Como fazer a instalação do Ubuntu?


Chet Quade13Jul2025

Instalar Ubuntu? Guia Rápido Em 8 Etapas Para Deixar Sua Distribuição Linux Rodando

  1. #1. Prepare o disco rígido para instalar o Ubuntu. …
  2. #2. Faça o download do Ubuntu. …
  3. #3. Crie um pendrive bootável. …
  4. #4. Teste o sistema operacional. …
  5. #5. Inicie a instalação do Ubuntu. …
  6. #6. Faça as configurações iniciais de instalação. …
  7. #7. …
  8. #8.




Como corrigir instalação do Ubuntu?

sudo su -c "apt-get -f install" . Esse comando tenta corrigir dependências falhas do sistema. Reinicie o Ubuntu. Após executar os comandos no "Terminal", reinicie o Ubuntu e verifique se o problema está resolvido.

Como instalar Ubuntu no Terminal?

Basta seguir os passos:

  1. Baixar o Ubuntu 20.04LTS na Microsoft Store.
  2. Na pesquisa do Windows 10, digitar ‘Ativar ou desativar Recursos do Windows’. Clicar nesta opção.
  3. Na janela que abrir, selecione a opção ‘Subsistema do Windows para Linux’.
  4. Reiniciar o computador, abrir o Ubuntu e finalizar a instalação.


Como instalar Ubuntu 20.04 partições?

Além da partição do sistema (/) também é recomendável criar uma partição separada para a /home. Para criar partições clique no botão “+”. De um modo geral algo em torno dos 60 a 80 GB para a partição / está de bom tamanho, e o restante pode ser alocado para a /home. Não é necessário criar uma partição para o swap.

Quais partições criar para instalar Ubuntu?

Mas sabemos que o procedimento mais correto para a instalação do Ubuntu, é justamente a criação de três partições: a /swap, a / e a /home, que é uma partição reservada para backups (documentos e configurações pessoais dos usuários, é equivalente ao D: do Windows).



Qual o tamanho da partição para instalar o Ubuntu?

Quanto à partição do Ubuntu, normalmente denominada, partição da “Raiz” (que também é comum denominá-la por uma barra apenas “/”), esta deverá ter o tamanho suficiente para poder instalar o Ubuntu e os programas que você quiser. No mínimo, na nossa opinião, deverá ter 5GB.

Como particionar o disco para instalar o Ubuntu?

Recomendações. Antes de partirmos para a instalação do Ubuntu, sugiro que faça o particionamento prévio do seu HD. Crie uma partição no formato ext4 de 30~50 GB para a partição raiz (/) e uma partição SWAP (2-4 GB). Fica a seu critério a criação de uma partição para /home ou arquivo/backup.





Quantas partições devo criar para instalar o Linux?

3 partições Windows: boot, sistema e arquivos, 3 partições Linux: sistema, swap e home, 1 partição de restauração.

Quais partições eu preciso para instalar o Linux?

Enquanto no Windows estamos acostumados a formatar as partições como NTFS, o Ubuntu e outras distros Linux em geral utilizam o sistema de arquivos Ext4.



Quais são as partições do Linux?

No Linux, uma partição pode ser montada em um dos vários pontos de montagem tradicionais. Em um sistema Linux, os pontos de montagem mais usados são /, /boot, /home e swap. ‘/’ é o equivalente Linux da unidade Windows :C .

Como criar partições para instalar Linux?

Ao instalar o Linux Mint:

  1. Atribua o ponto de montagem / à partição dedicada ao sistema operacional e informe ao instalador para formatá-la.
  2. Atribua o ponto de montagem /home à partição dedicada aos dados do usuário, e se ela já tiver dados do usuário, certifique-se de informar ao instalador para não formatá-la.




Qual é a partição do Linux?

As partições nos permitem usar mais de um sistema operacional no mesmo computador (como o GNU/Linux , Windows e DOS ), ou dividir o disco rígido em uma ou mais partes para ser usado por um único sistema operacional ou até mesmo por diferentes arquiteturas (32 e 64 bits).

Como funciona o particionamento no Linux?

Uma partição Native (ou Data) representa o espaço em disco dedicado à instalação da sua distribuição do Linux ou armazenamento de dados, simplesmente. Quando formatada, a unidade do tipo Native recebe um sistema de arquivos escolhido pelo próprio usuário — explicarei mais adiante.



Como formatar o HD para instalar o Linux?

Formatando com o Gparted O Gparted é uma ferramenta básica onde se pode formatar partições, possuindo formatação para vários tipos de sistemas de arquivos. Para formatar um disco sem estar particionado, basta clicar com o botão direito do mouse e formatar para ext3 e pedir para aplicar todas as operações.

Como funciona o MBR?

No MBR, as informações necessárias para o computador encontrar o sistema operacional e carregá-lo ficam sempre salvas em uma única partição. Isso significa que, se alguma coisa der errado com o disco, os dados se corrompem e não há mais como reinicializar o computador.



O que é uma distribuição Linux cite pelo menos 5 Exemplos?

Existem distribuições com o suporte de companhias, como o Fedora Linux pela Red Hat, o openSUSE pela SUSE e o Ubuntu pela Canonical, e distribuições completamente suportadas por suas comunidades, como o Arch Linux, o Debian, o Gentoo, e o Slackware Linux.

Qual o tamanho mínimo do pendrive que deve ser utilizado para a instalação do sistema operacional?

8 GBRequisitos mínimos Por ser um método não muito convencional de usar o Windows, colocar o sistema em um pen drive requer algumas exigências. A mídia externa de armazenamento precisa ter pelo menos 8 GB de espaço e de preferência não deve ter nenhum arquivo salvo, uma vez que o pen drive será formatado.



Quais as providências devem se tomar para instalar o Linux e o Windows no mesmo disco?

Como selecionar o sistema operacional para boot É só selecionar o sistema operacional que deseja trabalhar e o mesmo inicializará normalmente. Quando for instalar o Windows e o Linux no mesmo computador, deverá ser instalado primeiro o Windows e depois o Linux, pois, neste caso, o Linux é que irá gerenciar o boot.

Como funciona o processo de inicialização do sistema operacional em discos com o padrão MBR?

No caso do Windows, o Master Boot Record (MBR) verifica qual partição do HD está ativa (configurada como Master) e inicializa o “setor um” dela — essa área tem um código com a simples missão de carregar o setor dois.



Para que serve o código de inicialização do sistema operacional?

Conhecido como "Post", sigla do inglês Power On Self Test, ela consiste no teste de hardware para comprovar o funcionamento de componentes como HD, placas e memória. Em seguida, o boot garante o carregamento dos arquivos exigidos pelo sistema operacional encontrado na máquina (Linux, macOS ou Windows).





Subscribr Now

Get All New Job Notification