Qual a função do templo de Luxor?


Matthew Schulte17May2025

Templo
Templo egípcio
Templo de Luxor/Função





Quais as funções que o Templo de Luxor tinha nos tempos antigos?

– O Templo de Luxor foi dedicado ao deus egípcio Amon. De acordo com egiptólogos, ele também tinha uma função importante relacionada ao rejuvenescimento dos faraós. Acredita-se que muitos faraós tenham realizado a cerimônia de coroamento neste templo.

O que significa a palavra Luxor?

Os gregos a denominaram Tebas, pela semelhança com a cidade grega de mesmo nome. Posteriormente, os árabes batizaram-na como Luxor, que significa “palácios com mil portas”. Quando ainda se denominava Tebas, Luxor foi a capital do antigo Egito durante mais de 1500 anos.



Para quais deuses o Templo de Luxor foi dedicado?

Amon
Templo implantado na margem do rio Nilo oposta à cidade de Tebas, dedicado ao deus Ámon e a sua mulher Mut, e também ao seu filho Khonsu. Ámon, o Deus Supremo, era considerado pelos egípcios o pai do Faraó, para quem construíam sumptuosos templos imperiais, como este de Luxor.

Como era o templo Luxor?

O Templo de Luxor foi construído entre os anos 1400 e 1000 a.C. pelos faraós Amenhotep III e Ramsés II. O primeiro ordenou a construção da parte interior e o segundo do recinto exterior, adicionando a fachada, os colossos e os obeliscos. O templo mede 260 metros de largura e está dedicado a Amon (deus do vento).



Quem construiu o templo Luxor?

Amenófis III
Amenófis II
Templo de Luxor/Arquitetos

Como era decorado o Templo de Luxor?

Foram construídos seis santuários para barcas ao longo do caminho entre os templos de Luxor e Carnaque que serviam como pontos de parada para as embarcações que levavam os deuses durante as procissões do festival. Esse caminho também era decorado com esfinges com a cabeça de Nectanebo I.





Para que serviam as inúmeras salas e corredores no interior das pirâmides?

Ao visualizar o interior das pirâmides, era possível encontrar grandes galerias e corredores e também as câmaras funerárias. Nesses espaços, guardavam-se os corpos e tesouros.

Como surgiu a cidade de Luxor no Egito?

A Luxor moderna cresceu a partir das ruínas de Tebas, antiga capital do Império Novo (1550-1069 a.C.) e situa-se a 670 km ao sul do Cairo. A sua riqueza, tanto arquitetônica como cultural, fazem dela a cidade mais monumental das que albergam vestígios da antiga civilização egípcia.



Quem construiu o templo de Luxor?

Amenófis III
Amenófis II
Templo de Luxor/Arquitetos

Quais templos foram dedicados ao deus Amon?

Templo de Luxor
O Templo de Luxor foi construído entre os anos 1400 e 1000 a.C. pelos faraós Amenhotep III e Ramsés II. O primeiro ordenou a construção da parte interior e o segundo do recinto exterior, adicionando a fachada, os colossos e os obeliscos. O templo mede 260 metros de largura e está dedicado a Amon (deus do vento).





Quem era a deusa egípcia da lua?

Iá (em egípcio: Iah) ou Aá (Aah) era o deus da lua na mitologia egípcia. As primeiras presenças do nome “Iá” referem-se à lua enquanto satélite do planeta terra. Mais tarde, a palavra passaria a designar uma divindade.

Como era a coroação de um faraó?

A cerimônia de coroação de um Faraó durava cerca de cinco dias e era realizada em Mênfis. … O faraó recebia os atributos de poder como a dupla coroa que representava o Baixo e o Alto Egito, o cajado e o flagelo (uma espécie de chicote).



Como foi o reinado de Tutankhamon?

Tutancâmon reinou apenas nove anos durante uma época turbulenta. No entanto, a descoberta do seu túmulo praticamente intacto no ano de 1922, graças ao arqueólogo britânico Howard Carter, restaurou seu nome na história do Antigo Egito. Isolada no Vale do Reis, o túmulo do faraó Tutancâmon escapou do saque dos ladrões.











Subscribr Now

Get All New Job Notification