Qual é a função do hormônio auxinas?
As auxinas são os fitormônios, ou hormônios vegetais, mais importantes das plantas. Além das plantas, esses hormônios podem ser encontrados também em fungos, bactérias e algas. Dentre as atividades fisiológicas das auxinas, podemos destacar como a principal a regulação do crescimento dos vegetais.
Quais as principais auxinas naturais?
- Cinco auxinas (endógenas) de ocorrência natural em plantas incluem os ácidos indolacético, cloroindolacético, fenilacético, indolbutírico e indolpropiônico. …
- Análogos de auxina sintética incluem ácido 1-naftalenacético, ácido 2,4-diclorofenoxiacético (2,4-D), e muitos outros.
Como é produzida a auxina?
Auxinas. … As auxinas são produzidas nas extremidades dos coleóptilos de gramíneas e nas pontas dos caules de diversas plantas. Como também nos meristemas de folhas jovens, de frutos e sementes. De modo geral, atuam no desenvolvimento das gemas laterais, tropismos e no desenvolvimento de frutos.
Como a auxina promove o crescimento?
Alongamento Celular: As auxinas atuam sobre a parede celular do vegetal, promovendo sua distensão e consequentemente, o alongamento celular. Essa função promove o crescimento das partes da planta. Dominância Apical: Corresponde ao crescimento da gema apical e inibição do desenvolvimento das gemas laterais.
Como agem as auxinas nas células vegetais?
As auxinas agem no crescimento do caule e da raiz promovendo o alongamento das células, não sua divisão. Entretanto, a sensibilidade das células à auxina varia de acordo com o tecido, e o caule é menos sensível que a raiz. Logo, a concentração ideal para o crescimento do caule poderá inibir o crescimento da raiz.
Qual o nome do fenômeno responsável pela Inibicao?
fototropismo
O fenômeno responsável pela inibição das gemas laterais é denominado: a) fototropismo e é controlado hormonalmente.
Quais são os tipos de auxina?
Mais tarde, na década de 1930, pesquisadores determinaram que a auxina era o ácido indolacético (AIA). Essa substância é a auxina em sua forma natural. As auxinas naturais, são apenas um dos hormônios que atuam nas plantas. Além delas, também existem as giberelinas, o ácido abscísico e as citocininas.
O que é auxina vegetal?
A auxina é um importante hormônio vegetal que atua regulando o crescimento e desenvolvimento da planta. É produzida em folhas jovens e primórdios foliares, sendo também encontrada em sementes, flores e frutos.
Onde é produzida a auxina?
As auxinas são hormônios vegetais produzidos pelas células meristemáticas, principalmente no ápice do caule. Destacamos como uma de suas funções o crescimento de caules e raízes.
Onde é produzido o hormônio auxina?
A auxina é um importante hormônio vegetal que atua regulando o crescimento e desenvolvimento da planta. É produzida em folhas jovens e primórdios foliares, sendo também encontrada em sementes, flores e frutos.
Como a auxina atua na raiz e no caule?
A aplicação de auxinas sobre a superfície do caule promove a formação de raízes adventícias, o que é útil na propagação vegetativa por meio de estacas. O nível de auxinas nos tecidos do ovário sobe sensivelmente por ocasião da fecundação, promovendo o desenvolvimento do fruto.
Qual o efeito de auxinas nos seguintes processos crescimento de caules e de raízes indução de raízes laterais dominância apical desenvolvimento de frutos?
As auxinas são fito hormônios produzidos ou sintetizados no ápice do caule. … Promover a formação de raízes laterais em superfícies cortadas de caules; Induzir o crescimento de frutos partenocárpicos; Induzir a produção de etileno.
Qual a importância das auxinas para o fototropismo vegetal?
As auxinas são hormônios vegetais que controlam os movimentos das plantas em resposta à luz (fototropismo). … Esses hormônios são, ainda, responsáveis pela formação de raízes adventícias; estimulam o ovário da planta para que se forme o fruto; e inibem as gemas laterais das plantas (dominância apical).
Qual o hormônio vegetal envolvido nessa Inibicao?
O ácido abscísico é um hormônio que tem como principal função a inibição do crescimento das plantas. Para isso, ele atua retardando as gemas e as sementes e promovendo o envelhecimento das estruturas da planta.