Qual é o nome do satélite natural da Terra?


Schelley Haas07Jul2025

Lua
A Lua é o único satélite natural da Terra, enquanto outros planetas são cercados por diversos desses astros. Júpiter, por exemplo, possui 62 luas, enquanto Saturno tem 48 e Netuno conta com 38.





Qual o nome de um satélite?

As maiores são Ganímedes de Júpiter, Titã de Saturno, Calisto e Io de Júpiter, a Lua da Terra, Europa de Júpiter, Tritão de Netuno e Titânia de Urano. No total o nosso sistema solar possui mais de 200 satélites naturais.

Por que a Lua é chamada de satélite?

Quando falamos de satélites naturais, estamos nos referindo a um corpo que orbita outro no espaço, assim como acontece com a Lua, o nosso próprio satélite natural. No nosso caso, a Terra gira em torno do Sol, enquanto a Lua gira em torno da Terra (e, consequentemente, também acompanha a órbita ao redor do Sol).



Onde fica a Lua?

A Lua ocupa o lugar de único satélite natural que a Terra possui, os mesmos (Lua e Terra) estão situados a uma distância aproximada de 3 500 km. Em relação à sua massa, a Lua é superada pela Terra em 80 vezes, isso quer dizer que o nosso planeta é bem maior do que esse satélite.

Qual é o verdadeiro nome da Lua?

Luna
Na verdade, a nossa lua tem nome sim. O nome dela é Lua! A palavra vem do latim Luna, que na mitologia romana era o nome da deusa relacionada ao satélite que orbita o planeta Terra.



Para que serve a Lua?

O movimento orbital da Lua ao redor da Terra estabiliza o eixo de rotação do planeta, mantendo sua inclinação fixa em cerca de 23 graus em relação ao plano de sua órbita (essa inclinação é a responsável pela existência das estações do modo como as conhecemos).

Quais são os satélites?

  • Os satélites naturais são corpos celestes que possuem órbita atrelada a um planeta. …
  • Terra.
  • A Lua, satélite natural da Terra, é a principal responsável pela formação das mares e, desse modo, ela influencia a vida no planeta. …
  • Marte.
  • Os satélites naturais que orbitam Marte recebem os nomes de Phobos e Deimos. …
  • Júpiter.




Qual é o nome do satélite brasileiro?

Após um adiamento por questões técnicas de segurança, o nanossatélite brasileiro NanoSatC-Br2 foi lançado com sucesso na madrugada desta segunda-feira (22), a bordo do foguete russo Soyuz-2.

Porque a Lua é tão importante para a Terra?

Mas talvez o mais importante seja que não haveria marés. Ou, mais exatamente, haveria marés, mas seriam muito menores porque só existiriam as marés provocadas pelo Sol (marés solares) e desapareceriam as provocadas pela Lua, que são as mais importantes. Isso teria efeitos importantes.



Qual é o planeta que tem mais satélites?

As novas luas elevaram para 82 o total de satélites do planeta. Saturno agora tem mais luas do que Júpiter, que é maior e tem 79 satélites.

Porque é que a Lua não tem luz própria?

A Lua não tem luz própria. O brilho que vemos é a luz do Sol captada por este satélite natural da Terra que depois é refletida para o nosso planeta. Ora, como a Lua gira em torno da Terra, nem sempre a vemos com a mesma forma. … De vez em quando, Sol, Terra e Lua ficam alinhados, o que dá origem a um eclipse.





E a Lua que gira em torno da Terra?

O satélite está sempre rodando e faz dois movimentos: gira ao redor da Terra, acompanhando o movimento de translação ao redor do Sol (no chamado movimento de translação da Lua), e em torno de si (movimento de rotação).

Qual é o nome da deusa da Lua?

Selene
Selene, a deusa da lua, era filha dos Titãs Hipérios e Tea e irmã da deusa Eos e do deus Hélios. É conhecida por seus vários casos de amor onde se destaca o romance com o simples e mortal pastor Endymion com quem teve 50 filhos.



Como era a Lua antigamente?

A principal teoria de formação da Lua é de 1975 e considera que um corpo celeste do tamanho de Marte, chamado Theia, colidiu com a Terra há cerca de 4,5 bilhões de anos, quando nosso planeta ainda estava em formação e era uma grande bola pastosa e quente. Um pedaço do globo terrestre teria se soltado e formado a Lua.











Subscribr Now

Get All New Job Notification