Qual o tema do poema de Carolina Maria de Jesus?
Carolina evidencia a marginalidade em que viviam os favelados, principalmente os negros, destacando como ela mesma já tinha sofrido preconceito não só por ser uma mulher da favela, mas por ser mulher negra da favela. Ela presenciou momentos de racismo, da suposta inferioridade feminina e de preconceito social.
Em que situação o poema Carolina foi escrito?
“A Carolina” é um soneto escrito por Machado de Assis à época da morte de sua esposa, Carolina Augusta Xavier de Novais. O soneto é considerado a melhor peça de sua obra poética.
São pensamentos idos e vividos?
São pensamentos idos e vividos. Carolina Augusta Xavier de Novaes e Joaquim Maria Machado de Assis casaram-se no dia 12 de novembro de 1869 e viveram uma plácida e amorosa vida conjugal durante 35 anos. A morte da esposa, em 1904, deixa Machado abatido e queixoso.
Qual o poema que Machado recitou no seu primeiro encontro com Carolina?
Quadro 1 : Interpretação do soneto “A Carolina“, indicação de afetos e aspectos biográficos da história de Machado e sua esposa Carolina Augusta, ligados ao texto poético. Querida, ao pé do leito derradeiro Em que descansas dessa longa vida, Aqui venho e virei, pobre querida, Trazer-te o coração do companheiro.
Qual a importância da vida e obra da escritora Carolina Maria de Jesus?
A escrita para Carolina Maria de Jesus funciona principalmente como possibilidade de ascensão social. É através da publicação dos seus livros que ela visualiza a possibilidade de sair do “quarto de despejo” e passar a viver em uma casa de alvenaria, fato que só acontece com a publicação de seu segundo livro.
Qual é a importância de Carolina Maria de Jesus para a literatura brasileira?
Em 1960, Carolina Maria de Jesus foi a grande revelação da literatura brasileira. … Carolina era catadora de papel na época, mas mantinha um diário e foi ele que deu origem ao livro que faria história. A obra tornou-se best-seller rapidamente, foi traduzida em 16 idiomas e vendida em mais de 40 países.
Como Carolina começou a escrever seu livro?
Em 1941, sonhando em ser escritora, vai até a redação do jornal Folha da Manhã com um poema que escreveu em louvor a Getúlio Vargas. No dia 24 de fevereiro, o seu poema e a sua foto são publicados no jornal. Carolina continuou levando regularmente os seus poemas para a redação do jornal.
Quem foi Carolina de Jesus e fale alguma frase escrita por ela?
Uma mulher negra, residente na favela do Canindé, em São Paulo, trabalhava como catadora de papéis e criava sozinha os seus três filhos. Mesmo com pouco acesso à escolaridade, Carolina Maria de Jesus era apaixonada por literatura. Escrevia poemas e diários onde relatava as suas condições de vida precárias.
O que é verso alexandrino de exemplos?
São versos que possuem quatro pés métricos anapésticos, ou seja, com acento tônico na 3ª, 6ª, 9ª e 12ª sílabas. Alguns autores da Literatura Brasileira a valer-se da utilização de Alexandrinos em conjunto com Dodecassílabos (Alexandrinos modernos descesurados).
Qual é a característica mais marcante das obras de Machado de Assis?
As obras apresentam frases curtas e incisivas, repletas de humor e reflexão através de frases irônicas e sugestivas, além de apresentar intertextualidade com obras consagradas e perfeição gramatical.
Qual é a importância da escritora Carolina Maria de Jesus e da obra Quarto de Despejo para além do relato de suas condições de vida?
É através da escrita que Carolina torna-se sujeito de si mesma, uma vez que põe no papel seus dramas e angústias, seus medos e frustrações; e através dela torna-se sujeito social ao retratar a pobreza e a miséria presente no “quarto de despejo”.
Qual a importância da obra de Carolina de Jesus no cenário literário brasileiro atual?
A obra traz as memórias de infância de Carolina enquanto vivia em Sacramento, Minas Gerais. Faz um recorte da opressão e da injustiça social, do abuso de poder e do racismo que sempre permeou a realidade brasileira.
Por que Carolina de Jesus foi importante?
Carolina Maria de Jesus é uma das primeiras autoras negras publicadas no Brasil e teve sua vida atravessada pela miséria e pela fome. Favelada e catadora de papel, narrou em seus escritos a vida dura que teve desde a infância.
Qual a importância de Quarto de Despejo para a literatura brasileira?
A importância do livro como uma crítica social Além de falar sobre o seu universo pessoal e os seus dramas cotidianos, o Quarto de Despejo também teve importante impacto social porque chamou a atenção para a questão das favelas, até então um problema ainda embrionário na sociedade brasileira.