Qual a fórmula para calcular o calor específico?
Para calcular o calor específico das substâncias utiliza-se a seguinte fórmula:
- c = Q/m. …
- c: calor específico (cal/g.°C ou J/Kg.K) …
- C = Q/ΔT.
- C: capacidade térmica (cal/°C ou J/K) …
- c = C/m.
- C: capacidade térmica (cal/°C ou J/K) …
- Calor Latente (L): corresponde a quantidade de calor recebida ou cedida por um corpo. …
- Q = m .
Como calcular Q MC ∆ t?
Essa equação define a quantidade de calor (Q) que um corpo de massa (m) e calor específico (c) absorve ou libera para variar sua temperatura em certo valor (ΔT). Para calcular a quantidade de calor, basta isolar Q na equação acima, obtendo a expressão: Q = m.c.ΔT.
O que é o calor específico?
O calor específico consiste na quantidade de calor que é necessário fornecer à unidade de massa de uma substância para elevar a sua temperatura de um grau e expressa-se em calorias por grama e por grau. Para o caso da água, o calor específico foi convencionado ser de 1 cal/kg.
Qual a fórmula de trabalho?
Fórmula do trabalho Para o calcular o trabalho de uma força devemos utilizar a fórmula T = F x d, em que: T – trabalho dado em joules; F – força dada em newtons; d – deslocamento do corpo dado em metros.
Qual a unidade de calor específico?
Sua unidade de medida no Sistema Internacional de Unidades (S.I) é o J / K, sendo que a mais usada é a cal / oC. Chamamos de Calor específico de uma substância ( c ) a razão entre a quantidade de calor que a substância troca e o produto entre a sua massa e a variação de temperatura sofrida.
Como usar a fórmula Q MC t?
Essa equação define a quantidade de calor (Q) que um corpo de massa (m) e calor específico (c) absorve ou libera para variar sua temperatura em certo valor (ΔT). Para calcular a quantidade de calor, basta isolar Q na equação acima, obtendo a expressão: Q = m.c.ΔT.
Como se calcula a variação de temperatura?
Dizemos que a variação de temperatura sofrida pelo corpo foi de 50°C, e isso pode ser determinado matematicamente por meio da diferença entre o valor final e o valor inicial de temperatura (60 – 10 = 50).
O que significa calor específico alto?
Quanto maior é o calor específico de uma substância maior será a quantidade de energia necessária para que sua temperatura varie. … Portanto, uma substância ter um calor específico mais alto significa que ela precisará de mais energia para que ocorra variação de sua temperatura.
O que é capacidade térmica e calor específico?
Capacidade Térmica e Calor Específico Em outras palavras, a capacidade térmica (C) é uma grandeza física característica de corpo, ou seja, ela intervém na sua massa. Já o calor específico (c) é uma grandeza física característica de substância.
Como fazer cálculo de trabalho?
Para fazer o cálculo é preciso dividir o valor do salário por 30 (conforme artigo 64 da CLT). Como o empregado trabalhou até o dia 17, será feito o seguinte cálculo: Salário por dia: 1.200 ÷ 30 = 40; Saldo de salário: 40 x 17 = 680.
Qual a fórmula do trabalho útil?
Para poder realizar o trabalho útil (externo), a máquina deve receber uma potência total (Pt), que deve valer: Pt = Pd + Pu. Portanto, da potência total fornecida à máquina só uma porcentagem, potência útil é aproveitada, pois parte dela é perdida (potência dissipada).
Qual a unidade de medida de Joule?
A unidade Joule (J) é definida como newton vezes metro (N.m) ou watt vezes segundo (W.s).
Qual a unidade de medida do calor latente?
Joule
O calor latente mede a quantidade de calor, por unidade de massa, necessária para que ocorra alguma mudança de estado físico do corpo, por isso, a sua unidade de medida, de acordo com o Sistema Internacional (SI), é o Joule por quilograma (J/kg).
Qual a fórmula para calcular a quantidade de calor sensível?
A fórmula do cálculo do calor sensível é a seguinte: Q = m . c . Δθ. Onde, “Q” = quantidade de calor sensível (cal ou J), “m” = a massa do corpo (g ou Kg), “c” = calor específico de uma substância (cal/g°C ou J/Kg.