Quem inventou winglet?


Kassie Dionne15May2025

Morre Joe Clark, designer pioneiro e criador de winglets para aviões Boeing. Joe Clark, pioneiro da aviação e co-fundador da Aviation Partners (API), fabricante de winglets usados ​​em muitas aeronaves comerciais, faleceu no último dia 30 de março, ele tinha 78 anos.





Como foi criado Os winglets?

A ideia de instalar um componente nas pontas das asas dos aviões para diminuir a ação negativa dos vórtices surgiu em 1897, com os endplates, que eram nada mais do que simples placas nas pontas das asas. Ao longo dos anos, diversos tipos de “pontas” foram utilizadas em aeronaves.

Qual é a função do winglet?

O winglet é um componente aerodinâmico posicionado na extremidade livre da asa de uma aeronave, que tem por função diminuir o arrasto induzido, relacionado ao vórtice de ponta de asa. Em geral, tem a forma de uma aba vertical ou inclinada.



Por que a parte superior da asa dos aviões e encurvada?

Por que alguns aviões têm as pontas das asas curvadas? Essas “dobras” são chamadas de winglets e têm a ver com um efeito aerodinâmico que ocorre nas pontas das asas. Devido ao fenômeno da sustentação, é criado um vórtice nas pontas das asas, o que faz com que seja transferido mais barulho e trepidações para o avião.

Qual o objetivo das winglets asas na Fireblade?

Além disso, o estilo da superesportiva visa eficiência, com a aerodinâmica apresentando pequenos “winglets” situados no interior da carenagem. Na prática, as ‘asas‘ são aletas destinadas a elevar a pressão aerodinâmica, assim como há no Mundial de Motovelocidade.



Quais são as vantagens e desvantagens do uso de winglets na ponta da asa?

A ponta da asa possuia 38% da envergadura do winglet e gerava o mesmo aumento de momento fletor que o winglet. O ganho na eficiência aerodinâmica devido à adição da ponta de asa foi de 4%, enquanto o do winglet foi de 9%. Uma bela diferença.

Para que serve a asa do avião?

Uma asa é um dispositivo mecânico destinado à sustentação aerodinâmica. As asas estão presentes na maioria dos aparelhos com capacidade para voar, como os aviões. Para que uma asa produza “sustentação”, ela deve ter um ângulo de ataque relativo ao fluxo de ar, fazendo com que o ar seja defletido para baixo.





Porque a asa do avião não quebra?

Essa superfície da aeronave tem uma boa elasticidade, o que é desejável por vários motivos. O principal deles é suportar o peso e as forças às quais o avião estará submetido durante o voo. Caso a asa fosse demasiadamente rígida, poderia rachar ou, até mesmo se quebrar.

Porque a asa do avião tem esse formato?

As asas de um avião estão construídas de forma que a parte superior tenha um perímetro maior do que o lado inferior. Quando o avião se desloca a grande velocidade, o escoamento do ar por cima da asa tem maior velocidade do que por baixo, pois a distância a percorrer é maior na parte superior.



Quais são os modos de visualização do painel da Fireblade?

Estes permitem selecionar uma das cinco formas de visualização do painel e os ajustes dos nove parâmetros da moto, em suas respectivas opções: potência (1 a 5), torque (1 a 9), wheelie (levantamento da roda dianteira, A1 a A3 e M1 a M3), interferência do freio motor (1 a 3), suspensões eletrônicas (1 a 3), amortecedor …

Quanto custa um winglet?

Os winglets reduzem a resistência do ar, o que permite reduzir o consumo de combustível. A versão Advanced Range (AR) do E175 pode transportar uma carga total de passageiros por até 2200 nm (4074 km). Seu preço de tabela em 2017 é de US$ 42 milhões.





O que é feito a asa do avião?

As estruturas internas da maioria das asas é feita de longarinas (spar) e vigas de reforço (stringers) no sentido da envergadura e nervuras e falsas nervuras ou anteparos no sentido da corda (do bordo de ataque para o bordo de fuga).

Quais os assentos que ficam na asa do avião?

Você só vai apreciar a vista se estiver sentado à frente das asas. A configuração das poltronas muda de acordo com a aeronave, mas fique no máximo na fileira 7 para garantir o passeio. Na região das asas, o motor ronca mais alto – é lá que ele fica.



É possível a asa do avião quebrar durante o voo?

As asas não quebram durante o voo por conta de efeitos de engenharia que são aplicados a elas. Como citamos, é bem comum ver as asas balançando nos aviões durante as turbulências, mas é justamente esse movimento e essa flexibilidade que garantem a sobrevivência de todos.











Subscribr Now

Get All New Job Notification