Qual a função da prilocaína?


Keith Hartleb18Aug2025

A prilocaína é um anestésico local do grupo amida. Age bloqueando o impulso nervoso, ao diminuir a permeabilidade da membrana neuronal aos íons sódio; isto estabiliza a membrana do neurônio e inibe a despolarização da mesma, impedindo a propagação do impulso nervoso.





Quando usar prilocaína?

Cloridrato de Prilocaína + Felipressina é indicado para a anestesia de infiltração e bloqueio nervoso regional em Odontologia, onde não há necessidade de isquemia profunda na área injetada.

Para que serve lidocaína e prilocaína?

Lidocaína + Prilocaína é indicado para: Anestesia tópica da pele para inserção de agulhas, por exemplo, introdução de cateteres venosos, coleta de amostras sanguíneas e procedimentos cirúrgicos superficiais. Anestesia tópica da mucosa genital para cirurgias superficiais ou, antes de anestesia infiltrativa.



Quais os efeitos colaterais da prilocaína?

Reações adversas / efeitos colaterais de Lidocaína e Prilocaína. Pele íntegra Eventos comuns (>1%) Pele: reações locais passageiras no local da aplicação, como palidez, eritema (vermelhidão) e edema.

Qual o melhor anestésico odontológico?

A lidocaína é o “padrão ouro” na odontologia. Esse sal anestésico possui início de ação rápida, 3 a 5 minutos, sendo que sua concentração eficaz é de 2%. A meia-vida da lidocaína é de aproximadamente 90 minutos.



O que é procaína Injetavel?

A procaína é um anestésico local injetável pouco usado hoje. Nessa terapia, sua função de anestésico é a menos importante, tanto que é usada superdiluída.

Quando não usar prilocaína?

A prilocaína e articaína não devem ser usadas em gestantes por poderem levar à metamoglobinemia, tanto na mãe quanto no feto(1,2). A prilocaína apresenta a felipressina como vasoconstritor, a qual pode estimular contrações uterinas, desta maneira, é contraindicada(2,4).





Qual a diferença entre lidocaína e Xilocaína?

A Xilocaína é um dos nomes comerciais da Lidocaína, sendo um medicamento anestésico local indicado para o alívio da dor durante a realização de exames, instrumentações ou para prevenir as dores de um procedimento. Pode ser utilizada em procedimentos odontológicos, na gengiva, por exemplo.

Pode passar lidocaína nas partes íntimas?

A lidocaina ou anestésico local não deve ser usado em mucosa vaginal. A sua avaliação clínica através da sua história clínica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos. Converse com o seu médico.



Para que serve a lidocaína?

Para que serve a pomada de Lidocaína? A Lidocaína é uma substância ativa de anestésico local. Pode ser encontrada como gel ou spray. Normalmente, é utilizada para dar mais conforto ao paciente em alguns procedimentos médicos, devido às suas propriedades anestésicas e lubrificantes.

Qual efeito da Tetracaina?

O Cloridrato de tetracaína está indicado para a produção de anestesia espinal para procedimentos que requerem duas a três horas. O anestésico local do tipo éster, relacionado com procaína. Estabiliza membrana neuronal; impede iniciação e transmissão de impulsos nervosos efectuando assim a anestesia local.





Qual anestésico local mais potente?

A bupivacaína é cerca de quatro vezes mais potente do que os anestésicos locais prilocaína, lidocaína e mepivacaína, apresentando, por isso, toxicidade maior [7, 8].

Quais nervos anestesiar para cada dente?

O bloqueio regional do nervo alveolar inferior é utilizado para anestesiar todos os dentes da mandíbula (hemi-arco), incluindo tecidos bucais e língua.



Quais os benefícios da procaína?

Além de retardar o envelhecimento, o GH3, nome comercial da procaína, promete equilíbrio nos sistemas corporais, melhora na circulação sangüínea e combate à depressão. O geriatra e ortomolecular Eduardo Gomes e Azevedo trabalha com o GH3 há 27 anos, sendo inclusive usuário do medicamento.











Subscribr Now

Get All New Job Notification