Qual a função da trepanação?
Além de ser usada para ‘tratar’ ferimentos cranianos e doenças mentais, arqueólogos sugerem que a trepanação poderia ter propósitos religiosos – como o exorcismo. Para fazer a perfuração, eram usadas pedras pontudas e lâminas de obsidiana (nos primeiros registros).
Como é feita uma trepanação?
Trepanação
- Na medicina moderna, a trepanação consiste na abertura de um ou mais furos no crânio, com o uso de um trépano ou broca neurocirúrgica. …
- Em uma craniotomia, várias trepanações são feitas para criar os vértices de um polígono ósseo que será retirado do crânio.
Qual a diferença entre trepanação e lobotomia?
Mais conhecido como trepanação, o tratamento é ainda mais agressivo que a lobotomia. Na prática, a técnica era usada para aliviar a pressão no cérebro causada pelo sangue.
O que é a trepanação que foi a primeira operação conhecida?
A trepanação é a primeira operação conhecida (Figura 1). A remoção de pequeno fragmento ósseo, geralmente arredondado, é conhecida desde os tempos neolíticos e era feita por razões religiosas, mas também médicas (alívio da pressão intracraniana). Os fragmentos ósseos discóides eram usados como amuletos.
O que é a cirurgia de lobotomia?
Lobotomia ou Leucotomia é uma técnica de intervenção psicocirúrgica feita no cérebro, que consiste na retirada total ou parcial dos lóbulos cerebrais.
Para que serve a cirurgia de craniotomia?
A craniotomia descompressiva (CD) é método cirúrgico utilizado para redução imediata da pressão intracraniana (PIC). É geralmente indicado em casos de tumefação cerebral, hematoma subdural agudo (HSDA) e também para doenças não traumáticas.
Quanto tempo dura uma cirurgia de craniotomia?
A craniotomia é um procedimento complexo que dura em média 5 horas, é feito sob anestesia geral e requer que a pessoa fique internada por 7 dias, em média, para receber os cuidados médicos e seguir em observação quanto às funções do corpo coordenadas pelo cérebro, como fala e movimentos do corpo.
Como é feita a cirurgia de craniotomia?
O cirurgião pode usar uma broca médica para fazer orifícios no crânio e uma serra especial para cortar cuidadosamente o osso. O retalho ósseo será removido e reservado. O cirurgião separa a cobertura externa do cérebro diretamente abaixo do osso (dura-máter) e a corta cuidadosamente para expor o cérebro.
O que é uma cranioplastia?
A correção cirúrgica dos defeitos cranianos está indicada por estética para restaurar a proteção craniocerebral e também para aliviar algumas manifestações clínicas da falha óssea.
Qual foi o primeiro ato cirúrgico realizado na história da cirurgia?
Historiadores e pesquisadores da área afirmam que a história da cirurgia começou muitos anos antes de Cristo. Graças aos relatos de trepanação, este foi considerado o primeiro procedimento cirúrgico em 6500 a.C. Esse método era utilizado para curar doenças mentais, dores de cabeça e ataques epiléticos.
Como é feita a craniotomia descompressiva?
A técnica do procedimento requer a retirada óssea ampla, maior que as usualmente utilizadas nos hematomas e contusões, sendo preferencial a incisão em ‘T’- Kemp, por permitir acesso amplo às regiões frontotemporoparietal e grande descompressão óssea.
Quais são os efeitos da lobotomia?
As cirurgias tiveram sucesso no tratamento de pacientes com doenças como depressão, esquizofrenia e síndrome do pânico, mas com direito a efeitos colaterais graves, incluindo aumento da temperatura corporal, vômitos, incontinência urinária e intestinal e problemas oculares, além de apatia e letargia.
Como é feita a lobotomia atualmente?
1. A palavra “lobotomia” significa “cortar um lobo cerebral”, o que quer dizer isso mesmo: tirar um pedaço do cérebro. A lobotomia, também chamada de leucotomia, é um tipo de cirurgia realizada no cérebro na qual são cortadas e removidas as vias que ligam os lobos frontais ao tálamo e outras vias frontais associadas.
Quando é feito uma craniotomia?
A craniotomia pode ser o procedimento indicado nas seguintes situações:
- Diagnosticar, remover ou tratar tumores cerebrais;
- Clipe ou reparo de um aneurisma cerebral;
- Remover sangue ou coágulos sanguíneos de um vaso sanguíneo rompido;
- Remover uma malformação arteriovenosa – MAV;
- Drenar abscesso cerebral;