Qual é o papel da eritropoetina?
Eritropoetina (EPO) Hormônio glicoproteico que regula a eritropoese. Possui sensibilidade à concentração de oxigênio no organismo ela atua estimulando as células mielóides para a produção de eritrócitos, auxiliando a maturação das células, síntese da hemoglobina e aumento da taxa de reticulócitos no sangue.
O que é eritropoetina e qual a função dela no organismo humano?
Eritropoetina ou EPO é uma hormona de glicoproteína que controla a eritropoiese, ou a produção de células vermelhas do sangue. É uma citocina (molécula de sinalização de proteína) para eritrócitos (glóbulos vermelhos) precursores da medula óssea.
O que é Eritrocitoses?
A eritrocitose secundária é um aumento da massa de glóbulos vermelhos causada por um estímulo à produção dessas células, podendo ocorrer por um processo de hipoxemia crônica.
O que é eritropoietina sua função é mecanismo de ação?
A eritropoietina (EPO) é um hormônio glicoproteico que regula a eri- tropoiese, atuando sobre as células progenitoras eritroides na medula óssea. É produzido nos adultos principalmente no córtex renal. O Ministério da Saúde, em 2005, passou a fornecer produtos biológicos, dentre eles a rhEPO.
Qual a importância do hormônio eritropoetina e como ela atua na eritropoese?
A EPO ou eritropoietina é um hormônio glicoproteico secretado pelos rins, que estimula a medula óssea a elevar a produção de células vermelhas do sangue. O uso desse hormônio consiste no tratamento terapêutico da anemia em pacientes com problemas renais. Palavras-chave: EPO. …
Onde a eritropoietina é produzida?
Cerca de 90% da EPO é produzida pelos rins e o restante formado em sua maior parte no fígado e secretada principalmente por células intersticiais semelhantes a fibroblastos, em torno dos túbulos do córtex e medula exterior (PARDOS et al., 1999; OZAWA et al., 2002; GUYTON & HALL, 2011).
Quais os riscos a eritropoetina pode causar a quem utiliza essa substância?
Em poucas quantidades no corpo, esta substância desregula a produção dos glóbulos brancos, criando uma série de problemas, como a anemia e a leucemia, doenças graves que atingem a saúde do sangue e atrapalham o funcionamento do organismo como um todo.
O que é eritropoetina nos rins?
A eritropoietina é um hormônio produzido principalmente pelos rins, está relacionado à hematopoiese eritóide e auxilia a homeostasia do organismo. Pacientes com Doença Renal Crônica (DRC) desenvolvem anemia, a qual está associada com aumento de mortalidade e piora da qualidade de vida 1/3 dessa população.
Quando o hematócrito está alto pode ser o quê?
Devido ao aumento no número de hemácias, o sangue fica mais viscoso, o que faz com que o sangue circule com mais dificuldade pelos vasos, podendo causar alguns sintomas, como dor de cabeça, tonturas e até mesmo infarto.
Quais os sintomas da Eritrocitose?
Sintomas de eritrocitose
- Fraqueza.
- Cansaço.
- Dor de cabeça.
- Tonturas.
- Falta de ar.
Qual o principal mecanismo de estímulo à produção de eritropoietina?
A hipóxia (deficiente oxigenação sanguínea) é o estímulo principal para a sua produção.
Quais células respondem a ação da eritropoetina?
A produção de glóbulos vermelhos (eritropoiese) acontece na medula óssea sob o controle do hormônio eritropoetina (EPO). As células justaglomerulares renais produzem eritropoietina em resposta ao decréscimo do fornecimento de oxigênio (como na anemia e hipóxia) ou aumento dos níveis de androgênios.
Como ocorre o processo de eritropoiese?
Regulação da eritropoiese A eritropoietina é produzida no rim e no fígado em resposta a baixos níveis de oxigênio, e ela se liga aos eritrócitos circulantes. Baixo número de eritrócitos circulantes leva a um nível relativamente alto de eritropoietina não ligada, o que estimula a produção das células na medula óssea.
Quais os principais fatores para que ocorra a eritropoiese?
Fatores Nutricionais envolvidos na Eritropoiese Estes são: ferro, cobalto, Vitamina B12, ácido fólico, vitamina B6 e tiamina. A vitamina B12 e o ácido fólico são responsáveis por estimular a proliferação celular, incluindo a síntese de DNA.