Qual é a diferença entre uma música tonal e atonal?


Isaac Wong08Jul2025

Música atonal, em seu sentido mais amplo, é a música desprovida de um centro tonal, ou principal, não tendo, portanto, uma tonalidade preponderante. Atonalidade, neste sentido, geralmente se aplica a composições escritas de 1908 até aos dias atuais, embora anteriormente já fosse usada com menos frequência.





O que caracteriza a música tonal?

Em sentido lato, música tonal é toda música que apresenta uma tonalidade definida, ou seja, uma hierarquia entre as notas, os tons, os acordes e os sons utilizados, girando em torno de uma principal. Assim, pode-se entender como tonal a música pentatônica, a música modal e mesmo a música ficta.

O que é música tonal e modal?

Música modal é música feita com o emprego dos modos. Esse tipo de música tem uma tonalidade e uma escala definidas, mas se diferencia da música tonal por não empregar as relações funcionais dessa música.



Qual o significado de atonal?

Que não tem tonalidade definida (ex.: música atonal).

O que é música pós tonal?

Na harmonia póstonal, o discurso musical forma-se a partir do material constituído por novas estruturas melódicas e harmônicas, aliado a elementos musicais como ritmos, texturas, dinâmicas e timbres.



O que é harmonia tonal na música?

Concluindo, podemos então dizer que ao falarmos de harmonia tonal, ou de sistema tonal, nos referimos, de imediato, às funções que os acordes revestem.

Quem é considerado o pai da música tonal?

Um dos maiores gênios da música, o compositor barroco, organista, violinista e cravista, Johann Sebastian Bach representa uma síntese dos principais estilos, formas e tradições nacionais de gerações precedentes, além de ter levado a efeito, por sua natureza melódica, a sistematização dos princípios tonais que dominaram …





O que é harmonia tonal e modal?

A música modal é a música feita com base nos modos gregos: lídio, mixolídio, lócrio, etc. Ao contrário do que alguns acreditam, a música modal possui sim uma escala e uma tonalidade definidas. … Desse modo, se houvesse um trítono, então já não seria mais uma harmonia modal, mas sim uma harmonia tonal.

O que significa a palavra atonalismo?

O QUE SIGNIFICA ATONALISMO EM PORTUGUÊS Em sentido mais restrito, musica atonal é aquela que não se conforma com o sistema de hierarquias que caracterizam a música tonal clássica européia, produzida entre os séculos XVII e XIX.



Porque o dodecafonismo recebeu esse nome?

Em pouquíssimas palavras podemos explicar o dodecafonismo da seguinte maneira: A palavra dodecafonismo se origina do grego dodeka, ‘doze’ e fonos, ‘som’. A música dodecafônica se baseia num sistema de organização das doze notas da escala cromática, criado pelo compositor Arnold Schoenberg na década de 1920.

Como fazer harmonia modal?

21:3336:34Clipe sugerido · 61 segundosHarmonia modal (Sem mistérios) – YouTubeYouTube





Quais as principais características do dodecafonismo em música?

A música dodecafônica se baseia num sistema de organização das doze notas da escala cromática, criado pelo compositor Arnold Schoenberg na década de 1920. Nesse sistema, as doze notas da escala cromática devem ser organizada de tal maneira que apresentem uma importância equivalente.

Como funciona a harmonia musical?

A harmonia ocorre sempre que duas ou mais notas de diferentes graus são tocadas ao mesmo tempo. A harmonia pode se referir ao arranjo dos graus individuais em um acorde, assim como a toda a estrutura de acordes em uma obra musical.



Quem é o pai da música contemporânea atonal?

Figura tutelar da 2ª Escola de Viena, Arnold Schoenberg (1874-1951) foi o criador de umas nova gramática musical, estabelecendo as bases do atonalismo e do dodecafonismo. Considerado por muitos como um revolucionário, personalidade fascinante e paradoxal via-se a si próprio como um continuador da tradição.











Subscribr Now

Get All New Job Notification