Qual é a causa do vitiligo?
A condição é causada pela falta de melanina, que é o pigmento da pele. A doença pode afetar qualquer área da pele e há dois tipos: o vitiligo segmentar e o não segmentar.
Como são as primeiras manchas de vitiligo?
O vitiligo é uma doença caracterizada por manchas brancas na pele e nas mucosas. Elas surgem após o desaparecimento de células chamadas melanócitos, que produzem a melanina (substância que dá “cor” à nossa pele).
O que fazer para evitar o vitiligo?
Como se prevenir?
- evitar o estresse;
- levar uma vida tranquila;
- cuidar da saúde mental;
- passar protetor solar diariamente;
- visitar periodicamente o dermatologista;
- verificar o histórico da doença na família;
- usar dermocosméticos especiais.
Qual a idade que aparece vitiligo?
Nuno Osório – As primeiras lesões podem aparecer em qualquer idade, do nascimento à velhice. A média de idade para surgimento das primeiras lesões é 20 anos. Drauzio – O vitiligo é uma doença que pode ocorrer em pessoas de todas as etnias?
O que é bom para tratar vitiligo?
No tratamento para vitiligo podem ser utilizados medicamentos orais, como corticoides, que auxiliam a estabilizar a doença. Medicamentos imunomoduladores (substâncias que interferem no sistema imunológico) também auxiliam a evitar a progressão da doença e, em geral, têm menos efeitos adversos do que os corticoides.
O que é vitiligo emocional?
“Sempre que realizamos uma anamnese acabamos encontrando algum problema de fundo emocional em quem tem vitiligo. Situações estressantes, como a perda de um ente querido, brigas familiares, demissão, entre outros traumas do dia a dia podem desencadear o início da doença”, explica a dra.
Como identificar uma mancha de vitiligo?
Sintomas de Vitiligo
- Perda de pigmentação do cabelo, cílios, sobrancelhas ou barba.
- Perda da cor nos tecidos que revestem o interior de sua boca e nariz (membranas mucosas)
- Perda ou alteração da cor da camada interna do globo ocular (retina)
- Manchas descoradas em torno das axilas, umbigo, órgãos genitais e reto.
Como começa a doença de pele vitiligo?
A doença crônica e autoimune é caracterizada por manchas brancas espalhadas pelo corpo e pelo rosto. Algumas pesquisas sugerem que o vitiligo possa surgir da formação de anticorpos que atacam e destroem os melanócitos ou então inibem a produção da melanina. Até trinta por cento dos casos possuem histórico familiar.
O que é bom para acabar com vitiligo?
Pomadas e cremes Existem cremes e pomadas que podem auxiliar no tratamento de vitiligo, a função deles geralmente é fazer as manchas retornarem à cor natural. Podem ser utilizadas pomadas como imiquimod, tacrolimus e pimecrolimus, que mostram bons resultados.
Como acabar com vitiligo naturalmente?
Na década de 70 e 80 o hospital utilizava plantas indianas, com bons resultados medicinais, para tratar o vitiligo e outras doenças. Atualmente são utilizadas outras plantas, como a Acariçoba (Hidrocotileumbelata), que agem no sistema nervoso e é ótimo para a pele e o tradicional Açafrão (Curcuma longa).
Como saber que você está com vitiligo?
Sintomas de Vitiligo
- Perda de pigmentação do cabelo, cílios, sobrancelhas ou barba.
- Perda da cor nos tecidos que revestem o interior de sua boca e nariz (membranas mucosas)
- Perda ou alteração da cor da camada interna do globo ocular (retina)
- Manchas descoradas em torno das axilas, umbigo, órgãos genitais e reto.
Qual a probabilidade do meu filho ter vitiligo?
Daniela também destaca que, assim como qualquer doença genética, não necessariamente o filho vai herdar se um dos pais tiver. Portanto, a atenção em relação aos filhos de pacientes deve existir, mas sem uma preocupação exagerada.
Qual remédio caseiro que é bom para vitiligo?
Para vitiligo pode ser usado o chá de cipó-de-São-João, sob a forma de banhos diários ou infusão alcoólica. Muitas espécies nativas podem ser cultivadas, não havendo necessidade de serem coletadas na natureza. São exemplo o jaborandi, a carqueja, a salsaparrilha e a espinheira santa.
Como curar vitiligo emocional?
Apesar de a doença não ter cura, o tratamento costuma apresentar resultados satisfatórios. “Há várias formas de tratar atualmente, como a fototerapia com radiação ultravioleta B, tratamento tópico com corticoides, tecnologias com laser”, enumera a dra.