Qual é a história da Catrina?


Keith Hartleb16Jul2025

A origem da Catrina remonta às festas dos mortos do período de sincretismo religioso indígena e católico. Seu nome vem de La Calavera de la Catrina gravura do mexicano José Guadalupe Posada (1852-1913), água-forte sobre zinco, que faz parte de uma série de calaveras (caveiras).





Qual é o significado de La Catrina?

La Catrina significando A morte vem do termo Catrín, bem vestido e, por isso, seu feminino é usado para representar caveiras vestidas com roupas de gala, chapéus, bebendo pulque, montadas a cavalo, em festas da alta sociedade.

Como foi a morte da Catrina?

A criminosa tinha o apelido por causa de uma tatuagem de “La Catrina” que tinha na coxa direita. E foi essa marca que ajudou na identificação do corpo. Ela morreu enquanto era levada para o hospital após levar um tiro no pescoço durante tiroteio com policiais no estado de Michoacán, na região central do México.



O que significa a tatuagem da Catrina?

Por estar relacionada ao culto à morte, a Catrina guarda como símbolo a finitude da vida em contraposição à eternidade do espírito. Uma tatuagem de Catrina denota a consciência de que a vida é uma passagem e de que, despidos da matéria, somos todos iguais.

Quem transformou La Catrina?

É por isso que, ao dar-lhe uma vestimenta desse tipo, Diego Rivera transformou a “Calavera Garbancera” em “La Catrina”. A versão original é um gravado em metal com autoria do caricaturista José Guadalupe Posada. O nome original é Calavera Garbancera.



Como os mexicanos pensam sobre a morte?

O mexicano não só pretende a intranscendência* do morrer como também a do viver. Nossas canções, ditados, festas e reflexões populares manifestam de uma maneira inequívoca que a morte não nos assusta porque “a vida nos curou de espantos”. Morrer é natural e até desejável; o quanto antes, melhor.

Qual o significado do símbolo La Catrina no Dia dos Mortos no México?

Muito além de representar a Deusa da Morte, ela serviu como uma crítica social contra governos ditatoriais, mostrando, no cotidiano, a miséria, as barbaridades políticas e a hipocrisia da sociedade mexicana. La Catrina é parte do movimento intelectual nacionalista de valorização da cultura indígena do México.





Como está a Catrina atualmente?

Atualmente vemos a La Catrina em estampas de tecidos, roupas e louças, como maquiagem no Dia dos Mortos e em outras datas pelo mundo, em ilustrações, tatuagens e tantos outros locais. Ela se tornou um símbolo da cultura popular moderna, sendo muito vista em crânios, e não somente em esqueleto de corpo inteiro.

Quem transformou a Catrina?

É por isso que, ao dar-lhe uma vestimenta desse tipo, Diego Rivera transformou a “Calavera Garbancera” em “La Catrina”. A versão original é um gravado em metal com autoria do caricaturista José Guadalupe Posada. O nome original é Calavera Garbancera.



Quais são as tatuagens do mundo do crime?

No Brasil

  • Teia de aranha. O que significa: É um sinal de engenhosidade. …
  • Lágrima. O que significa: Que a pessoa já matou alguém. …
  • Caveira. O que significa: Identifica matadores de policiais. …
  • Palhaço. O que significa: Que o portador é ladrão ou pertence a uma quadrilha. …
  • Cobra. …
  • Arame farpado. …
  • Demônio-da-Tasmânia. …
  • Chucky.

Qual o significado da Catrina chorando?

O principal significado da figura Catrina é mostrar como a vida é finita em contraposição à eternidade do espírito, principalmente porque o esqueleto é usado como culto à morte no “Dia de los Muertos”.





Quem são Catrina Catrina e xibalba na cultura do México?

Além dos personagens humanos aparecem dois espíritos: Xibalba, o senhor de um inferno mexicano chamado de rei da Terra dos Esquecidos, e Catrina, que representa a morte e é a rainha da Terra dos Lembrados. Desta maneira, a história transcorre no mundo dos vivos, mas se encontra presente no mundo dos mortos.

Por que os mexicanos comemoram a morte?

No México, o Dia dos Mortos (do espanhol: Día de los muertos) é uma celebração de origem indígena comemorada no dia 2 de novembro em honra aos falecidos e quando as almas são autorizadas a visitar os parentes vivos. … As festividades eram dedicadas às crianças e aos parentes falecidos.



Porque no México eles comemoram a morte?

A festa é uma celebração da vida, já que a morte é interpretada no país como uma parte do ciclo da vida. Ou seja, os mexicanos celebram a data para honrar a vida e a memória daqueles que já morreram, especialmente membros da família.











Subscribr Now

Get All New Job Notification