Qual contexto histórico Platão está inserido?
Platão nasce em Atenas no ano de 428/427 a.C e morre em 348/347 a.C. Vivencia o final do período áureo da democracia ateniense e sua longa crise testemunhando a invenção da política como modo de vida por excelência para o povo grego.
Em que período histórico viveu Platão?
Platão (427-347 a.C.) foi um filósofo grego da antiguidade, considerado um dos principais pensadores da história da filosofia. Era discípulo do filósofo Sócrates.
Qual o contexto histórico da Filosofia Antiga?
Contexto histórico A filosofia antiga teve início no século VII antes de Cristo na região da Jônia, na Grécia. … Em termos históricos, a filosofia antiga se estende até o século V depois de Cristo, quando ocorre a queda do Império Romano e a transição da Antiguidade para Idade Média.
Qual era o pensamento de Platão?
O idealismo platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro (obtido pelo intelecto), o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria (obtido pelos sentidos) é enganoso.
Quais são os três pensamentos filosóficos de Platão?
Das atividades da Academia a filosofia fundamentalmente filosofar. Platão concebia a filosofia em três níveis , três disciplinas filosóficas: Dialética, incluindo a Filosofia do conhecimento ( a verdade) e metafísica (o ser).
Em que consiste o principal legado de Platão?
Suas obras trataram principalmente sobre a imortalidade da alma, o mundo metafísico, a busca da excelência humana e a essência da realidade. Em sua obra, destacam-se a Teoria das Ideias ou Teoria das Formas e sua filosofia política no livro “A República”, no qual se encontra o mito da caverna.
Onde e quando Platão nasceu?
Atenas ClássicaPlatão / Local de nascimento
Qual a época de Sócrates?
Assim como todos os grandes homens de sua época, há vários relatos diferentes para a sua vida … este é apenas um dentre vários outros que podemos encontrar entre os escritores gregos de sua época.
Quais são os principais períodos da filosofia antiga?
Voltar
- período pré-socrático – do século VII a.C. ao século V a.C. …
 - período socrático ou antropológico – do século V a.C. ao século IV a.C. …
 - período sistemático – do século IV a.C. ao século III a.C. …
 - período helenístico ou greco-romano – do século III a.C. ao século VI d.C.
 
Qual o primeiro período da filosofia antiga?
História da filosofia – Antiga, medieval, moderna e contemporânea
| Período filosófico | Correspondência ao período histórico | 
|---|---|
| 1. Período metafísico | Época antiga, medieval e início da moderna | 
| 2. Período epistemológico (ou transcendental) | Época moderna | 
| 3. Período semântico-hermenêutico | Época contemporânea | 
Qual era o pensamento de Platão sobre a política?
O objetivo da política, para Platão, é exatamente corrigir essa injustiça. É tornar justo aquilo que é injusto. A concepção política de Platão, segundo Helferich (2006), é basicamente idealista. Ele idealiza uma cidade opulenta e saudável em que cada um atue conforme sua natureza e no momento oportuno.
Quais são os principais diálogos de Platão?
Diálogos de Platão
- I. Eutífron · Apologia de Sócrates (monólogo) · Críton · Fédon.
 - II. Crátilo · Teeteto · Sofista · Político.
 - III. Parmênides · Filebo · O Banquete · Fedro.
 - IV. Primeiro Alcibíades (*) · Segundo Alcibíades (**) · Hiparco (**) · Amantes rivais (**)
 - V. Teages (**) · Cármides · Laques · Lísis.
 - VI. …
 - VII. …
 - VIII.
 
Qual foi o principal legado de Sócrates?
Graças a Sócrates, a dialética e a maiêutica se firmaram como bases do método filosófico. Saber dialogar no processo de busca da verdade, eis a síntese que edificou o saber ocidental. O filósofo buscava a verdade, algo negado em muitos “ambientes instruídos” e conceito desacreditado por autoinitulados “pensadores”.
Qual o principal legado deixado por Aristóteles?
Aristóteles, filósofo grego antigo, modificou o pensamento filosófico de sua época. O elemento de seu legado que principalmente influenciou a produção filosófica foi a sua classificação sistemática do conhecimento, que antes era composto por um emaranhado de saberes de áreas diferentes.