O que é o LVM no Ubuntu Server?


Chris Fisher01Jul2025

LVM é um método de alocar espaço do disco rígido em volumes lógicos que podem ser facilmente redimensionados, ao contrário das partições. Com o LVM, o disco rígido ou conjunto de discos rígidos é alocado em um ou mais volumes físicos. Um volume físico não pode ultrapassar mais de um disco.





O que significa LVM?

Em Linux, Logical Volume Manager (LVM), em português Gerenciador de Volume Lógico, é um mapeador de dispositivos que fornece gerenciamento de volume lógico para o kernel do Linux.

O que é usar LVM com a nova instalação do Ubuntu?

Com o LVM, você pode agrupar os discos rígidos em um grande. Além disso, você pode adicionar mais espaço a esse grupo se adicionar mais discos rígidos. Com o LVM, você pode trabalhar com simplicidade, como se tivesse apenas um único disco rígido enorme. Apesar disso, o LVM suporta muitos recursos especializados.



Como usar o LVM?

Passo a passo para trabalhar com o LVM

  1. Se for utilizar apenas uma partição de um disco, é preciso criá-la com o fdisk e mudar o seu tipo,
  2. Inicializar os volumes físicos (partições ou discos) com o comando pvcreate,
  3. Criar um volume group com o comando vgcreate,
  4. Ativar um volume group com o comando vgchange,

•7 . 2019 .

Como configurar LVM?

Aqui está uma visão geral dos passos necessários para configurar o LVM:

  1. Crie volumes físicos a partir dos discos rígidos.
  2. Crie grupos de volume a partir dos volumes físicos.
  3. Crie volumes lógicos a partir dos grupos de volume e atribua pontos de montagem aos volumes lógicos.


Como é possível configurar uma LVM no Linux?

O Processo é dividido em 4 etapas:

  1. Criar o physical volume (PV)
  2. Criar o volume group (VG)
  3. Criar o Logical volume (LV)
  4. Criar o sistema de arquivo para o Logical volume (LV)

Como montar um volume no Linux?

A primeira forma é vc simplesmente espetar seu HD externo. Depois de alguns segundos o Ubuntu vai reconhecê-lo e abrir um popup oferecendo que vc o monte, em "/media/VOLUME" (onde VOLUME é o nome registrado na partição, ou "disk" se não houver nenhum volume registrado, nem outra partição montada nesse nome).





O que é LVM Linux Mint?

O LVM (Logical Volume Manager) é um recurso incluído no kernel Linux a partir da versão 2.4, que cria uma camada de abstração entre o sistema operacional e os HDs. … Os volumes lógicos dentro dele, também podem ser redimensionados livremente, conforme for necessário.

O que é montar no Linux?

Montar sistema de arquivos no Linux é uma tarefa comum e muito útil para anexar diretórios, partições e dispositivos removíveis conectados a um determinado mount point (ponto de montagem, em uma tradução livre). Para isso, administradores de sistemas usam os comandos mount (montar) e unmount (desmontar).



O que é ponto de montagem no Linux?

Ponto de montagem é um diretório, preferentemente vazio, que será o “recipiente” do sistema de arquivos do disco ou partição ao qual queremos ter acesso.

Como listar os discos no Linux?

Uma boa forma de ver como o sistema detectou os HDs instalados é usar (como root) o comando “fdisk -l”, que lista os HDs e as partições disponíveis.





Como acessar outra partição pelo terminal?

digite df o terminal para exibir todas as partições montadas e onde elas estão montadas. Você também pode usar o aplicativo Disk Utility para ver onde cada partição está montada.

Como acessar a partição do Linux pelo Windows?

Ext2 File System Driver for Windows é uma ferramenta gratuita que integra ao Windows a capacidade de leitura de arquivos nos sistemas de alocação EXT2 e EXT3 (padrão do Linux). Com essa aplicação, você pode ler, editar e criar novos documentos na partição com o sistema operacional livre.



Como acessar um disco no Linux?

Dentro de File System, acessaremos o diretório “mnt”. E dentro de mnt, podemos acessar o disco local C ou USB para podermos utilizar. Ao acessarmos o ponto de montagem “C” iremos ver todos os diretórios do Windows da mesma forma que via terminal.

Como acessar arquivos de outra partição?

Se a partição já estiver montada, basta acessar o ponto de montagem da mesma, como no exemplo abaixo. Caso não esteja montada, basta monta-la no diretório desejado e fazer depois o mesmo procedimento. Pronto, já estará dentro do diretório onde a partição esta montada, então um ls para ver o conteúdo da mesma.



Como acessar outra partição do HD no Linux?

Você pode abrir o gerenciador de arquivo nautilus e lá vá em home e em seu ‘usuário’, encontrará o que necessita lá. Se esse arquivo estava em outra partição você ainda poderá ter acesso esse arquivo. Caso sim execute o comando já sugerido ou ‘fdisk-l’ e cole aqui o resultado.

Como acessar outras partições Linux?

Se quer acessar outra partição, a mesma deve estar montada,. Com o comando mount associado ao grep, você lista somente a partição que deseja.



Como acessar a outra parte do HD?

1) No menu “Iniciar” clique com o botão direito do mouse em “Computador” e na sequência em “Gerenciar”. 2) No painel à esquerda, abra a categoria “Armazenamento” e depois clique em “Armazenamento de disco”. 3) Uma lista com suas partições será exibida. Clique com o botão direito do mouse na partição que deseja alterar.

Como acessar o Linux no dual boot?

quando o PC estiver iniciando, entre na BIOS, e mude o modo UEFI para o outro modo (esqueci o nome). Apenas alterando ele alterna o sistema operacional (não aparece o GRUB, apenas alterna entre os sistemas). Se não me engano, o UEFI inicia no Windows, e o outro modo inicia no Linux.



Como entrar no Linux dual boot?

Como fazer dual boot do Windows com Ubuntu

  1. Usando seu computador Windows, crie uma unidade USB inicializável do Linux.
  2. Com a unidade USB inicializável ainda conectada, reinicie o computador.
  3. Espere seu computador inicializar no Ubuntu.
  4. Quando a janela de instalação do Ubuntu aparecer, clique em Instale o Ubuntu.




Subscribr Now

Get All New Job Notification