Qual é o melhor prednisona ou prednisolona?


Catrina Thrash01Jul2025

Ambos os fármacos têm as mesmas indicações e posologias. Mas, alguns pacientes com disfunção hepática podem ter mais vantagens com a prednisolona, já que não requer biotransformação hepática. Porém, como os medicamentos não são bioequivalentes e intercambiáveis, é necessária a prescrição médica para a mudança.





Qual é a diferença entre prednisona e prednisolona?

Resposta: Prednisona é corticosteroide farmacologicamente inerte que requer biotransformação hepática para produzir prednisolona, sua forma terapeuticamente ativa;(Klasco, 2012) dessa forma, administrando-se um ou outro fármaco, a ação farmacológica será exercida pela prednisolona.

Para que serve prednisona e prednisolona?

A prednisolona é um anti-inflamatório esteroide, indicado para o tratamento de problemas como reumatismo, alterações hormonais, colagenoses, infecções, alergias e problemas na pele e nos olhos, além de também poder ser usado no tratamento do câncer.



Qual remédio substitui o prednisona?

Medicamentos Similares do Prednisona

  • Predcort 5mg, caixa com 20 comprimidos. …
  • Predcort 20mg, caixa com 20 comprimidos. …
  • Predinis 20mg, caixa com 10 comprimidos. …
  • Flamape 20mg, caixa com 20 comprimidos. …
  • Flamape 20mg, caixa com 10 comprimidos. …
  • Prednisona – LFM 20mg, caixa com 500 comprimidos (embalagem hospitalar)

Para que serve prednisolona 20 mg?

A prednisona é utilizada no tratamento de diversos problemas: alergias, distúrbios endócrinos e osteomusculares e doenças dermatológicas, reumatológicas, oftalmológicas e respiratórias, entre outras.



Quais são os efeitos colaterais de prednisolona?

Distensão abdominal; diarreia ou constipação; náuseas; vômitos; perda do apetite (que pode resultar em perda de peso), irritação do estômago. Hidroeletrolíticas: Retenção de sódio; retenção de líquido; insuficiência cardíaca congestiva em pacientes suscetíveis; alcalose hipocalêmica e aumento da pressão arterial.

Qual o genérico do prednisolona?

A Prednisona 20mg Genérico Medley 30 Comprimidos é um medicamento que auxilia em diversos problemas de saúde….Especificações.

Bula266531—prednisona-20mg-generico-medley-30-comprimidos.pdf
Princípio AtivoCom Prednisona
Forma de AdministraçãoVia Oral




Para que serve prednisolona serve para tosse?

Vamos entender uma coisa de uma vez por todas: PREDNISOLONA NÃO É XAROPE PARA TOSSE! Essa medicação é um corticoide, potente anti-inflamatório e antialérgico. Usamos em alguns casos em que também ocorre a tosse, como a asma e a laringite, mas nos resfriados não ajuda!

Quando devo tomar prednisona?

COMO TOMAR Prednisona? É aconselhada a ingestão de um comprimido diariamente, pela manhã, com a ajuda de um copo d’gua para facilitar.



Qual a diferença do Dexametasona para o prednisona?

Qual a diferença entre prednisona e dexametasona? Ambos são corticosteróides, mas têm mecanismo de ação diferentes, formas de apresentação diferentes (comprimido ou frasco-ampola, por exemplo), além de tempo para início de ação e duração diferentes também. Essas são apenas alguns dados de diferenciação.

Como tomar prednisona de 20 mg?

COMO TOMAR Prednisona? É aconselhada a ingestão de um comprimido diariamente, pela manhã, com a ajuda de um copo d’gua para facilitar.





Quanto tempo dura os efeitos colaterais do prednisona?

A ação do corticóide no organismo depende do tempo e da dose utilizada. Uma dose menor que 0,5mg/kg por menos de 9 dias tem basicamente efeito anti-inflamatório que pode durar até 48 horas.

Quais os riscos de tomar prednisona?

Pessoas que tomam pelo menos 20mg/dia de prednisona têm maior risco de desenvolver infecções, já que o tratamento com estes medicamentos deixa o sistema imunológico mais enfraquecido, tornando o organismo mais suscetível a infecções por fungos, bactérias, vírus ou parasitas, podendo gerar infecções graves.



Para que serve o Predsim?

Predsim® é indicado como agente anti-inflamatório e imunossupressor em patologias cujos mecanismos fisiopatológicos envolvam processos inflamatórios e/ou autoimunes; para o tratamento de condições endócrinas (glândulas); e em composição de esquemas terapêuticos em algumas neoplasias.











Subscribr Now

Get All New Job Notification