Qual tipo de vinho combina com doces?


Teresa Bradford20May2025

Para receitas doces sutis e leves, opte por vinhos de sobremesa também delicados. Agora se o prato for robusto, à base de leite e ovos, por exemplo, aí o vinho precisa ser potente também. O vinho de sobremesa pode ser tinto, branco, rosé, espumante, frisante e fortificado.





Quais são os vinhos doces?

O que são os vinhos doces? Os vinhos “de sobremesa” são vinhos feitos com uvas que, naturalmente, já têm uma concentração de açúcar maior, como as uvas brancas Moscatel, Gewürztraminer, Riesling, Sémillon, Chardonnay e Furmint.

Como identificar um vinho de sobremesa?

No que se refere ao sabor, os vinhos de sobremesa têm doçura mais intensa e são mais concentrados que os suaves. Já na técnica. O primeiro é feito com o açúcar natural da própria fruta, enquanto no segundo adiciona-se açúcar exógeno ao final da vinificação.



Qual o princípio básico para harmonizar vinhos com sobremesas?

Na hora das sobremesas, o ideal é escolher vinhos mais doce do que o prato. Picância – a pimenta e os condimentos presente em alguns pratos vão reforçar o álcool do vinho. Escolha vinhos com teor alcoólico baixo (10,5% ou 11%) e com boa acidez, sejam eles tintos ou brancos.

Pode comer doce com vinho?

As regras básicas para uma boa harmonização E na relação entre o vinho e a sobremesa não é diferente. Se a sobremesa é do tipo pesada, o vinho deve ser mais forte, marcante e encorpado. Já para sobremesas mais refrescantes e leves, o vinho deve seguir na mesma linha.



Qual o tipo de vinho mais doce?

O mais famoso dos vinhos doces é o do Porto, que foi “descoberto” pelos comerciantes ingleses no século XVII. Segundo eles, quanto mais forte e doce o vinho, melhor o seu sabor seria, e mais dificilmente ele estragaria. O vinho de Sauternes tem origem na região de Bordeaux, na França, lugar de vinhos maravilhosos.

Qual marca de vinho é mais doce?

O mais famoso dos vinhos doces é o do Porto, que foi “descoberto” pelos comerciantes ingleses no século XVII. Segundo eles, quanto mais forte e doce o vinho, melhor o seu sabor seria, e mais dificilmente ele estragaria. O vinho de Sauternes tem origem na região de Bordeaux, na França, lugar de vinhos maravilhosos.





Como escolher um vinho mais doce?

O teor de açúcar de um vinho é importante tanto para o paladar quanto para sua harmonização. A classificação dos que apresentam menos doçura para os vinhos mais doces é: seco, semi-seco, suave e licoroso.

O que é um vinho de sobremesa?

O vinho doce ou vinho de sobremesa, é um vinho que tem alto teor de açúcar. Diferente dos vinhos secos, onde a fermentação dura até que praticamente todo o açúcar tenha sido transformado em álcool, os vinhos de sobremesa permanece com grau de doçura elevado.



Como o vinho fica doce?

Para a elaboração do verdadeiro vinho doce, também conhecido como vinho de sobremesa, não é adicionado açúcar ao vinho. A doçura pode ser devido ao fungo Botrytis Cinerea, na colheita tardia, onde a uva é colhida, geralmente, depois de um mês de maturação; ou então ser um vinho fortificado pelo seu alto grau alcoólico.

Como harmonizar o vinho?

Então, confira a seguir!

  1. Harmonize o vinho com o molho. …
  2. Equilibre o peso e o sabor da comida com do vinho. …
  3. Observe o teor de sal. …
  4. Combine pratos doces com vinhos doces. …
  5. Aposte na harmonização de vinhos por contraste. …
  6. Saiba utilizar a acidez a seu favor. …
  7. Saiba combinar vinhos com frutos-do-mar.




Como harmonizar vinhos e comidas?

Já as regras de harmonizar por semelhança são basicamente 4: comida aromática vai com vinho aromático; a persistência da comida também deve ir conjuntamente á persistência do vinho; comida doce sempre com vinho doce; e para terminar, quanto mais estruturada será a comida, tanto mais estrutura deverá ter o vinho.

Pode comer chocolate com vinho?

O vinho deve ter ao menos o mesmo patamar de doçura que o chocolate. Caso contrário, criará um sabor metalizado na boca. E isso vale para qualquer combinação de vinho com sobremesa. Já chocolates com maior concentração de cacau, os acima de 65% do grão, conseguem acompanhar vinho seco.



Qual o melhor vinho para comer com chocolate?

Enquanto o Pinot Noir e o Merlot vão cair melhor com chocolates de até 60% cacau, o vinho do Porto harmoniza melhor com chocolates menos amargos. Já o Cabernet Sauvignon vai ficar mais especial se harmonizado com um chocolate acima de 60%.











Subscribr Now

Get All New Job Notification