Qual foi o motivo da explosão do porto de Beirute?


Nick Rivera20May2025

Principalmente porque a gigantesca explosão foi causada por um incêndio em um depósito que armazenava centenas de toneladas de nitrato de amônio desde 2014, mas nenhum responsável foi julgado até agora.





O que ocorreu uma enorme explosão que devastou a zona portuária de Beirute resultando em 220 mortos 110 desaparecidos e cerca de 7.000 feridos?

Uma explosão na região portuária de Beirute deixou mais de 100 mortos e cerca de 4 mil feridos nesta terça-feira (4), segundo a contagem oficial do governo do Líbano e da Cruz Vermelha. A suspeita é que a explosão tenha partido de um armazém que guardava nitrato de amônio, um tipo de fertilizante.

Como aconteceu a explosão do nitrato de amônio em Beirute?

Uma faísca decorrente de falha elétrica deu origem ao incêndio no depósito de fogos de artifício. E o calor do fogo chegou ao armazém onde estavam estocados incorretamente toneladas de nitrato de amônio. A substância se decompôs com a alta temperatura e gerou a grande explosão.



Quem explodiu o porto de Beirute?

Na tarde de 4 de agosto de 2020, uma carga de fertilizante de nitrato de amônio armazenado inadequadamente explodiu no porto de Beirute, transformando grande parte da cidade em uma zona de guerra.

Porque o nitrato de amônio explode?

A acumulação de grandes quantidades de nitrato de amônio permite que mais calor seja contido por mais tempo quando uma mistura queima. Adicione oxidante suficiente a um fogo, e ele provocará uma explosão.



Como funciona a onda de choque que devastou a zona portuária de Beirute?

Esse tipo de onda é um distúrbio de propagação, onde elementos como pressão, velocidade etc, variam de forma brusca. … Nesse caso, houve uma detonação, pois a energia liberada foi propagada em onda de choque, causando uma destruição muito grande na cidade, tendo alcançado um raio de 10km do ponto de ignição.

Como funciona a onda de choque que devastou a zona portuária de Beirute capital libanesa na Terça-feira 04 de agosto de 2020?

“O nitrato de amônio pode aquecer e detonar, com a imensa liberação de gases. Por isso nitratos, de forma geral, tem potencial explosivo. Se aquecidos, eles decompõem liberando grande quantidade de gases, e muito rapidamente, como ocorreu no Líbano”, explica o professor.





Como a explosão de Beirute poderia ser evitada?

Existem meios de prevenir esses incêndios, como o uso dos sprinklers. Um sistema fixo, automático, conhecido mundialmente pela sua eficiência em controlar um incêndio no início, que poderia ter suprimido ou controlado as chamas.

Como são fabricados os explosivos?

Os explosivos foram descobertos na China, no século I, durante a Dinastia Han. Os alquimistas, procurando pelo elixir da longa vida, acidentalmente misturaram carvão, enxofre e salitre (nitrato de potássio) e criaram um pó preto capaz de sofrer explosões ao ser incendiado.



Como está o Líbano depois da explosão?

Mas, um ano depois, o país está em uma situação pior do que estava em 4 de agosto de 2020. Em vez de uma mudança de rumo, a explosão aprofundou a paralisia política do Líbano – o país tem tido um governo provisório por quase um ano – e um colapso econômico que começou no outono de 2019.

Porque o nitrogênio explode?

As moléculas que formam a nitroglicerina são muito instáveis, ou seja, quebram facilmente. Isso acontece porque os grupos de moléculas formadas pelo nitrogênio (um dos principais elementos que compõem a nitroglicerina) repelem-se uns aos outros, devido às suas cargas elétricas.





O que reage com nitrato de amônio?

Insensível ao choque e ao atrito, o nitrato de amônio é um explosivo “medíocre”, a menos que seja misturado com hidrocarbonetos, por exemplo, ou exposto ao fogo, de acordo com a Sociedade Francesa de Química. É claro que “sua onda (expansiva) de detonação causa grande destruição.

Como foi e qual causa da onda de choque que devastou a zona portuária de Beirute capital libanesa na Terça-feira 04 de agosto de 2020?

A explosão no porto de Beirute em 2020 aconteceu no dia 4 de agosto de 2020, em um depósito que armazenava nitrato de amônio. … Após a explosão, uma grande nuvem de fumaça negra tomou conta da área do porto, um jornal libanês, teve sua sede destruída com partes do telhado caídas, janelas estouradas e móveis danificados.



Como funciona a onda de choque?

Uma onda de choque se forma sempre que pulsos de pressão se movem no meio com uma velocidade maior que a velocidade do som nesse meio. Isto provoca um aumento da pressão nesta região gerando uma onda de choque que também recebe o nome de estrondo sônico notado em aviões que quebram a barreira do som.











Subscribr Now

Get All New Job Notification