Qual a situação atual de Esparta?


Keith Hartleb01Dec2025

Esparta (em grego Σπάρτη, Spárti) é um município da Lacônia, Grécia. A localidade está situada no mesmo território da antiga cidade-estado Esparta. Sua população em 2001 era de 35.259 habitantes….Esparta (cidade moderna)

Esparta Σπάρτη
Localidade
RegiãoPeloponeso
Antiga prefeituraLacônia
Características geográficas




Onde fica a Esparta?

Esparta era uma cidade-estado situada na planície do Eurotas, na Lacônia, região da península do Peloponeso. Anteriormente, a região onde se formou o território espartano era de domínio dos povos dóricos.

O que são os espartanos?

Os espartanos eram guerreiros da Antiguidade conhecidos pela força e pelo treinamento, sendo considerados os soldados mais perfeitos. Conhecidos pela guerra e por serem os soldados mais perfeitos de todos os tempos da Antiguidade. Assim eram os espartanos.



O que significava uma bela morte para os espartanos?

Não havia glória maior do que tombar na linha da frente, morrendo lado a lado com os companheiros: essa, para os espartanos (e para a maioria dos outros gregos) era a “bela morte” (leia boxe na página 70).

Onde fica Tróia nos dias de hoje?

Na obra, Tróia é descrita como uma poderosa cidade-Estado na costa da atual Turquia, um ponto estratégico que separa o Mediterrâneo do mar Negro. Na Ilíada, o motivo da guerra é o rapto pelos troianos da esposa do rei de Esparta, uma cidade grega.



Quando Esparta foi destruída?

396 d.C.
Por volta de 339 a.C., o rei Filipe II da Macedônia conquistou a maior parte da Grécia, inclusive Esparta. No século II a.C., o exército romano dominou a cidade. Um grupo germânico, os visigodos, destruiu a antiga Esparta em 396 d.C.

Como Esparta foi destruída?

Esparta atingiu seu auge no seculo 5 a.C., após derrotar Atenas na Guerra do Peloponeso. Mas este domínio teve vida curta: em 317 a.C., os espartanos caíram diante das forças da cidade de Tebas, o que marcou o início de seu declínio.





Como era Esparta na Grécia Antiga?

Esparta foi uma cidade-estado da Grécia antiga. Ela era a principal cidade de uma região chamada Lacônia. Os espartanos veneravam a rigidez militar e gostavam de governar com dureza. … Os espartanos eram conhecidos por venerar a rigidez militar e governar com dureza.

Como eram os espartanos?

Os cidadãos espartanos pertenciam à classe social Homoioi e eram minoria em relação às demais classes, a Perioeci, formada por homens livres que se dedicavam a atividades como o artesanato e o comércio, e a Hilota, composta pelos escravos — que cuidavam do cultivo e da produção de alimentos.



Quem era considerado espartano?

Esparta era uma pólis aristocrática, e somente os esparciatas eram considerados cidadãos.

Porque Esparta não existe mais?

A estrutura social de Esparta acabou por ser afetada por estes conflitos e a sua preponderância política e militar é eclipsada, dando-se início à hegemonia tebana. Para além da morte de muitos espartanos nestas campanhas, as antigas leis de combate à riqueza caíram em desuso, por volta do século IV a.





Quem não era cidadão em Esparta?

Os periecos, basicamente, eram o grupo que, durante a expansão espartana, não se tornou cidadão, mas também não foi subjugado como escravo (como ocorreu com os hilotas).

Onde está o cavalo de Tróia?

A maior parte dos troianos foi morta pelos gregos. Além disso, a história contada é de que eles resgataram Helena. Réplica do Cavalo de Troia construída para o filme Troia. Está exposta em Çanakkale, na Turquia.



Quando os espartanos foram extintos?

Esparta iniciou o seu declínio no mundo grego por volta de 479 a.











Subscribr Now

Get All New Job Notification