Qual é o conceito da Psicopedagogia?


Matthew Schulte16May2025

A Psicopedagogia é o campo no qual floresceu o conceito de sujeito autor. “A psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, e a numa ação profissional deve que englobar vários campos do conhecimento, integrando-os e sintetizando-os”.





Qual é o objetivo da Psicopedagogia?

[…] a Psicopedagogia Clínica tem como objetivo principal a investigação da etiologia e a intervenção nas dificuldades de aprendizagem em crianças, adolescentes e adultos, buscando a compreensão do processo de aprendizagem e suas fraturas, a partir do contexto desse e de todas as variáveis que intervêm neste processo.

O que é Psicopedagogia e qual seu objeto de estudo?

Para Kiguel, (1991, p. 24) “o objeto central de estudo da Psicopedagogia está se estruturando em torno do processo de aprendizagem humana: seus padrões evolutivos normais e patológicos – bem como a influência do meio (família, escola, sociedade) no seu desenvolvimento”.



Quais as bases da Psicopedagogia?

A Psicopedagogia tem como objeto de estudo a aprendizagem humana. Surgiu da demanda dos problemas de aprendizagem e se situou alem dos limites da Pedagogia e da Psicologia. Em ‘Bases da Psicopedagogia‘ a autora analisa o lugar do psicopedagogo, como profissional da saude e da educação.

Qual a importância da Psicopedagogia na aprendizagem?

O psicopedagogo pode avaliar o aluno com o intuito de identificar possíveis situações que interferem em seu desempenho escolar. Dessa forma, a atuação do profissional visa garantir o bom andamento das atividades, além de possuir uma importância significativa para a inclusão escolar.



Qual é o papel do psicopedagogo na escola?

A presença de psicopedagogo é de fundamental importância para as instituições escolares. Eles auxiliam os docentes no reconhecimento de fatores emocionais ou orgânicos que estejam interferindo no processo de aprendizagem dos educandos.

O que faz o psicopedagoga?

O psicopedagogo estuda os processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. Ele identifica as dificuldades e os transtornos que interferem na assimilação do conteúdo, fazendo uso de conhecimentos da psicologia e da antropologia para analisar o comportamento do aluno.





Qual é o campo de estudo da Psicopedagogia?

A Psicopedagogia é uma área que estuda a relação entre aprendizagem e a mente humana. O profissional trabalha tentando entender dificuldades e melhorar os processos de assimilação de conhecimento. Pode atuar tanto com a educação formal, em escolas, quanto com aquisição de novas práticas no mercado de trabalho.

Como o psicopedagogo pode ajudar na dificuldade de aprendizagem?

Ao psicopedagogo cabe avaliar o aluno e identificar os problemas de aprendizagem, buscando conhecê-lo em seus potenciais construtivos e em suas dificuldades, encaminhando-o, por meio de um relatório, quando necessário, para outros profissionais – psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista, etc.



Qual a importância do psicopedagogo no atendimento das dificuldades de aprendizagens?

A atuação do Psicopedagogo na escola torna-se um importante papel para um trabalho de intervenção nas dificuldades de aprendizagem, essa mediação nas instituições escolares tem como foco o trabalho de assessoria e prevenção, isto é, tem por objetivo analisar aspectos desde à construção do conhecimento até as …

Qual a importância do psicopedagogo na instituição escolar?

Nesse sentido, a Psicopedagogia Institucional, em colaboração com a Gestão Educacional, possibilita que sejam elaborados projetos que favoreçam o processo de ensino e de aprendizagem de forma que compreenda as diferenças existentes e as necessidades de seus alunos.





O que o psicopedagogo pode fazer para ajudar o professor com os alunos?

O psicopedagogo é um profissional especialista em aprendizagem, que atua potencializando-a ou auxiliando na correção das dificuldades que podem acontecer no processo. Quando está numa instituição escolar, por exemplo, seu trabalho é preventivo, voltado para a assistência aos professores e às famílias.

Quando se deve procurar um psicopedagogo?

Os fatores emocionais quase sempre estão ligados aos cognitivos.

  • dificuldade para pronunciar palavras;
  • lentidão para adquirir vocabulário;
  • desinteresse;
  • dificuldade para seguir uma rotina e compreender instruções;
  • hiperatividade;
  • inversão de letras, sílabas ou palavras;
  • caligrafia ilegível;
  • lapsos de memória;


Em que uma psicopedagoga pode trabalhar?

Pela lei, a profissão poderá ser exercida por graduados em psicopedagogia e também por quem tem diploma em Psicologia, Pedagogia ou uma licenciatura, que tenha feito curso de especialização em Psicopedagogia, com duração mínima de 600 horas e 80% da carga horária dedicada a essa área.











Subscribr Now

Get All New Job Notification