Qual é a função da laringe?


Keith Hartleb03Jul2025

A principal função da laringe é proteger as vias aéreas inferiores e não deixar que nenhum alimento, saliva ou outra substância chegue aos pulmões. No ser humano, a laringe, também é responsável pela fala (fonação).





Qual a função da laringe e da faringe?

Portanto, a faringe é um órgão que conecta as cavidades nasal e oral com o esôfago e a laringe. Por isso, através dela passam comida, bebida e ar e, através de complexos mecanismos, se separam e seguem seus caminhos naturais. O ar percorre a parte anterior e entra na laringe para chegar aos pulmões.

Qual a função da laringe no sistema respiratório?

Durante a respiração, a laringe recebe o ar e a epiglote se abre, de modo que esse ar seja conduzido para as vias aéreas e não para o sistema digestivo. O processo inverso ocorre durante a deglutição. A epiglote se fecha para que o alimento consiga seguir no sistema digestório e não invada o sistema respiratório.



Como funciona a faringe?

A faringe pertence ao sistema respiratório e ao sistema digestivo. É um órgão comum aos dois porque por ele passam o ar e também os alimentos ingeridos, sendo que outras estruturas fazem o direcionamento para os demais órgãos de ambos os sistemas. Sua função é fazer a ligação do nariz e da boca à laringe e ao esôfago.

Qual a função da faringe e como ela é dividida?

Sua função é fazer a ligação do nariz e da boca à laringe e ao esôfago. A faringe é dividida em três partes, sendo a nasofaringe, a orofaringe e a laringofaringe (ou hipofaringe). A nasofaringe é a porção localizada mais superiormente, que faz a comunicação posterior com a cavidade nasal.



Qual a diferença entre a faringe e laringe?

Laringe e faringe são duas estruturas encontradas na região do pescoço. A grande diferença é que a faringe faz parte do canal alimentar, que se estende da boca até o esôfago; já a laringe está acima da traqueia (órgão do sistema respiratório que garante a passagem de ar para os pulmões).

Como o ar passa da faringe para a laringe?

O ar inicialmente entra pelas fossas nasais onde é umedecido, aquecido e filtrado. Ele então segue para a faringe, posteriormente para laringe e para a traqueia. A traqueia ramifica-se em dois brônquios dando acessos aos pulmões.





O que liga a faringe a traqueia?

A laringe é um tubo cartilaginoso de forma irregular que conecta a faringe com a traquéia. Situa-se na parte superior do pescoço. A laringe possui uma estrutura cartilaginosa que chama epiglote, que trabalha para desviar das vias respiratórias para o esôfago os alimentos deglutidos.

Quais são as divisões da faringe?

A faringe está localizada na região posterior do nariz, da boca e da laringe, sendo possível distinguir três porções dela: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe. É na faringe que encontramos as chamadas tonsilas, formadas por tecido linfático e atuantes na defesa do organismo.



Qual a diferença entre a faringe e a laringe e cite exemplos de algumas estruturas que as compõem?

Faringe e laringe são duas estruturas encontradas na região do pescoço dos vertebrados. A principal diferença entre faringe e laringe é que faringe é uma parte de um canal alimentar, que se estende desde a cavidade nasal e boca até a laringe e o esôfago, enquanto a laringe é a porção superior da traqueia.

Como é a faringe?

A faringe é uma estrutura que funciona como passagem para alimentos, bebidas e também o ar, sendo um órgão que faz parte tanto do sistema digestório quanto do sistema respiratório. Está localizada posteriormente à cavidade nasal, oral e à laringe, sendo reconhecidas a porção nasal, oral e laríngea do órgão.





Qual o trajeto que o ar percorre na respiração?

O sistema respiratório funciona garantindo a entrada e saída de ar do nosso corpo. O ar inicialmente entra pelas fossas nasais onde é umedecido, aquecido e filtrado. Ele então segue para a faringe, posteriormente para laringe e para a traqueia. A traqueia ramifica-se em dois brônquios dando acessos aos pulmões.

Onde passa o ar que respiramos?

Após passar pelas fossas nasais, o ar segue em direção à faringe, um órgão comum ao sistema respiratório e ao digestório. É devido a essa comunicação que somos capazes de respirar também pela boca.



O que passa pela traqueia?

A traqueia ramifica-se em dois brônquios dando acessos aos pulmões. O ar segue, então, dos brônquios para os bronquíolos e finalmente chega aos alvéolos pulmonares. As trocas gasosas acontecem nos alvéolos pulmonares. Nos alvéolos ocorrem as trocas gasosas, um processo também denominado de hematose.











Subscribr Now

Get All New Job Notification