Qual a função da clorexidina?


Sam Webster14May2025

a Clorexidina liga-se à parede bacteriana, sendo bacteriostática em baixas concentrações e bactericida em concentrações altas. Atua contra microorganismos Gram positivos e Gram negativos; anaeróbicos facultativos, aeróbicos e leveduras.





Quando indicar clorexidina?

Para pacientes com gengivite e periodontite severa, o uso da clorexidina também é indicada. Durante um tempo, alguns dentistas não indicavam com a conversa da flora bacteriana ser alterada (as bactérias boas também serem mortas).

Onde posso usar clorexidina?

A clorexidina pode ser utilizada nas seguintes situações:

  • Limpeza da pele do recém-nascido e do cordão umbilical, para evitar infecções;
  • Lavagem vaginal materna em obstetrícia;
  • Desinfecção das mãos e preparo da pele para cirurgia ou procedimentos médicos invasivos;
  • Limpeza e desinfecção de feridas e queimaduras;


Pode usar clorexidina em feridas?

Não se deve usar clorexidina em feridas. A composição é agressiva ao leito da ferida! Para limpeza das feridas utilizamos apenas soro fisiológico e com cuidado para que o jato não seja feito com muita força e possa lesar os possíveis tecidos de granulação em formação.

Como a clorexidina age na bactéria?

O seu mecanismo de ação anti-bacteriano é explicado pelo fato de a molécula catiônica da clorexidina ser rapidamente atraída pela carga negativa da superfície bacteriana, sendo adsorvida à membrana celular por interações eletrostáticas, provavelmente por ligações hidrofóbicas ou por pontes de hidrogênio, sendo essa …



Para que serve clorexidina na odontologia?

Um enxaguante bucal com gluconato de clorexidina é um enxaguatório com antimicrobiano frequentemente usado para tratar estágios iniciais de afecções na gengiva. Digluconato de clorexidina a 0,12% é o nome genérico para um enxaguante bucal que possui capacidade de reduzir a quantidade de bactérias em sua boca.

Para que serve a clorexidina para cachorro?

DUG’S SHAMPOO DE CLOREXIDINA é indicado como antisseborreico, antisséptico e antiquedas auxiliando na saúde da pele e do pelo de cães e gatos. Este princípio ativo é de grande utilização na Medicina Veterinária no controle da proliferação de bactérias e fungos que acometem os animais.





Quando usar clorexidina bucal?

Quanto ao seu uso extra oral, a Clorexidina é indicada para antissepsia da face do paciente antes de iniciar procedimentos cirúrgicos e de harmonização orofacial. Neste caso a concentração indicada deve ser 2%.

Pode lavar a boca com clorexidina?

Usar o enxaguante bucal com digluconato de clorexidina conforme o indicado reduz a quantidade de bactérias nocivas e a quantidade de placa bacteriana em sua boca – dando ao seu tecido gengival a chance de cicatrizar e voltar ao estado normal e saudável.



Como usar clorexidina em ferimentos?

Pressione 2 a 3 vezes, ou conforme a extensão do ferimento. Aplicar o produto de 3 a 4 vezes ao dia. Se necessário, pode-se cobrir a área afetada com gaze ou outros curativos. Digliconato de Clorexidina deve ser utilizado para assepsia do ferimento até a cicatrização das feridas.

Pode passar antisséptico em ferida aberta?

O primeiro passo é limpar bem a ferida com água. Pode aplicar um anti-séptico para evitar infecções. Não utilize álcool nem água oxigenada. Os arranhões, cortes, lacerações (rasgos de tecidos) e perfurações são feridas comuns e as mais fáceis de cuidar em casa.





Qual é a principal característica da clorexidina?

A clorexidina possui um amplo espectro de atividade antimicrobiana, tanto em bactérias aeróbias e anaeróbias, e ainda em gram-positivas e gram-negativas, com ação bactericida ou bacteriostática dependendo da concentra- ção usada9.

Quais os benefícios do clorexidina?

O digliconato de clorexidina é um antisséptico químico, antifúngico e um bactericida capaz de eliminar tanto bactérias gram-positivas quanto bactérias gram-negativas. Entretanto mostra-se menos eficaz com os microrganismos gram-negativos. Também é um bacteriostático, impedindo a proliferação de bactérias.



Como usar clorexidina na gengiva?

No caso de géis com clorexidina, devem ser aplicados nas gengivas utilizando um macio Escova dental ou um cotonete, sempre após as refeições, evitando alimentos e bebidas durante pelo menos 30 minutos depois.











Subscribr Now

Get All New Job Notification