Quantos povos indígenas existem no Mato Grosso?


Teresa Bradford21May2025

Terceiro maior Estado em extensão territorial do país, com 903 mil km², Mato Grosso registra 42.538 índios, divididos em 42 etnias. Os dados são do último censo disponível do IBGE, de 2010. Ainda aponta 5.821 indígenas vivendo em áreas urbanas. Dos 141 municípios, 55 contam com terras indígenas, segundo a Funai.





Quais são os povos e comunidades tradicionais que vivem no Mato Grosso do Sul?

Com diferentes identidades étnicas e costumes, vivem na região os povos Aweti, Ikpeng, Kaiabi, Kalapalo, Kamaiurá, Kisêdjê, Kuikuro, Matipu, Mehinako, Nahukuá, Naruvotu, Wauja, Tapayuna, Trumai, Yudja e Yawalapiti.

Quais são todos os povos indígenas?

Quadro geral dos povos

#NomesFamília linguística
1AikanãAikaná
2AikewaraTupi-Guarani
3AkuntsuTupari
4AmanayéTupi-Guarani


Que povos indígenas vivem no Mato Grosso?

Em Mato Grosso do Sul, segundo a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI/MS), a população indígena soma 80.459 habitantes, presentes em 29 municípios. Representados por 08 etnias: Guarani, Kaiowá, Terena, Kadwéu, Kinikinaw, Atikun, Ofaié e Guató.

Por que Mato Grosso do Sul é considerado um Estado indígena?

A cultura do Mato Grosso do Sul possui forte influência indígena e também dos paraguaios, devido à proximidade geográfica e cultural entre o estado e o Paraguai. Há também uma forte influência do campo e do ambiente rural no modo de vida da população local.



Como vivem os grupos indígenas de Mato Grosso do Sul?

Com uma das maiores populações indígenas, Mato Grosso do Sul tem larga produção de artesanato. Inclusive com peças e instrumentos tombados como patrimônios imateriais – Viola do Cocho, a cerâmica dos Terena, dos Kadiwéu e dos Kinikinawa. Esta etnia, como a Guaicuru, porém, não está entre as seis principais nações.

Quais povos indígenas vivem em Mato Grosso do Sul e em quais regiões?

O Estado de Mato Grosso do Sul possui hoje uma população indígena estimada em 63 mil pessoas[6], na qual se destacam os Kaiowá e Guarani, os Terena, os Kadiwéu, os Guató e os Ofaié[7], sendo que os Kaiowá e Guarani e os Terena apresentam-se com o maior contingente populacional; os primeiros com cerca de 40 mil pessoas, …





Qual é o maior grupo de comunidade tradicional em Mato Grosso?

A maior área indígena no estado é o Parque Indígena do Xingu, com 2.642.004 ha que abrigam 14 etnias, somando mais de 5 mil habitantes. Muitos habitam em áreas urbanas também. Os povos indígenas estão elencados no Quadro 2.

Quais são os povos indígenas que habitavam o Brasil?

Cerca de 3,5 milhões de índios habitavam o Brasil na época do Descobrimento. Dividiam-se em quatro grupos lingüístico-culturais: Tupi, Jê, Aruaque e Caraíba. Naquela ocasião, os Tupis acabavam de ocupar o litoral, expulsando para o interior as tribos que não fossem Tupis.



Quantos povos indígenas existem no Brasil 2021?

Marta Azevedo, ex-presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) e integrante do Conselho de Gestão Estratégia do Programa Rio Negro do ISA, estima que existam hoje cerca de 1,3 milhão de indígenas no Brasil. No último Censo, foram contabilizados 896,9 mil.

Como vivem os povos indígenas no Mato Grosso do Sul?

Com uma das maiores populações indígenas, Mato Grosso do Sul tem larga produção de artesanato. Inclusive com peças e instrumentos tombados como patrimônios imateriais – Viola do Cocho, a cerâmica dos Terena, dos Kadiwéu e dos Kinikinawa. Esta etnia, como a Guaicuru, porém, não está entre as seis principais nações.





Porque existe Mato Grosso e Mato Grosso do Sul?

A divisão de Mato Grosso em dois estados aconteceu devido a um processo demorado em que foram levados em consideração aspectos sócio-econômicos, políticos e culturais. Enquanto o Sul do estado tentava a divisão, o norte endurecia e barrava as intenções sulistas.

Qual é a causa é a luta dos povos indígenas em Mato Grosso do Sul?

As famílias acampadas não reconhecem as reservas como suas terras e lutam pela devolução de áreas que foram retiradas a força. O Estado-Nação brasileiro doou e vendeu as terras indígenas. … Hoje o Mato Grosso do Sul tem índices altos de suicídio indígena, morte de crianças por desnutrição e assassinatos.



Como era a moradia e a forma de vida dos indígenas que habitavam a região Sul do Brasil?

Para fugir do frio, eles escavavam as moradias na terra, não sem observarem a inclinação do solo para deixar escorrer a água da chuva. Também fabricavam vasos de cerâmica para cozinhar e estocar alimentos. E, longe de casa, cremavam seus mortos.











Subscribr Now

Get All New Job Notification