Qual é a função do disjuntor DR?


Steven Foster13May2025

O Dispositivo Diferencial Residual, ou DR, é um dispositivo de segurança utilizado em instalações elétricas. Sua função é detectar pequenas fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação e evitando que ocorram acidentes.





Qual a diferença do dr para o disjuntor?

Disjuntor termomagnético: Utilizado em instalações residenciais e comerciais, o disjuntor termomagnético protege contra curto-circuito e sobrecarga. DR é um dispositivo que identifica fugas de corrente. Essas fugas podem ocorrer por um fio solto em uma máquina ou encostando em uma carcaça metálica.

Qual a amperagem de DR?

Os Dispositivos DR, Módulos DR ou Disjuntores DR de corrente nominal residual (I∆n) até 30mA, são destinados fundamentalmente à proteção de pessoas e, acima deste valor, são apropriados à proteção das instalações elétricas.



Quando o disjuntor DR desarma?

Se o DR desarmar mesmo sem nenhum aparelho ligado na tomada, isso significa que a fuga de corrente é na instalação elétrica. Neste caso vai ser necessário inspecionar o circuito.

Onde devemos utilizar o dr?

O dispositivo DR serve para identificar pequenas diferenças de corrente entre uma fase e um neutro, ou duas fases de uma instalação. Com isso, ele é capaz de interromper rapidamente o circuito após pequenas fugas de energia.



Como usar o disjuntor DR?

1:457:50Clipe sugerido · 45 segundosComo Usar o Disjuntor DR na sua INSTALAÇÃO ELÉTRICA? – YouTubeYouTube

Qual a diferença entre disjuntor DPS e dr?

IDR: Dispositivo de diferencial residual, protege contra choques causados por vazamentos da correntes e é obrigatório em áreas molhadas. DPS: Dispositivo contra surtos atmosféricos, seu dispositivo de segurança interno queima ao receber uma descarga de raios garantindo a segurança do sistema elétrico.





Quando usar DPS e dr?

Mas, uma coisa o DR e o DPS têm em comum: eles devem ser instalados segundo as prescrições da Norma NBR 5410 para instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado das instalações e a conservação dos bens.

Quem vem primeiro o dr ou disjuntor?

De forma que o Diferencial residual é ligado logo após o disjuntor geral, com a mesma fase sendo ligado no DPS e derivada para o DR.



Pode usar o dr como disjuntor geral?

IDR COMO DISJUNTOR GERAL Esse é um erro grosseiro. Usar o IDR no lugar do disjuntor, além de mais caro, não protege os circuitos. Se houver curto circuito ou sobrecarga, o IDR não vai desarmar, podendo causar danos aos equipamentos.

O que fazer quando o dr desarma?

12:2814:22Clipe sugerido · 58 segundos“DR´´ DESARMOU – Aprenda Resolver (passo a passo) – YouTubeYouTube





O que causa o desarme do dr?

Dessa forma o disjuntor DR é capaz de analisar se a corrente que entra é a mesma que sai, e caso isso não aconteça, ele vai entender que ouve uma fuga de corrente, e se ela for maior que o limite do disjuntor DR, ele vai desarmar o circuito.

O que a norma fala sobre DR?

De acordo com a Norma Brasileira NBR 5410, é obrigatório o uso de Dispositivo de Proteção a Corrente Diferencial-Residual (DR) nas instalações elétricas. Este dispositivo deve ser instalado nos seguintes circuitos: Que sirvam a pontos de utilização situados em locais que contenham chuveiro ou banheira.



Como usar DPS e dr?

4:5313:17Clipe sugerido · 59 segundosMontagem de QDC com DPS e IDR – YouTubeYouTube











Subscribr Now

Get All New Job Notification