Quem descobriu o Estado de Alagoas?
Formação Histórica – A região onde hoje se encontra o Estado de Alagoas foi invadida por franceses no início do século XVI, sendo retomada pelos portugueses em 1535, sob o comando de Duarte Coelho, donatário da capitania de Pernambuco, que organizou duas expedições e percorreu a área fundando alguns vilarejos, como o …
Por que Alagoas se separou de Pernambuco?
Alagoas torna-se um distrito judiciário em 1711 e se separa oficialmente de Pernambuco em 1817 para se tornar uma capitania independente, decreto assinado pelo Rei de Portugal, Dom João VI. Esta separação se deu, dada a importância de Alagoas para a Corte Portuguesa.
Quem foi Antônio Ferreira batalha?
Antônio Ferreira Batalha (Ouvidor Batalha) também foi o responsável direto da assinatura do Príncipe D. João, do Alvará de Criação da Vila de Maceió, no dia 05 de Dezembro de 1815, desmembrando a Vila de Maceió da Vila das Alagoas (atual Marechal Deodoro).
Em que ano Alagoas se tornou independente?
Em 1706, Alagoas é elevada à condição de comarca. Quase 30 anos depois, em 1730 já tinha cerca de 50 engenhos e 10 freguesias. A emancipação política do estado só aconteceu em 1817, quando a comarca foi elevada à condição de capitania.
Quem primeiro explorou o litoral de Alagoas?
O litoral de Alagoas foi um dos primeiros a ser explorado pelos portugueses. Em 1501, o navegador Américo Vespúcio esteve em Alagoas a serviço de Portugal.
Qual a origem do nome do Estado de Alagoas?
Na emancipação política de Alagoas, já com o nome de Alagoas, foi escolhida como capital da nova Capitania. … A palavra é de origem indígena, significando terra alagadiça (o que tapa o alagadiço), que deu origem ao riacho com o mesmo nome.
Porque Pernambuco foi dividido?
Na primeira metade do século 19, vários territórios do continente americano se rebelam contra a dominação europeia. Desta maneira, inspirados pelas ideias iluministas e pela Independência dos Estados Unidos, um grupo de insurgentes planeja a emancipação da agora província de Pernambuco.
Qual é a origem de Alagoas?
Na emancipação política de Alagoas, já com o nome de Alagoas, foi escolhida como capital da nova Capitania. … A palavra é de origem indígena, significando terra alagadiça (o que tapa o alagadiço), que deu origem ao riacho com o mesmo nome.
Quem foi o primeiro presidente da Província de Alagoas?
Província de Alagoas | |
---|---|
Província do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1821-1822) Província do Império do Brasil (1822-1889) | |
Presidente de Província | |
• 1822 | José António Ferreira Brak-Lamy (primeiro) |
• 1889 | Pedro Ribeiro Moreira (último) |
Quem foi o primeiro governador do Estado de Alagoas?
Sebastião Francisco de Melo e Póvoas
O seu primeiro governador, Sebastião Francisco de Melo e Póvoas, assumiu a função a 22 de janeiro de 1819. Durante o Brasil Império (1822-1889), sofreu os reflexos de movimentos como a Confederação do Equador (1824) e a Cabanagem (1835-1840).
Quais as principais datas históricas de Alagoas?
Em 1839 foi criada a cidade de Maceió, que passou a exercer a função de capital da província. Em 1891, no dia 11 de julho, foi assinada a primeira Constituição do estado. Além disso, Alagoas elegeu os dois primeiros presidentes do Brasil República: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
O que aconteceu com Alagoas após a emancipação?
O que aconteceu com Alagoas após a emancipação? O que aconteceu com Alagoas após a emancipação? Alagoas tornou-se um distrito judiciário em 1711 e se separou oficialmente de Pernambuco em 1817 para se tornar uma capitania independente.
Qual foi o primeiro núcleo de povoamento de Alagoas?
Esse pedaço de terra brasileiro, entre o Litoral e o Sertão, pertencia a Capitania de Pernambuco, comandada pelo donatário Duarte Coelho, que em visita ao Sul, deparou-se com o rio São Francisco. Lá, edificou um forte e deu origem a cidade de Penedo, comprovadamente o primeiro núcleo habitacional de Alagoas.
Quem foi o primeiro ouvidor da comarca de Alagoas?
José da Cunha Soares
No início da segunda década do século XVIII, foi criada a Comarca de Alagoas, sob a jurisdição da Capitania de Pernambuco, e nomeado o primeiro Ouvidor Geral: José da Cunha Soares.