Qual era o nome da Irmã Dulce?
Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes
Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes nasceu em Salvador, Bahia, no dia 26 de maio de 1914. Filha de Augusto Lopes Pontes, dentista e professor da Universidade Federal da Bahia, e de Dulce Maria de Souza Brito Lopes Pontes.
Quem é João Filho de Irmã Dulce?
Os milagres ‘extra-oficiais’ de Irmã Dulce, a primeira santa nascida no Brasil. Há 12 anos, Milena Vasconcelos deu à luz seu primeiro e único filho, João Victor.
Quantos anos morreu Irmã Dulce e do que?
77 anos (1914–1992)Irmã Dulce / Idade ao falecer
Quando Irmã Dulce faleceu?
13 de março de 1992Irmã Dulce / Data de falecimento
Quem foi Dr Augusto Lopes Pontes?
Primeiro sobrinho de Irmã Dulce, o médico Augusto Lopes Pontes Neto morreu na sexta-feira (21), em Salvador, aos 84 anos. Ele faleceu por causa de problemas de saúde naturais da idade.
O que é ser canonizado?
“Canonizar” significa colocar no cânone de santos que podem ser adorados pelos fiéis. Quem decide isso é a Igreja Católica, representada pelo Vaticano, sua autoridade principal.
O que aconteceu com João Irmã Dulce?
· Em 1933, no estado de Sergipe, recebe o hábito e o nome religioso de Irmã Dulce, no dia 13 de agosto. · Em 1992, morre aos 77 anos, no Convento Santo Antônio, em Salvador, ao lado de seus doentes, no dia 13 de março.
Onde nasceu Santa Dulce dos pobres?
Salvador, Bahia, BrasilIrmã Dulce / Local de nascimento
Qual a causa da morte de Irmã Dulce?
O “anjo bom da Bahia” morreu em seu quarto, de causas naturais, aos setenta e sete anos, às 16h45 do dia 13 de março de 1992, ao lado de pessoas queridas por ela, como as irmãs do convento.
Quem matou Irmã Dulce?
Mas já era tarde e uma doença pulmonar crônica foi degradando sua capacidade respiratória. Irmã Dulce faleceu em março de 1992, aos 77 anos, após uma longa permanência em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) instalada em seu quarto.
Qual foi a causa da morte de Irmã Dulce?
O “anjo bom da Bahia” morreu em seu quarto, de causas naturais, aos setenta e sete anos, às 16h45 do dia 13 de março de 1992, ao lado de pessoas queridas por ela, como as irmãs do convento.
Porque Irmã Dulce vira santa?
Em 22 de maio de 2011, Irmã Dulce foi beatificada em missa presidida pelo cardeal dom Geraldo Majella Agnelo, em Salvador. Neste ano de 2019, veio o reconhecimento do segundo milagre: a cura de uma cegueira causada por glaucoma, em 2014. Em 14 de maio, papa Francisco anunciou que Irmã Dulce seria canonizada.
O que é preciso para ser canonizado?
Iniciado o processo na Congregação, em Roma, ele vai ser visto como “venerável”. Aí o processo passa a ser de investigação, pesquisa e comprovação de milagres, virtudes heroicas, até ser beatificado. É preciso comprovar um milagre para ser beato. Depois, com outro, pode ter a graça da proclamação de santo.
Como alguém e canonizado?
Caso a pessoa em causa já tenha o estatuto de beato e seja comprovado mais um milagre pela Igreja Católica, em missa solene o Santo Padre ou um Cardeal por ele delegado declarará aquela pessoa como Santa e digna de ser levada aos altares e receber a mesma veneração em todo o mundo, concluindo assim o processo de …