Qual foi a Teoria de Husserl?
A Teoria Fenomenológica de Husserl O grande objetivo de Husserl com sua Fenomenologia era a reformulação da filosofia. Para ele, era preciso refundar a filosofia e estabelecer a fenomenologia como método, sem que isso constituísse a ciência proposta pelo positivismo.
Qual o objetivo da fenomenologia de Husserl?
Husserl apresenta a sua fenomenologia como um método de investigação que tem o propósito de apreender o fenômeno , isto é, a aparição das coisas à consciência, de uma maneira rigorosa. “Como um método de pesquisa, a fenomenologia é uma forma radical de pensar” (MARTINS, 2006, p. 18).
Qual a principal ideia de fenomenologia?
Fenomenologia é o estudo de um conjunto de fenômenos e como se manifestam, seja através do tempo ou do espaço. É uma matéria que consiste em estudar a essência das coisas e como são percebidas no mundo.
O que disse Husserl a respeito da filosofia?
Para Husserl, a filosofia não é uma ciência imperfeita – simplesmente ainda não é uma ciência. Os supremos interesses da cultura humana, contudo, exigem a elaboração de uma filosofia estritamente científica, o que implica a crítica do naturalismo e do historicismo.
Qual o pensamento de Edmund Husserl acerca da ética?
Como consequên- cia da proposta de uma Lógica Pura, Husserl anuncia a ne- cessidade de um tratamento formal da razão prática. O discurso ético deve fundar-se não no impulso de uma subje- tividade humana pessoal, mas nas leis axiológicas formais, válidas para todo sujeito às voltas com valorações, decisões e ações.
Qual é o conceito de fenomenologia?
O termo fenomenologia significa estudo dos fenômenos, daquilo que aparece à consciência, buscando explorá-lo. O fato de Husserl ter em vista, a todo momento, a subjetividade transcendental,correspondente à tarefa da investigação fenomenológica da constituição de toda validez ôntica.
Quais as principais características da fenomenologia?
O conceito básico da fenomenologia é a noção de intencionalidade. Esta intencionalidade é da consciência que sempre está dirigida a um objeto. Isto tende a reconhecer o princípio que não existe objeto sem sujeito.
O que é a consciência para Husserl?
A consciência, portanto é para Husserl, a condição de possibilidade de toda a construção do conhecimento, e, sobretudo no que se refere ao seu método pretensamente formado para fundar a filosofia como a ciência das ciências, ou seja, a ciência pura, sendo a consciência, enquanto resto de tudo aquilo que foi suspenso …
O quê Husserl criticava?
Husserl não se contentaria, a partir de então, com coisa alguma que não se revelasse à consciência como um dado absolutamente evidente (para usar uma expressão sua, que não se revelasse “em pessoa”), mantendo-se, com isso, fiel ao propósito de garantir não o rigor ao modo das ciências ditas “positivas”, mas sim, o …
Qual a importância da experiência na filosofia de Husserl?
Como herança do pensamento de Brentano, Husserl retém a ideia básica segundo a qual a intencionalidade é a peculiaridade da experiência de ser consciente de alguma coisa. Husserl conservará, ao longo do seu percurso filosófico, o sentido primordial dessa intencionalidade em relação às vivências cognoscitivas.
Quais são os três tipos de fenomenologia?
Temos, basicamente, três tipos de Fenomenologia: * 1) Fenomenologia Transcendental de Husserl; * 2) Fenomenologia Existencial de Jean Paul Sartre (1905-1980), e Maurice Merleau Ponty (1908-1961); * 3) Fenomenologia Hermenêutica de Martin Heidegger (1889-1976), Hans Georg Gadamer (n.
Quais as características do serviço social na perspectiva fenomenológica?
A fenomenologia no Serviço Social é o aspecto filosófico da profissão. … Essa vivência, na abertura do sujeito singular, traz a tendência do Serviço Social brasileiro em priorizar as concepções de pessoa como algo em transformação social.
Como é compreendida a consciência para a fenomenologia?
A consciência é caracterizada pela intencionalidade, porque ela é sempre a consciência de alguma coisa. Essa intencionalidade é a essência da consciência, e é representada pelo significado, o nome pelo qual a consciência se dirige a cada objeto.
Qual a função da consciência na fenomenologia?
Consciência e percepção constituem operações do organismo que têm como função: dar-se conta de algo que afeta a experiência; voltar-se para isso (seja um fator interno ou externo); e simbolizar (atribuir um significado ao que é sentido) (Rogers, 1959/1977).