Qual é o significado de TEP?


Catrina Thrash13May2025

A embolia pulmonar, ou tromboembolismo pulmonar (TEP), é uma condição potencialmente grave que ocorre pela migração de um êmbolo ou coágulo para o pulmão.





O que é TEP em enfermagem?

O tromboembolismo pulmonar (TEP) é a complicação aguda mais temível da trombose venosa profunda, sendo a causa de morte evitável mais comum no paciente hospitalizado. A embolia pulmonar pode estar associada a 5 a 10% das mortes de pacientes hospitalizados.

Como é a dor da TEP?

Embolia pulmonar – sintomas Dor torácica (dor nas costas) – a dor pode ser semelhante a um enfarte (ataque cardíaco). As dores agravam quando se respira profundamente (pleuresia). A dor agrava com o esforço, mas não desaparece mesmo em repouso; Tosse – a tosse pode ser com expetoração hemoptoica (hemoptises).



Para que serve o exame de TEP?

OBJETIVO: Avaliar a ocorrência e a correlação de tromboembolismo pulmonar (TEP) e trombose venosa profunda (TVP) por meio de um protocolo único de angiotomografia computadorizada.

O que a embolia pode causar?

Embolia Pulmonar é uma doença que se dá pelo entupimento de uma ou mais artérias do pulmão. O problema é causado por um coágulo que bloqueia a passagem de sangue pela artéria. Geralmente, esse coágulo é formado em outras partes do corpo e acaba parando no pulmão.



Quem tem TEP?

Embolia ou Tromboembolismo Pulmonar (TEP) é a oclusão da artéria pulmonar ou um de seus ramos, geralmente ocorrendo quando um trombo venoso profundo (sangue coagulado de uma veia) se desloca de seu local de formação e viaja, ou emboliza, para o fornecimento sanguíneo arterial de um dos pulmões.

Quais os tipos de TEP?

Tromboembolismo pulmonar crônico: novidades no diagnóstico e tratamento

  1. Tipo 1: HAP primária. …
  2. Tipo 2: doenças do lado esquerdo do coração. …
  3. Tipo 3: doenças pulmonares – é o cor pulmonale, e inclui DPOC e doenças intersticiais.
  4. Tipo 4: embolia pulmonar (TEP) crônica.
  5. Tipo 5: diversas causas.




Quais cuidados com TEP?

Alguns Cuidados de Enfermagem com pacientes em TEP

  1. Manter oximetria de pulso e comunicar desaturação;
  2. Verificar FR e registrar. …
  3. Realizar ausculta pulmonar em busca de adventícios e ou campos pulmonares com MV ausentes;
  4. Manter em monitorização cardíaca: traçado eletrocardiográfico e FC.

Como identificar uma embolia pulmonar?

Os exames que podem auxiliar no diagnóstico são:

  1. Tomografia computadorizada de tórax. A Tomografia Computadorizada do Tórax com protocolo específico para pesquisa de tromboembolismo pulmonar é o exame de imagem mais rápido e eficiente.
  2. Angiotomografia de artérias pulmonares. …
  3. Dímero D. …
  4. Ecocardiograma.


Quando suspeitar de embolia pulmonar?

Os sintomas típicos da embolia pulmonar são a falta de ar e uma dor no peito que piora quando se respira profundamente. Outros sintomas são a tosse, tonturas, uma coloração azul na pele e perda de consciência. As pessoas com um coágulo de sangue na perna também podem ter vermelhidão e inchaço da perna.

O que significa TEP na tomografia?

I – Informações sobre o exame – Trata-se de exame de tomografia computadorizada para TEP (Trombo Embolismo pulmonar). II – Critérios de realização – Este exame é realizado somente com solicitação médica e pode ser feito com anestesia, se necessário.





O que é TEP na tomografia?

Tomografia computadorizada de emissão de fóton único/métodos. Tromboembolismo pulmonar (TEP) é uma entidade clinica comum que resulta em morbidade e mortalidade em um grande número de pacientes. Diagnóstico imediato e correto é importante por causa dos riscos de complicações do TEP e do tratamento com anticoagulantes.

Quando a embolia pulmonar pode matar?

Quando os coágulos são maiores, mais de uma artéria é afetada e pode se deslocar para as veias causando o seu entupimento, o que pode comprometer ou parar completamente a circulação da artéria pulmonar. A interrupção do percurso sanguíneo é gravíssima e pode levar à morte.



Como é feito o exame de embolia?

Exames para diagnosticar embolia pulmonar Nesse teste, é injetado material de contraste por via intravenosa. O material de contraste chega os pulmões e um aparelho de tomografia computadorizada gera imagens de sangue nas artérias para determinar se uma embolia pulmonar está bloqueando o fluxo sanguíneo.











Subscribr Now

Get All New Job Notification