Qual foi o legado de Marielle Franco?
Cinco meses após o assassinato de Marielle, seis de seus projetos de lei foram aprovados na Câmara Municipal: o Programa de Espaço Infantil Noturno (Espaço Coruja); a criação da campanha de enfrentamento ao assédio e violência sexual nos transportes; o Dia Municipal de Luta contra o encarceramento da Juventude Negra; o …
O quê Marielle Franco defendia?
Marielle defendia o feminismo, os direitos humanos, e criticava a intervenção federal no Rio de Janeiro e a Polícia Militar, tendo denunciado vários casos de abuso de autoridade por parte de policiais contra moradores de comunidades carentes.
O quê Marielle Franco fez de importante?
Ela foi vereadora, eleita em 2017 pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Em sua carreira política, Marielle foi reconhecida internacionalmente, por ONGs como a Anistia Internacional, pela formulações de projetos de leis e pautas em defesa dos direitos da população LGBTI e das mulheres pretas e faveladas.
Quais virtudes de Marielle teriam sido importantes nessa inspiração?
“A Marielle é o nosso símbolo de resistência pelo simples fato de ter sido a resistência na pele e na alma. Mulher, preta, feminista, homossexual, nascida e criada no Complexo da Maré e uma política exemplar. Marielle ocupava um espaço de poder e usava sua voz e força contra esse desgoverno.
Quais os projetos de Marielle Franco?
- Assédio não é passageiro (PL 417/2017)
- %u200BDossiê Mulher Carioca (PL 555/2017)
- Assistência Técnica Pública e Gratuita para habitações de interesse social (PL 642/2017)
- Efetivação das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (PL 515/2017)
- %u200BDia de Thereza de Benguela no Dia da Mulher Negra (PL 103/2017)
Quem matou Marielle Franco e porquê?
Depois de um ano de investigações, autoridades do Rio de Janeiro apontaram aqueles que teriam cometido os assassinatos. São eles o PM reformado Ronnie Lessa e o ex-PM Elcio Queiroz, que havia sido expulso da corporação. Lessa e Queiroz ainda não foram julgados, mas foram denunciados pelo Ministério Público do Rio.
O que na vida de Marielle serviu de inspiração as jovens?
Mas, em sua trajetória dentro e fora da política, ela também foi inspiração para jovens que partilhavam de seus sonhos e a seguiam em eventos ou para as que descobriram seu papel na sociedade a partir do contato com suas ideias. No dia em que o crime faz um ano, as “herdeiras” são a voz, presente, de Marielle.
Quem matou a vereadora Mirela?
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz como os assassinos de Marielle e de Anderson.
Quem matou Meireles?
Depois de um ano de investigações, autoridades do Rio de Janeiro apontaram aqueles que teriam cometido os assassinatos. São eles o PM reformado Ronnie Lessa e o ex-PM Elcio Queiroz, que havia sido expulso da corporação.
Quantos tiros Marielle recebeu?
Na noite do dia 14 de março de 2018, a vereadora carioca Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes foram mortos a tiros no Estácio, região central do Rio de Janeiro, quando o carro em que estavam foi atingido por diversos disparos. Quatro tiros acertaram a vereadora e três, o motorista.
Quem matou Marielle E porquê?
Depois de um ano de investigações, autoridades do Rio de Janeiro apontaram aqueles que teriam cometido os assassinatos. São eles o PM reformado Ronnie Lessa e o ex-PM Elcio Queiroz, que havia sido expulso da corporação. Lessa e Queiroz ainda não foram julgados, mas foram denunciados pelo Ministério Público do Rio.
Quem matou Marielle documentário?
As investigações sobre a autoria e motivação do assassinato da vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes ainda são inconclusivas. O crime completou, em 2021, três anos e a Globoplay, liberou para não assinantes, o acesso ao documentário sobre o fatídico 14 de março de 2018.