Quando foi construído o Passeio Público do Rio de Janeiro?


Paulina Cota01Dec2025

1783
O Passeio Público é um parque localizado na Lapa, no centro da cidade. Foi inaugurado em 1783, de autoria de Mestre Valentim, sendo o primeiro parque público das Américas.





O que era o Passeio Público?

Passeio público é a parte da via pública, normalmente segregada e em nível diferente, destinada à circulação de qualquer pessoa, independente de idade, estatura, limitação de mobilidade ou percepção, com autonomia e segurança, bem como à implantação de mobiliário urbano, equipamentos de infra-estrutura, vegetação, …

Qual foi o primeiro espaço de lazer construído na cidade do Rio de Janeiro e qual o nome do artista que o projetou?

Localizado no Centro histórico do Rio de Janeiro, entre a Lapa e a Cinelândia, o Passeio Público do Rio de Janeiro é o primeiro parque ajardinado do Brasil, e foi concebido por um dos maiores artistas do período colonial brasileiro: Mestre Valentim da Fonseca e Silva.



Em qual ano foi inaugurado o Passeio Público?

1886
O Parque Passeio Público teve a sua criação homologada pelo Decreto n.º 252/1994. Criado por Alfredo D´Estragnolle Taunay, quando presidente da Província do Paraná, e inaugurado em 1886, o Passeio Público, o mais antigo parque de Curitiba, nasceu da drenagem de um terreno pantanoso.

Como se desenvolveu a história do Passeio Público?

Em 1864, foi iniciada a construção da mais antiga Praça de Fortaleza: o Passeio Público. Na época, o local era dividido em três planos destinados às classes rica, média e baixa. … Embora o seu nome oficial seja Praça dos Mártires, o local é conhecido pelos fortalezenses como Passeio Público.



Quais as características do Passeio Público em 1870?

O resultado foi um jardim ao estilo inglês, imitando um bosque natural. Nele, se destacam a construção de um grande lago sinuoso, estreito e de outro, menor, redondo, com um chafariz central.

De quem é o Passeio Público?

Passeio público: de quem é a responsabilidade? Compartilhe: O passeio público – calçada – faz parte da via pública e não do terreno que atrás dela se situa, portanto, sua construção e manutenção são obrigações do Poder Público Municipal.





Qual a diferença entre calçada e passeio?

PASSEIO é parte da calçada (mas pode ser parte da pista de rolamento desde que sinalizada por pintura ou elemento físico separador) destinada exclusivamente para a circulação de pedestres. Assim é possível dizer que a calçada está na via e o passeio está na calçada.

Quem foi o artista brasileiro que projetou o primeiro jardim público de lazer do Rio de Janeiro?

Construído entre 1779 e 1783, o Passeio Público localiza-se no centro histórico do Rio de Janeiro, entre a Lapa e a Cinelândia, e foi concebido pelo mineiro Valentim da Fonseca e Silva, mais conhecido como Mestre Valentim (c. 1745 – 1813), um dos maiores artistas do período colonial brasileiro.



Qual é a praça mais antiga de Fortaleza?

Praça dos Mártires
A Praça dos Mártires, também conhecido como Passeio Público, é a mais antiga praça da cidade de Fortaleza, Ceará. Além da bela vista para o mar, a praça possui como atrativos naturais diversas árvores centenárias, como o famoso baobá plantado por Senador Pompeu em 1910.

Porque a praça dos Mártires foi construída?

Ao longo dos anos, recebeu vários nomes, sendo chamado de Campo da Pólvora, Largo de Fortaleza, Largo do Paiol, Largo do Hospital da Caridade, Praça da Misericórdia e, a partir de 1879, Praça dos Mártires, por ter sido palco da execução pública de revolucionários da Confederação do Equador.





Quem é o dono da calçada?

No geral, o proprietário do imóvel, residencial ou comercial, é responsável pela reforma e conservação das calçadas. Ao Estado cabe a função de fiscalizar a conservação da via pública. Caso o pedestre sofra danos corporais causados por defeitos nas calçadas, a responsabilidade é do município.

Quem deve limpar a calçada?

10 da Lei Complementar nº 011A, que dispõe sobre o Código de Posturas, “os munícipes são responsáveis pela limpeza da calçada e sarjeta fronteiriças à sua residência, comércio ou indústria”.



O que é considerado calçada?

CALÇADA – parte da via, normalmente segregada e em nível diferente, não destinada à circulação de veículos, reservada ao trânsito de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano, sinalização, vegetação e outros fins.











Subscribr Now

Get All New Job Notification