Quanto maior a concentração alveolar mínima?
Na anestesiologia, a concentração alveolar mínima (CAM) é um conceito usado para comparar forças, ou potências, de anestésicos inalatórios. É definida como a concentração de vapor nos pulmões que é necessária para prevenir o movimento (resposta motora) em 50% dos indivíduos em resposta a um estímulo cirúrgico (dor).
Qual anestésico inalatório mais potente?
Entre os anestésicos inalatórios, o halotano é considerado como um potente fármaco depressor do sisema nervoso central (SHORT, 1992).
Quais fatores modificam a concentração alveolar mínima CAM dos anestésicos inalatórios?
Alguns fatores influenciam diretamente a concentração alveolar mínima (CAM) dos anestésicos inalatórios sendo a idade um destes. Há escassa literatura a respeito da influencia da idade na CAM dos anestésicos inalatórios.
Quanto maior a CAM maior a potência anestésica?
É uma medida da potência do anestésico. Os agentes que têm um CAM baixo, são portanto mais potentes do que aqueles que tem um CAM elevado (quadro).
Quanto maior o valor da concentração alveolar mínima do halogenado menor será o seu consumo em mL durante a anestesia?
(E) quanto maior o valor da concentração alveolar mínima do halogenado, menor será o seu consumo (em mL) durante a anestesia. 28. Em cães e gatos, a pressão arterial, na rotina clínica de anestesia, é geralmente mensurada por métodos indiretos (não invasivos). Entre estes métodos, destaca-se o Doppler ultrassônico.
Quais fatores alteram a cam?
17.3 – Concentração alveolar mínima (CAM); doses anestésicas: DA 50 e DA 90. Conceito e fatores que interferem; 17.4 – Ações e efeitos dos anestésicos inalatórios….
- idade;
- sexo;
- temperatura corpórea;
- duração da anestesia. [ ver resposta ]
Quais são os anestésicos inalatórios?
Destes, alguns foram usados clinicamente: halotano, metoxiflurano, fluroxene, fluormar, enflurano e isoflurano. Permane- cem halotano, enflurano e isoflurano. Estão sendo introduzidos desflurano e sevoflurano.
Qual o tipo de anestésico mais utilizado para a indução anestésica?
O propofol seria a droga ideal para a indução nesse caso, uma vez que é seguro para uso em pacientes com porfiria. O tiopental e o etomidato devem ser evitados, já que podem precipitar uma crise. 7. Paciente que necessita de sedação na Unidade de Terapia Intensiva.
O que é a CAM que fatores interferem?
· CAM – é a concentração alveolar de um anestésico inalatório que previne movimento em 50% dos pacientes a um estímulo padrão (incisão cirúrgica); · 1,3 CAM previne movimento em 95% dos pacientes; · 0,3-0,4 CAM está associado com o despertar da anestesia.
Como pode ser medida a potência de um anestésico inalatório?
A determinação da magnitude da metabo- lização dos anestésicos inalatórios pode ser medida: 1) pela dosagem dos metabólicos e 2) pela diferença entre a quantidade total captada e a quantidade total exalada (técnica do balanço da massa)9,10.
O que são anestésicos halogenados?
O halotano, é um agente anestésico volátil halogenado líquido, da família dos haloalcanos, utilizado para a indução e manutenção da anestesia geral.
Qual o valor de fluxo de oxigênio mínimo a ser usado em um sistema de duplo de Baraka?
(D) o sistema duplo “T” de Baraka, empregando fluxo diluente de oxigênio de 50 mL/kg/min, funciona como um sistema sem reinalação de gases expirados.
São fatores que diminuem a cam?
A hipóxia, a anemia grave, o avançar da idade, a temperatura, o uso de sedativos ou narcóticos, a gestação diminuem a CAM.
Que fatores interferem na velocidade da indução da anestesia inalatória?
Conceito e fatores que interferem; 17.4 – Ações e efeitos dos anestésicos inalatórios….
- temperatura do anestésico;
- distância percorrida pela bolha até a superfície do líquido (sistema da borbulha);
- características físicas do líquido;
- tamanho das bolhas (sistema de borbulha). [ ver resposta ]