Qual a importância de Garcia de Resende para a poesia portuguesa?
Mesmo com todos os seus dotes, e independente do valor de seus escritos, Garcia de Resende teve um papel histórico extremamente relevante como compilador, visto que documentou o panorama literário de uma época em seus próprios versos, e juntou-os aos escritos de outros poetas importantes, tornando-se de extrema …
Que foi Garcia de Resende?
Garcia de Resende (Évora, 1470 – Évora, 3 de Fevereiro de 1536) foi um poeta, cronista, músico, desenhista e arquiteto português.
O que é o Cancioneiro Geral e qual a sua importância?
O Cancioneiro Geral é uma compilação organizada por Garcia de Resende e publicado em 1516. Considerado o maior repositório da produção literária do humanismo português, o Cancioneiro Geral reúne ao menos mil poemas escritos entre 1449 e 1516 por 300 poetas. … As composições são grafadas em galego-português e castelhano.
O que foi a obra O Cancioneiro Geral?
O Cancioneiro Geral português é uma coleção da poesia lírica galego-portuguesa. Garcia Resende, cronista e poeta nascido em Portugal, foi o compilador e responsável pelo trabalho de organização geral da obra. Garcia Resende também acrescentou poemas próprios na compilação.
Qual o papel desempenhado pelo cronista mor Fernão Lopes para o humanismo?
Fernão Lopes foi um escritor português responsável pelo início do movimento humanista em Portugal. Ele é considerado o “pai da historiografia portuguesa” e uma das principais figuras da literatura medieval. Sua eleição para guarda-mor da Torre do Tombo em 1418, tornou-se o marco inicial do humanismo em Portugal.
O que significa poesia cancioneiro?
substantivo masculino Coleção ou livro de canções e poesias em geral.
Quem escreveu o cancioneiro?
Garcia de Resende
O Cancioneiro Geral, publicado juntamente em 1516, é uma compilação de poemas de poesia palaciana reunida pelo escritor eborense Garcia de Resende que inclui obras dos séculos XV e XVI.
Quais as características da poesia palaciana?
A poesia palaciana era tida como essência que norteava a linguagem do humanismo. Feita por nobres para nobres e fidalgos portugueses, falava do amor de forma sensual e sem tanta idealização da mulher. Eram poesias musicais, porém não eram cantadas como na época do trovadorismo.
Que tipo de lirismo predomina no Cancioneiro Geral?
O ponto alto do Cancioneiro Geral é representado pelo lirismo amoroso. O amor cortês, a súplica mortal, a coita retomam a tradição trovadoresca, enriquecida com a influência petrarquista na introspecção sentimental, na análise das contradições do amor.
O que é um cronista-mor?
Cronista–mor é um cargo do Reino de Portugal. O primeiro a ocupar o cargo foi Fernão Lopes, em 1434, encarregado por D. Duarte de escrever a crónica dos reis portugueses.
Como era chamado o cronista português Fernão Lopes?
Fernão Lopes foi então nomeado para o cargo de “cronista-mor do reino”. Pela função, o cronista receberia um valor anual de 14 mil reis.
Que são os cancioneiros?
Os Cancioneiros são coletâneas de manuscritos das cantigas trovadorescas que foram produzidas em galego-português na primeira época medieval (a partir do século XI). Eles reúnem cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer, e que foram escritas por diversos autores.
Onde estão guardados os cancioneiros?
As cantigas, na versão definitiva do Cancioneiro, encontram-se, com a respetiva música,em dois manuscritos da Biblioteca do Mosteiro do Escorial e num códice guardado na Biblioteca de Florença.
O que Petrarca defendia?
Filosofia. Petrarca é tradicionalmente chamado o pai do Humanismo. Ele inspirou a filosofia humanista que levou à Renascença. Ele acreditava no imenso valor prático e na imensa moral do estudo da História Antiga e da Literatura Antiga – isto é, o estudo do pensamento e da ação humana.