Qual é o conceito de epopeia?
A epopeia é um gênero poético estruturado em versos e estrofes, caracterizado, sobretudo, pela exaltação de ações nobres e guerreiras feitas por pessoas de relevância social e cultural em determinado povo.
O que é uma epopeia de exemplos?
A narrativa de grandes acontecimentos São exemplos de epopeias: Ilíada e Odisseia, de Homero. Eneida, de Virgílio. Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões.
Por que Os Lusíadas é considerada uma epopeia?
Presença de mitologia greco-latina – contracenando heróis mitológicos e heróis humanos. Epopeia porque é uma narração em verso de um facto histórico grandioso, de interesse para toda a Humanidade.
Quais são as características de uma epopeia?
A epopeia, também chamada de poesia épica ou heroica, é um gênero literário cuja composição consiste de um poema longo, narrativo, geralmente versando sobre os feitos de um herói, sobre acontecimentos históricos ou míticos, sobre elementos considerados como fundamentais a dada cultura.
Qual a importância da epopeia para os gregos?
A importância dos poemas de Homero na educação grega foi fundamental, haja vista que as obras desse poeta forneciam exemplos de virtude e heroísmo a serem seguidos. … Esse período recebeu esse nome por causa da figura do poeta Homero, considerado o autor das epopeias Ilíada e Odisseia.
Qual o sinônimo de epopeia?
12 sinônimos de epopeia para 2 sentidos da palavra epopeia: Poema extenso sobre atos heroicos: 1 poema heroico, poema épico, poema histórico, poesia épica, poesia heroica, poesia lírica.
Quais são as principais epopeia?
As principais epopeias da cultura ocidental são “A Ilíada” e a “Odisseia”, atribuídas ao poeta grego Homero, “Eneida”, do poeta latino Virgílio e “Os Lusíadas”, do português Luís de Camões. A Ilíada desenvolve-se em torno da Guerra de Troia e dos guerreiros Aquiles e Ulisses.
O que foram as epopeias dê o exemplo do nome de duas obras?
O poeta grego Homero (século IX ou VIII a.C.) foi o fundador da poesia épica a quem se atribui as obras-primas a “Ilíada” e a “Odisseia”. Além dessas obras, um grande exemplo de epopeia é a obra “Os Lusíadas” do escritor português de Luís de Camões.
Por que esse poema é pertencente ao gênero epopeia?
A epopeia (ou poema épico) é um extenso poema narrativo heroico que faz referência a temas históricos, mitológicos e lendários. Uma das principais características dessa forma literária, que pertence ao gênero épico, é a valorização de seus heróis bem como de seus feitos.
Por que Os Lusíadas são classificados como uma obra renascentista?
Sendo Os Lusíadas um texto renascentista, não poderia deixar de seguir a estética grega que dava particular importância ao número de ouro. Assim, o clímax da narrativa, a chegada à Índia, foi colocada no ponto que divide a obra na proporção áurea (início do Canto VII).
Quais são as partes de um poema?
Poema é um gênero textual dividido em estrofes e versos. Cada estrofe é constituída por versos (não tendo um número exato). … Além dos versos, não obrigatoriamente, fazem parte da estrutura do poema as estrofes , a rima e a métrica.
Qual o valor da epopeia para o grego?
As epopeias homéricas representam, ao mesmo tempo, uma sociedade concreta e uma sociedade utópica. A concreta é a própria sociedade em que Homero vivia à época da composição dos seus poemas (a sociedade políade arcaica), com a sua materialidade.
O que é uma epopeia Qual é sua importância para a população grega Quais foram as principais epopeias gregas?
Nesses longos poemas narrativos, as grandes aventuras do herói estão também associadas a fatos históricos. A Ilíada e a Odisseia, atribuídas a Homero, são consideradas, pelos estudiosos, as epopeias mais importantes, que datam aproximadamente do século VIII a. C. Por isso, são chamadas de epopeias primárias.
Qual o sinônimo de épico?
1 esplêndido, epopeico, admirável, notável, fabuloso, heroico, imponente, magnífico, nobre, pujante, soberbo, sublime. De grandeza fora do comum: 2 grande, colossal, monumental, desmedido, fantástico, grandioso, homérico, inesquecível, memorável.