Quando a cárie chega na dentina?


Schelley Haas01Dec2025

Quando a cárie atinge a dentina, o nível de dor começa a intensificar-se, podendo sentir uma dor aguda no dente infetado. Quando a subsuperfície de esmalte está enfraquecida devido à perda de cálcio e minerais de fosfato, o esmalte é destruído, formando-se uma cavidade.





Como tratar cárie na dentina?

O tratamento depende da fase da cárie. Quando ela está inativa e ainda não provocou danos ao esmalte, a aplicação de um revestimento fino de resina branca ou transparente chamado selante, na superfície do dente, é suficiente.

O que acontece quando a cárie chega no nervo?

Na maioria das vezes que a cárie atinge o nervo do dente (a polpa) a dor é intensa, espontânea, pulsante, se intensifica a noite ao deitar e dificilmente cessa com analgésicos e costuma durar 3 dias. As vezes pode acontecer a necrose do nervo pulpar e pode não exibir sintomas.



Quanto tempo a cárie evolui para canal?

Quanto tempo isso pode levar vai variar de pessoa para pessoa. A cárie pode cavitar no dente até causar dor, e isso em questão de meses ou anos. Um jeito de prevenir as cavidades é reduzindo a quantidade de placa e bactérias na sua boca.

Como saber se a cárie chega na raiz?

Retração gengival facilita o aparecimento de cárie em raiz dentária. A retração gengival é um problema comum requer atenção redobrada porque o problema dificulta a remoção da placa bacteriana. E o resultado dessa dificuldade não demora a aparecer: gengivas inchadas e avermelhadas e infiltrações cariosas.



Como saber se a cárie chegou na raiz do dente?

Quando as cáries não são tratadas, a tendência é de que as bactérias atinjam a polpa do dente, região que se estende até a raiz e é composta pelos nervos e vasos sanguíneos do dente. Quando isso ocorre, pode haver formação de inchaços, inflamações e até sangramento na escovação.

O que é bom para eliminar cárie?

Atualmente, existem 3 formas de realizar este tratamento: com anestesia e uma broca, para raspar toda a cárie, com laser ou com um gel chamado Papacárie, que consegue amolecer a cárie e eliminar todo o tecido lesionado, de forma simples, rápida e sem dor, sendo uma excelente opção para quem tem medo de ir ao dentista.





Tem como fazer com que a cárie não se espalhe?

COMO EVITAR A CÁRIE COM DICAS INFALÍVEIS?

  1. CUIDE DA SUA HIGIENE BUCAL. …
  2. ESCOLHA A ESCOVA E CREME DENTAL CORRETOS. …
  3. USE O FIO DENTAL DIARIAMENTE. …
  4. EVITE ALIMENTOS AÇUCARADOS. …
  5. FIQUE ATENTO À PLACA BACTERIANA E AO TÁRTARO. …
  6. DOR E SENSIBILIDADE DENTAL. …
  7. PERDA DA FUNÇÃO MASTIGATÓRIA. …
  8. DENTES DANIFICADOS.

O que acontece se não remover a cárie?

Se não for tratada, a cárie lesiona a camada da dentina, provocando dor e sensibilidade. Mais: o indivíduo mastiga menos e sabota a digestão. Em estágio avançado, ataca a polpa dentária, tecido mole com nervos e vasos sanguíneos, causando infecção.



É possível morrer de cárie?

Uma simples cárie pode, sim, ser fatal. Foi o que causou a morte do ex-vocalista da banda Dominó Ricardo Bueno, aos 40 anos, em 2017 e o que preocupa a comunidade médica por ser uma porta de entrada para infecções em órgãos vitais e doenças mais graves.

Quanto tempo demora para uma cárie evolui?

O desenvolvimento da cárie leva de algumas semanas até vários meses, mas a dor só aparece quando a “escavação” se aproxima da polpa do dente, um conjunto sensível de nervos e vasos sanguíneos.





Como saber se a cárie vira canal?

Cárie profunda Para que um canal seja diagnosticado, é preciso que o cliente apresente certos sintomas, como as infecções e o incômodo proveniente da região interna do dente. Em geral, essa dor costuma ser sentida logo após a ingestão de alimentos doces ou líquidos bem gelados.

Quando a cárie chega na raiz dói?

Os riscos da cárie não tratada “Elas podem afetar o dente, de ordem local, como abscesso periapical (inchaço com pus que ocorre junto à raiz de um dente e que normalmente provoca dores), necrose pulpar (necrose localizada na polpa do elemento dentário) e em casos extremos, a perda do elemento dental”, explica.



Como tirar cárie sozinho?

Como tratar a cárie sem anestesia e sem dor Uma excelente forma de eliminar a cárie é usar o gel chamado Papacárie, que é feito à base de papaína, encontrada no mamão, que remove completamente a cárie do dente sem precisar de anestesia, nem usar a broca para raspagem do dente.











Subscribr Now

Get All New Job Notification