Qual é a função do Cade?


Stacy Staton03Jul2025

O Cade tem como missão zelar pela livre concorrência no mercado, sendo a entidade responsável, no âmbito do Poder Executivo, não só por investigar e decidir, em última instância, sobre a matéria concorrencial, como também fomentar e disseminar a cultura da livre concorrência.





Quais órgãos integram o Cade?

Os principais órgãos do CADE são o Tribunal Administrativo (TADE), a Superintendência-Geral (SG) e o Departamento de Estudos Econômicos (DEE). O TADE tem o papel de julgar matéria concorrencial, desempenhando os papéis preventivo, repressivo e educativo, dentro do mercado brasileiro.

Qual é o papel do Cade nessa situação porque é importante?

O que faz o CADE? O CADE, como autarquia responsável pela defesa da livre concorrência, tem a responsabilidade de coibir as condutas que violam a competitividade no mercado brasileiro. Segundo as atribuições dadas pela Lei de Defesa da Concorrência, o órgão possui três funções: preventiva, repressiva e educativa.



Como é formado o Cade?

O Cade é composto atualmente pelo Tribunal Administrativo de Defesa Econômica, que é formado por um presidente e por 6 conselheiros; pela- Superintendência-Geral; e pelo Departamento de Estudos Econômicos.

Quais as funções do Conselho Administrativo de Defesa Econômica Cade e aponte benefícios para a economia brasileira?

As competências do Conselho incluíam a investigação, apuração e repressão do abuso do poder econômico, bem como a articulação com outros órgãos do Executivo Federal, para solicitar providências ao cumprimento da Lei antitruste. Os institutos de desapropriação de empresas (art. 17, “p”) e de intervenção (art.



O que é o Cade e qual seu papel no controle de operações societárias?

O Cade supervisiona os atos e atividades empresariais orientando-se pela defesa da concorrência, não lhe competindo estimulá-la, pois não é órgão formulador de política de fomento à concorrência. O Cade é instrumento da promoção da política econômica do Poder Executivo.

Quais as frentes de atuação do Cade e como elas ocorrem?

FUNÇÕES DO CADE: ASPECTOS GERAIS. O CADE desempenha função educativa, preventiva e repressiva às infrações à ordem econômica, respaldado pelo poder de polícia do qual o Estado é dotado, com vistas ao atendimento do bem coletivo.





Quais são os órgãos responsáveis por aplicar a Lei nº 12 529 2011?

São eles: o Tribunal Administrativo de Defesa Econômica, a Superintendência Geral, e o Departamento de Estudos Econômicos. As competências, antes condensadas no Plenário do CADE, agora estão subdivididas entre esses três órgãos.

Qual é o papel do Cade em operações de fusão e aquisição?

Isto é, o Cade deve instruir e estimular medidas favoráveis à livre concorrência; avaliar e definir sobre fusões e aquisições de grandes empresas que possam prejudicar a livre concorrência; bem como, investigar e julgar cartéis e outras condutas que prejudiquem a livre concorrência.



Quem criou o Cade?

Gustavo Viberti
O Cadê? (atualmente, Yahoo! Search) foi a primeira empresa brasileira no ramo de buscadores, fundada em meados de setembro de 1995 por Gustavo Viberti e Fabio Oliveira.

Qual foi a Lei de criação do Cade?

LEI Nº 12.529, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2011.





Quais são os benefícios da concorrência econômica?

Na prática, em que se traduzem os benefícios da concorrência para a sociedade?

  • A concorrência é vantajosa para a economia do país. …
  • A concorrência garante melhores preços. …
  • A concorrência favorece os consumidores. …
  • A concorrência é benéfica para as empresas. …
  • A concorrência favorece a criação de empresas.

Quais as principais funções do Tribunal de Defesa Administrativa?

acompanhar e controlar os documentos e processos encaminhados ao gabinete do conselheiro; assistir o conselheiro em minutas de despachos, decisões e votos; exercer outras atribuições que lhe forem cometidas pelo conselheiro no exercício de seu mandato.



Qual o papel do Cade na Lei antitruste?

2 O papel do CADE Desde a proteção da economia popular até a defesa da concorrência, a liberdade de iniciativa, a função social da propriedade, a defesa dos consumidores e a repressão ao abuso do poder econômico, são o escopo das leis antitruste.











Subscribr Now

Get All New Job Notification