Qual o objetivo da criação do Estatuto do Idoso?


Jennifer Padilla26Aug2025

O Estatuto do Idoso entrou em vigor em 2004, por meio da Lei 10.741/2003, com o objetivo de ampliar a proteção e as garantias aos idosos. Com o passar dos anos, algumas atualizações foram feitas na lei, sobretudo com a criação da prioridade especial para maiores de 80 anos de idade.





Quais os dois objetivos principais do Estatuto do Idoso?

O Estatuto do Idoso tem como objetivo promover a inclusão social e garantir os direitos desses cidadãos uma vez que essa parcela da população brasileira se encontra desprotegida, apesar de as estatísticas indicarem a importância de políticas públicas devido ao grande número de pessoas com mais de 60 anos no Brasil.

Qual o objetivo da criação do Estatuto do Idoso e quais direitos ficam garantidos para eles?

Instituído pela Lei 10.741 em outubro de 2003, o Estatuto do Idoso visa a garantia dos direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos (art. 1.º). Para tanto, aborda questões familiares, de saúde, discriminação e violência contra o idoso. E resguarda-as, desse modo.



Qual a finalidade do Estatuto do Idoso para o cuidador?

É obrigação do Estado, garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade.

Quais são os principais pontos do Estatuto do Idoso?

Em primeiro lugar, o Estatuto do Idoso foi instituído para regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Conclui-se, dessa maneira, que é idosa a pessoa com 60 anos de idade ou mais….Direito à:

  • Vida;
  • Liberdade;
  • Respeito;
  • Dignidade;
  • Alimentação.
  • Saúde;
  • Educação;
  • Cultura;


Quais são as principais características de um estatuto qual é sua finalidade?

Estatuto é um conjunto de normas jurídicas cuja característica comum é estabelecer regras de organização e funcionamento de uma sociedade, instituição, órgão, estabelecimento, empresa pública ou privada. Conjunto de normas que disciplinam as relações jurídicas que possam incidir sobre as pessoas ou coisas.

Quais são os direitos dos idosos?

· Poder público deve garantir ao idoso condições de vida apropriada; · A família, a sociedade e o poder público, devem garantir ao idoso acesso aos bens culturais, participação e integração na comunidade; ·Idoso tem direito de viver preferencialmente junto a família; · Idoso deve ter liberdade e autonomia.





Como ajudar os idosos a ter seus direitos garantidos?

Nenhum cuidado ou conforto material substitui o carinho da família….E lembre-se: se você ou alguém que você conhece teve seus direitos de idoso desrespeitados, disque 100 em qualquer parte do Brasil e denuncie.

  1. Ser atendido primeiro. …
  2. Receber cuidados médicos. …
  3. Ter prioridade na Justiça. …
  4. Ser respeitado. …
  5. Ser tratado com afeto.

19 de mar. de 2015

Quais são os direitos fundamentais da pessoa idosa?

Diretos Fundamentais

  1. Vida. …
  2. Liberdade, Respeito e Dignidade. …
  3. Alimentos: …
  4. Educação, Cultura, Esporte e Lazer: …
  5. Profissionalização e Trabalho: …
  6. Previdência Social: …
  7. Assistência Social: …
  8. Habitação:


Qual é a definição de estatuto?

ESTATUTO: estatuto é um regulamento, que determina ou estabelece a norma. Lei orgânica ou regulamento especial de um Estado, associação, confraria, companhia, irmandade ou qualquer corpo coletivo em geral.

Qual é a importância do estatuto?

No Estatuto, é possível regulamentar o relacionamento, tanto interno como externo, da entidade. Pode-se tanto estipular como será a sua relação com terceiros como determinar as bases que vão reger os seus próprios integrantes.





Quais são os direitos do idoso a partir de 60 anos?

6 direitos e gratuidades para pessoas com 60 anos ou mais

  1. Gratuidade no transporte público e interestadual. …
  2. Isenção no IPTU. …
  3. Limite de reajuste em planos de saúde. …
  4. Meia entrada em atividades esportivas, artísticas e culturais. …
  5. Prioridade em processos judiciais. …
  6. Prioridade em programas habitacionais.

4 de jan. de 2022

Qual a idade que a pessoa não responde mais por ela?

Caso o projeto seja aprovado pela Câmara, o Estatuto do Idoso passará a regular os direitos das pessoas com idade igual ou superior a 65 anos. A elas será assegurada, por exemplo, prioridade na tramitação dos processos e procedimentos e na execução dos atos e diligências judiciais em que figure como parte.



O que é possível fazer para que os direitos dos idosos sejam cumpridos?

Casos em que o idoso necessite de proteção, ou seus direitos não estejam sendo cumpridos, as reclamações deverão ser comunicadas a qualquer dos seguintes órgãos: autoridade policial, ministério público, conselho estadual do idoso ou conselho nacional do idoso.











Subscribr Now

Get All New Job Notification