Qual o poder da bomba de hidrogênio?


Paulina Cota09Jul2025

Uma bomba de hidrogênio tem uma potência de 20 milhões de toneladas de TNT. A fusão nuclear também ocorre no Sol, e na maioria das estrelas, onde são encontradas temperaturas de um milhão a dez milhões de graus Celsius.





Como é o funcionamento da bomba de hidrogênio?

A bomba de hidrogênio ou bomba H se baseia na reação nuclear de fusão não controlada. Uma fusão nuclear ocorre quando dois núcleos menores se unem e originam um núcleo maior e mais pesado, liberando uma quantidade colossal de energia.

Qual a bomba mais potente do mundo atualmente?

Estima-se que até hoje nenhuma explosão em testes tenha superado a potência da “Bomba-Czar”, da União Soviética, que foi lançada em 1961 com poder equivalente ao de 50 milhões de toneladas de dinamite (50 megatons). Essa bomba era mais de 3.000 vezes mais poderosa que a lançada sobre Hiroshima pelos EUA.



O que faz o hidrogênio explodir?

O problema é conseguir a temperatura necessária à fusão dos núcleos de deutério — 300 milhões de graus centígrados durante 10 segundos. A bomba H, para explodir, depende do calor gerado pela explosão de uma bomba de fissão.

Como funcionam as bombas?

O rotor gira rapidamente, convertendo a energia do motor em energia cinética. Isso também gera uma zona de alta pressão na periferia e uma zona de baixa pressão no centro (o “olho”), a qual faz com que o líquido seja “sugado” até a bomba, aumentando o fluxo deste pela entrada do equipamento.



Como é o funcionamento de um reator nuclear?

O reator nuclear converte a energia nuclear advinda da fissão do urânio em energia térmica para que, consequentemente, esta possa ser transformada em energia mecânica e elétrica. O núcleo atômico do urânio absorve nêutrons que foram lançados contra ele e então é capaz de passar pelo processo de fissão.

Quanto é 1 Gigaton?

Gigaton é uma unidade de medida de massa igual a 1.000.000.000 (1 bilhão) de toneladas.





Porque o hidrogênio é inflamável?

Seu ponto de fusão é 260ºC e seu ponto de ebulição é 252ºC. Quando esse elétron é removido, obtém-se o íon hidrogênio. O hidrogênio é extremamente inflamável. Quando misturado com oxigênio, forma uma mistura explosiva que se inflama com muita facilidade, desprendendo grande quantidade de calor.

O que o hidrogênio pode causar?

Quando queimado de maneira controlada, o hidrogênio oferece o combustível mais limpo, produzindo apenas água como resíduo. Isso é estimulante quando comparado com um motor a gasolina que produz dióxido de carbono — indutor das mudanças climáticas — e uma série de outros gases desagradáveis.



Como está a cidade de Nagasaki hoje?

Em 1958, após uma grande recuperação e com a meta de transformar Hiroshima em um memorial, a cidade voltou a ter 410 mil habitantes, equivalente ao mesmo número pré-guerra. Hoje é um ponto de visita famoso no Japão, sendo a A-bomb Dome um dos símbolos da cidade.

Como funciona um reator nuclear PWR?

Como funciona um reator de água pressurizada (PWR)? Dentro do gerador de vapor, o calor que vem do circuito primário converte a água do circuito secundário em vapor. O vapor gerado aciona uma turbina que produz eletricidade.





Como funciona o reator nuclear de Chernobyl?

O princípio básico de funcionamento da usina de Chernobyl era similar ao das demais usinas nucleares: o reator, local onde são armazenados os combustíveis físseis, faz com que a energia emitida pela fissão de elementos instáveis, como urânio ou plutônio, aqueça e evapore água pura a cerca de 270 ºC.

Qual a força de uma dinamite?

A dinamite, por exemplo, tem uma densidade energética 60% maior (aproximadamente 7,5 MJ/kg, comparados com 4,7 MJ/kg para o TNT).



Quantos megatons são necessários para destruir o planeta Terra?

Pois é, seria necessaria uma explosão nuclear com mais de 3 Megatons (Mt). Embora esteja longe de ser o maior poder de fogo que a humanidade já construiu em termos de bombas atômicas, isso já seria capaz de fazer um estrago significativo aqui na Terra.











Subscribr Now

Get All New Job Notification