Quando pedir Dimero D?


Shane Medley01Dec2025

Em resumo, o Ddímero deve ser solicitado apenas em pacientes de baixo risco. Um Ddímero negativo pode excluir TEP em pacientes de baixo risco. Em pacientes de alto risco para TEP (forte suspeita clínica ou escore elevado), exame de imagem diagnóstico deve ser solicitado (ex: angiotomografia de tórax, padrão-ouro).





Qual exame para diagnosticar TEP?

Tradicionalmente a angiografia pulmonar foi considerada o método padrão ouro para diagnóstico de TEP(2,3). Todavia, a angiografia pulmonar é um método invasivo, disponível em poucos centros e utilizado cada vez menos na avaliação destes pacientes, mesmo quando os outros exames não são conclusivos(4,5).

Qual é o protocolo de TEP?

A TC de tórax com finalidade de diagnóstico de TEP é realizada com o uso de contraste iodado intravenoso. Para o acesso intravenoso, utiliza-se cateter com calibre de 18 ou 20 e uma veia antecubital como acesso preferencial. O volume de contraste injetado é de 135 mL, com taxa de infusão de 4 mL/s.



O que é suspeita de TEP?

Tromboembolismo pulmonar (TEP), definido como a migração de um ou mais coágulos das veias sistêmicas para o leito vascular pulmonar, é uma doença de importância mundial, com complicações potencialmente fatais a curto e longo prazos.

O que é o exame Dimero D?

D-Dímero é um índice confiável e sensível de deposição de fibrina. Valores elevados indicam a presença de níveis anormais de produtos da degradação de fibrina no organismo.



Qual o valor do Dimero D?

Em resumo, a presença de DDímero elevado (cutoff > 2.000 mg/L) está relacionado com risco de mortalidade quatro vezes maior em relação a pacientes com níveis normais (razão de risco, 4,11; IC de 95%, 2,48-6,84; P < 0,001) e o risco de desenvolver doença grave foi duas vezes maior em pacientes com níveis de dímerod

O que é TEP na radiologia?

O tromboembolismo pulmonar (TEP) é um tipo de tromboembolismo venoso que ocorre na circulação arterial pulmonar.





Como ver TEP no ECG?

As evidências mais comuns de TEP no ECG são a taquicardia sinusal e sinais de sobrecarga do ventrículo direito. Anormalidades de ST-T também são frequentes (como a inversão da onda T de V1 a V4). Os sinais ominosos mais importantes são aqueles que revelam a presença de sobrecarga ventricular direita.

O que é escala de Caprini?

Caprini elaborou uma avaliação mais individualizada desses fatores de risco. Esse modelo é amplamente utilizado em estudos e serve como referência para a adequação de profilaxia, principalmente para os pacientes de alto risco.



Quais os cuidados de enfermagem para pacientes com TEP?

Alguns Cuidados de Enfermagem com pacientes em TEP

  1. Manter oximetria de pulso e comunicar desaturação;
  2. Verificar FR e registrar. …
  3. Realizar ausculta pulmonar em busca de adventícios e ou campos pulmonares com MV ausentes;
  4. Manter em monitorização cardíaca: traçado eletrocardiográfico e FC.

O que fazer em caso de TEP?

O TEP é uma das causas de CHOQUE OBSTRUTIVO, ou seja, se o paciente estiver sinais de instabilidade hemodinâmica e choque devemos ESTABILIZAR O PACIENTE E REALIZAR UMA TERAPIA DE IMEDIATO. O ideal nesses casos é TROMBÓLISE com rTpa ou Tenecplase.





Para que serve o TEP?

Tromboembolismo pulmonar (TEP) ou embolia pulmonar é um fenômeno que pode ocorrer devido à presença de um trombo nas veias, principalmente nas das pernas; as veias são os vasos sanguíneos que levam o sangue usado pelo corpo de volta ao coração, de onde é levado ao pulmão, local em que será enriquecido com oxigênio …

Quais os sintomas de Dimero d alto?

Os sinais desta situação incluem: dor no membro com vaso ocluído, aumento da temperatura da perna afetada, inchaço, além de rigidez. No caso da TEP, os sintomas serão mais severos e o paciente poderá apresentar: dificuldade para respirar, dor no peito, hipóxia (diminuição da concentração de oxigênio no sangue).



O que eleva D-Dímero?

A elevação no nível de DDímero pode ser causada por Trombose Venosa Profunda (TVP), Embolia Pulmonar (EP), mas também por cirurgia, trauma ou infecção recente. Níveis elevados também são encontrados durante a gravidez, em pacientes com doença hepática, eclâmpsia, cardiopatia e alguns tipos de câncer.











Subscribr Now

Get All New Job Notification