídeoarte, forma de arte que surgiu na década de 1960 e que explora a imagem eletrônica e suas propriedades enquanto material expressivo ontologicamente diferente das outras formas de imagem, assim como seu uso em instalações, ambientes com circuito fechado e em …
Qual a influência de Nam June Paik para a produção de arte da década de 50?
Era um artista complexo, levava ao vídeo seu talento como músico, pintor e performer. … Em muitos desses trabalhos, Paik usava o vídeo como meio, trazendo para sua arte inovações tecnológicas do período, como a Sony Portapak, primeira câmera de vídeo portátil do mercado, lançada em 1965.
Esta é uma obra de videoarte de Nam June Paik de quais objetos ela é feita?
Para além da televisão e do vídeo, houve outras influencias tecnológicas no trabalho de Paik, como o satélite. Paik utilizava satélites de comunicação com finalidades artísticas e fazia performances mundiais, sendo o primeiro a fazê-lo.
O que significa vídeo instalação?
A videoinstalação compreende um momento da arte de expansão do plano da imagem para o plano do ambiente e da supressão do olho como único canal de apreensão sensória para a imagem em movimento. … A videoinstalação integra a busca da arte pela reorganização do espaço sensório.
O que é uma instalação em artes visuais?
O termo instalação é incorporado ao vocabulário das artes visuais na década de 1960, designando assemblage ou ambiente construído em espaços de galerias e museus.
O que mais caracteriza a obra de Nam June Paik?
Considerado o pai da video art, Paik provou inúmeras vezes que a tradição pode estar conectada ( no melhor sentido da palavra) com a tecnologia, mostrando como as máquinas poderiam ser uma força positiva para a cultura, capaz de reter os melhores aspectos do passado e levar a arte a um futuro inovador.
Qual o objetivo da arte conceitual?
A Arte Conceitual é um movimento que compreende que a ideia por traz de uma obra é mais importante que sua aparência ou as ferramentas que a compõem. O conceitualismo defende que uma obra de arte deve, antes de tudo, causar reflexões, provocações e questionamentos no espectador.
Quais foram as contribuições do artista June Paik na arte?
Foi nesse período em que ele criou obras como Zen for Head , de 1962, Zen for Wind, 1963, and Zen for TV, de 1963 – interessante pensar na linha estática do últimos e nos atuais crescentes aplicativos para meditação!
O que é videoarte exemplos?
A videoarte, ou vídeo arte ou vídeo-arte é uma forma de expressão artística que utiliza a tecnologia do Video em artes visuais. Desde os anos 1960, a videoarte está associada a correntes de vanguarda.
Em que consiste a instalação?
A Instalação é uma forma de arte que utiliza a ampliação de ambientes que são transformados em cenários do tamanho de uma sala. … Pintura, escultura e outros materiais são usados conjuntamente para ativar o espaço arquitetônico.
Em qual linguagem se classifica a vídeo-instalação?
Vemos que na videoinstalação existe uma mescla da linguagem videográfica com outros recur- sos simbólicos, e que em muitos casos, é a imagem projetada diretamente no ambiente instalativo e não através de um monitor. Emergindo assim, uma pluralidade de espaços imagéticos, projeções e conexões com o outro.
O que é instalação e performance?
“Aquilo que se vê” é uma manifestação artística e social que utiliza instalação e a performance como elementos criadores de comunicação teatral, que é visual e real ao mesmo tempo. – Apresentar uma expressão artística como um teatro de possibilidades. …
O que caracteriza um movimento artístico?
Um movimento artístico é uma tendência ou estilo em arte com uma filosofia ou objectivo comum, seguido por um grupo de artistas durante um determinado período de tempo (normalmente por alguns meses, anos ou décadas).