Qual é a função do Biftalato de potássio?


Kassie Dionne12Jul2025

É uma solução de concentração exatamente conhecida, que é indispensável para realizar análises por titulação volumétrica. Esta solução é usada para determinar a concentração do analito.





Qual a massa molar do Biftalato de potássio?

204,22 g/molHidrogenoftalato de potássio / Massa molar

Porque é necessário padronizar o NaOH?

Vale ressaltar que como esta solução é uma solução comum, não é necessária tanta exatidão, porque ela terá, necessariamente, que ser padronizada depois. Até porque o NaOH é altamente higroscópico (absorve umidade), o que atrapalha sua pesagem.



Qual a função das substâncias utilizadas como padrão primário?

São consideradas substâncias padrão primário somente aquelas que satisfazem os seguintes requisitos: As substâncias devem ser de fácil obtenção, purificação, dessecação e conservação. As impurezas devem ser facilmente identificáveis em ensaios qualitativos conhecidos.

Qual a finalidade do cromato de potássio?

O Cromato de potássio ( K2CrO4) é um indicador químico de cor amarela usado para a identificar concentrações de íons cloretos numa solução do sal com nitrato de prata ( AgNO3).



Como se hace el EDTA?

Começa-se por pesar uma quantidade determinada de sal dissódico de E. D. T. A. Num frasco de polietileno adiciona-se água desionizada e adiciona-se o E. D. T. A. pesado. Perfaz-se o volume até 1 litro e agita-se bem até à homogeneização completa.

Como se calcula a concentração Molar?

Molaridade (M) é a relação existente entre a matéria de soluto (n) e o volume de uma solução (V), ou seja, M = n/V. Uma vez que a matéria de soluto é dada em mol e o volume é dado em litros, a unidade de medida da molaridade é mol/L.





Qual é a concentração do NaOH após padronização por meio do Biftalato de potássio?

Exemplo: Uma solução de NaOH a 0,5 M que tenha sido padronizada com biftalato de potássio, apresenta “Fator de correção” = 1,03 (Fc=1,03). Isto significa que sua concentração real é 0,515 M, pois 0,5 x 1,03 = 0,515.

Por que é necessário padronizar soluções?

No preparo de soluções, como em todo procedimento experimental, alguns erros podem ser cometidos. Através do processo de padronização é possível verificar o quanto a concentração da solução preparada aproxima-se da concentração da solução desejada. …



Quando padronizar uma solução?

Quando não há disponível um padrão primário. Usa-se uma solução de um reagente (padrão secundário) com concentração aproximada da desejada para titular uma massa conhecida de um padrão primário. PADRONIZAÇÃO é a titulação realizada para determinar a concentração do titulante que será utilizado para uma análise.

São características ideais de um padrão primário?

Requisitos para um padrão primário: 1 Alta pureza (99,9% m/m ou superior) 2 Fácil obtenção, dessecação e conservação. 3 Estabilidade à atmosfera 4 Não deve ser higroscópico. 5 Deve ser bastante solúvel.





Qual a diferença entre padrões primários e secundários?

Quando não há disponível um padrão primário. Usa-se uma solução de um reagente (padrão secundário) com concentração aproximada da desejada para titular uma massa conhecida de um padrão primário. PADRONIZAÇÃO é a titulação realizada para determinar a concentração do titulante que será utilizado para uma análise.

Para que serve o cromato?

Indicado como fundo preparador e anticorrosivo em superfícies metálicas em geral, como por exemplo, caçambas basculantes, chassis, implementos agrícolas, máquinas, equipamentos industriais, entre outros.



Qual a finalidade de se aquecer a solução de cromato de potássio?

Ao se aquecer esta solução, pode-se separar o íon chumbo, o qual é solúvel em altas temperaturas, podendo ser identificado pela coloração amarela da solução quando em reação com o dicromato de potássio (K2CrO7). Após o aquecimento da solução original, poderão estar presentes no precipitado os íons mercúrio e chumbo.











Subscribr Now

Get All New Job Notification