Qual filosofia se destaca a partir da Idade moderna?
Podemos elencar como duas grandes correntes epistemológicas da modernidade o racionalismo e o empirismo, além de destacar, como figura principal da teoria política moderna, o contratualismo, que influenciou fortemente o pensamento iluminista e teorias políticas posteriores, como o socialismo e o liberalismo.
O que foi a filosofia na Idade moderna?
A Filosofia Moderna é uma corrente ideológica que surgiu no século XV e prevaleceu até o século XVIII, marcando uma mudança de pensamento medieval – que até então era voltado à fé cristã – para a reflexão em torno do conhecimento humano e valorização da razão.
Qual as principais características da filosofia moderna?
A Filosofia Moderna caracteriza-se, principalmente, por uma guinada ao Humanismo, iniciada no Renascentismo, e pela valorização incondicional à razão trazida à luz pelo ceticismo e pela descoberta de que o ser humano independe de instâncias racionais metafísicas, como Deus, para descobrir o seu intelecto.
Qual filósofo corresponde a filosofia moderna?
São também importantes nomes da filosofia moderna: Thomas Hobbes, John Locke, David Hume, Montesquieu, Voltaire, Diderot, Rousseau, Adam Smith e Immanuel Kant, Isaac Newton e Pascal.
Como era a filosofia na Idade Média?
A filosofia medieval buscou conciliar duas áreas, até então, distintas: a razão científica e a fé cristã. A filosofia medieval abordava essencialmente os problemas relacionados com a crença e a influência de Deus para a realidade. Além do desenvolvimento natural de áreas como a lógica e ética.
Quem é o verdadeiro pai da filosofia?
Tales de Mileto
Tales de Mileto, pai da Filosofia.
Qual é a importância do contexto da filosofia moderna?
A filosofia moderna contribuiu em muito na construção dos modelos morais que hoje estão presentes na sociedade, sem essa profunda reflexão acerca dos direitos e deveres do indivíduo na sociedade certamente teríamos um modelo social desequilibrado e injusto com populações vulneráveis ou minorias.
Onde a filosofia moderna deu seus primeiros passos?
A filosofia moderna deu seus primeiros passos na Europa do século XV. No entanto, a mesma ganhou força com Descartes no século XVII e chegou ao fim com o trabalho de Ludwig Wittgenstein no século XVIII. Essa filosofia serviu como transição do pensamento medieval construído em cima da fé cristã para o Século das Luzes.
Quais são as principais características da filosofia moderna e em quais pontos são contrários à filosofia medieval?
O racionalismo tinha como base a razão e o empirismo, por sua vez, se baseava na experiência. Devemos destacar que ao contrário das teorias dos pensadores das correntes filosóficas medievais, que se baseavam nas relações entre o homem e Deus, a filosofia moderna tem como objeto de estudo o próprio ser humano.
Quais são as principais características da filosofia?
A Filosofia é uma forma do pensamento se desdobrar sobre si mesmo. De maneira conceitual e abstrata, a Filosofia preza, muitas vezes, por um rigor metodológico parecido com o rigor científico. Outras vezes, utiliza-se de novas perspectivas próprias de cada pensador e de cada trabalho filosófico desenvolvido.
Como surgiu a filosofia na Idade Média?
A Filosofia medieval abrange o período que vai do século VIII ao século XIV. Durantes esses anos, houve diversos pensadores árabes, europeus e judeus. Uma das características deste período era o domínio da Igreja Romana sobre a Europa, organizando Cruzadas à Terra Santa, sagrando e coroando reis.
Qual era a importância da filosofia durante o período medieval?
De forma geral, a filosofia medieval se preocupava em compreender o papel da humanidade, em relação a sua divindade, bem como entender seus propósitos. Isso já nos fornece uma boa ideia de quais eram os grandes temas da filosofia medieval, mas houve diferentes correntes de pensamento.
Quem é o fundador da filosofia?
Pitágoras
A filosofia nasceu na Grécia antiga, no início do século VI a.C. Tales de Mileto é reconhecido como o primeiro filósofo, apesar disso, foi outro filósofo, Pitágoras, que cunhou o termo “filosofia“, uma junção das palavras “philos” (amor) e “sophia” (conhecimento), que significa “amor ao conhecimento”.
Quem deu o nome à filosofia?
Pitágoras de Samos
A palavra Filosofia é composta de duas outras palavras de origem grega: Filos, que significa amor, amizade, e Sofia, que traduzimos como sabedoria ou conhecimento. É a Pitágoras de Samos (571 a.C. – 496 a.C.) que se atribui a invenção da palavra.