Qual é a principal função das microvilosidades?


Catrina Thrash10Nov2025

As microvilosidades são revestidas por uma membrana e o seu citoplasma prolonga-se para o resto da célula. As microvilosidades aumentam as superfícies de absorção ou secreção e são muito abundantes no intestino.





O que são microvilosidades e qual é a sua função de exemplo de epitélios em que ocorrem microvilosidades?

Microvilosidades são encontradas, por exemplo, no tecido epitelial do intestino humano, o que promove um aumento na atividade digestória, tanto pela maior atividade enzimática, quanto pela maior absorção de nutrientes pelo intestino.

Qual a função das microvilosidades e da junção comunicante presente em algumas células?

Microvilosidades: São dobras na membrana plasmática na superfície das células intestinais que aumentam a superfície de contato e, consequentemente, aumentam a absorção de nutrientes. Desmossomos: São estruturas formadas pelas membranas de duas células adjacentes.



Qual as principais funções da membrana plasmática?

A membrana plasmática, presente ao redor das células, é capaz de proteger as estruturas celulares e delimitar quais são intracelulares ou extracelulares. Transporte de substâncias. É também papel da membrana plasmática auxiliar no transporte de diferentes substâncias essenciais ao metabolismo celular.

Qual é a função das microvilosidades do intestino delgado?

As pregas, vilosidades e microvilosidades garantem ao intestino delgado uma grande superfície de contato, o que aumenta a absorção dos nutrientes em virtude do contato com o produto da digestão. Estudos indicam que essas três estruturas juntas aumentam em até 600 vezes a superfície do intestino delgado.



Em que consistem as microvilosidades?

As microvilosidades consistem em projeções citoplasmáticas digitiformes que estão presentes na superfície apical da maioria das células epiteliais. Geralmen- te, o número e o formato das microvilosidades de determinado tipo celular indi- cam a capacidade absortiva da célula.

Qual o papel das junções comunicantes?

As junções comunicantes, também conhecidas como junções gap, são regiões especializadas da membrana celular que intermediam a comunicação entre as células. São canais intercelulares de membrana que permitem a passagem de íons, moléculas que atuam como segundos mensageiros e pequenos metabólitos (<100 KDa).





Qual a função das microvilosidades e onde são encontradas?

Os microvilos são prolongamentos digitiformes da superfície (membrana plasmática) de células, os quais ampliam a área disponível para a absorção, além de nutri-las. São frequentes no epitélio intestinal e em outros tecidos.

São funções da membrana plasmática exceto?

A membrana plasmática é uma estrutura que reveste as células de todos os seres vivos. Essa estrutura, formada principalmente por fosfolipídeos e proteínas inseridas, apresenta várias funções, exceto a de: a) barreira seletiva. b) transporte de substâncias.



Qual é a principal característica da membrana plasmática?

Uma das principais funções da membrana plasmática é selecionar as substâncias que vão entrar e as que vão sair da célula. Devido a isso, dizemos que a membrana plasmática apresenta permeabilidade seletiva. Algumas substâncias atravessam a membrana sem gasto de energia, outras necessitam de energia.

Qual é o papel das microvilosidades no intestino delgado digite sua resposta?

As vilosidades intestinais, assim como as microvilosidades no intestino delgado, têm a função de aumentar a absorção dos nutrientes após a digestão.





O que são microvilosidades e qual sua importância dentro do sistema digestório?

Os microvilos são prolongamentos digitiformes da superfície (membrana plasmática) de células, os quais ampliam a área disponível para a absorção, além de nutri-las. São frequentes no epitélio intestinal e em outros tecidos.

Onde se encontra a microvilosidades?

As microvilosidades São pequenas projeções do citoplasma curtas ou longas em forma de dedos, observadas no microscópio eletrônico. Encontradas em células que exercem intensa absorção, como as do epitélio de revestimento do intestino delgado e dos túbulos proximais dos rins.



Onde estão as microvilosidades?

A ocorrência das microvilosidades com forma e dimensões regulares é usualmente observada em dois tecidos, a superfície dos enterócitos que revestem o tubo digestório, onde formam a chamada “borda estriada” e na superfície das células que revestem os túbulos contorcidos proximais do néfron, no rim, onde formam a chamada …











Subscribr Now

Get All New Job Notification