Quem disse a frase se é para o bem de todos eu fico?


Keith Hartleb19May2025

Dom Pedro
Você já deve ter estudado a famosa frase de Dom Pedro: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto. Diga ao povo que fico”.





Qual foi a frase dita por Dom Pedro ao proclamar a independência?

Foi na tarde de 7 de setembro de 1822, às margens do riacho do Ipiranga, voltando de Santos que Dom Pedro exclamou a famosa frase: “Independência ou Morte! “. Mais do que um Feriado, o dia 7 de Setembro é uma data para relembrarmos a história do país.

O que Dom Pedro gritou no Dia do Fico?

9 de janeiro de 1822 – Dia do Fico A expressão se deve a uma célebre frase de dom Pedro, então príncipe-regente do Brasil, que era na época um Reino Unido a Portugal e Algarves: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico“.



Por que Dom Pedro disse Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação diga ao povo que fico?

“Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, digo ao povo que fico!” A frase diz respeito ao Dia do Fico, no qual o príncipe regente declarou que não cumpriria as ordens das Cortes portuguesas, que exigiam a sua volta a Portugal, ficando no Brasil.

Quem escreveu a carta do fico?

A célebre frase atribuída a D. Pedro de Alcântara transformou o que seria mais um comum dia 9 de janeiro em símbolo do acontecimento mais conhecido como o Dia do Fico. Momento relacionado à escolha do Príncipe regente em permanecer no Reino do Brasil.



O que era a lei do Cumpra-se’?

O “Cumprase” consistia em uma medida em que qualquer decisão tomada pelas Cortes portuguesas só teria validade no Brasil com a prévia autorização do príncipe regente. Desse modo, o poder de mando lusitano era anulado e a autonomia política brasileira reafirmada.

Qual foi a frase que Pedro?

Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico”. Porém, para compreendê-la melhor, é necessário conhecer o contexto em que ela foi dita.





Qual frase Dom Pedro puxando sua espada gritou?

Pedro I montado num cavalo, segurando uma espada e gritando “Independência ou morte!” às margens do Ipiranga, em meio a uma enorme comitiva, é conhecida pela maioria dos brasileiros que estudam a história do país.

O que motivou Dom Pedro primeiro a dar o grito do Ipiranga?

Pedro I estava sofrendo de problemas intestinais (que não se sabe sua origem específica). O príncipe regente leu todas as notícias e ratificou a ordem de independência com um grito às margens do Rio Ipiranga, conforme registrado na história oficial.



Como é para o bem do povo e felicidade geral da nação estou pronto?

“Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto! Digam ao povo que fico.” Ao contrário do imaginário popular, muito provavelmente essa frase não foi dita pelo então príncipe regente Pedro 1º (1798-1834) no episódio conhecido como Dia do Fico.

Qual é a importância do Dia do Fico?

O Dia do Fico aconteceu em 9 de janeiro de 1822 e significou a permanência de Dom Pedro I no Brasil, descumprindo as ordens da Coroa portuguesa para que voltasse para a Europa imediatamente. As elites apoiaram a decisão do príncipe regente.





Porque se deu o Dia do Fico?

9 de janeiro de 1822
O Dia do Fico aconteceu em 9 de janeiro de 1822 e significou a permanência de Dom Pedro I no Brasil, descumprindo as ordens da Coroa portuguesa para que voltasse para a Europa imediatamente.

Onde Dom Pedro gritou Independência ou Morte?

Pedro até as margens do Ipiranga em 7 de setembro de 1822. Os antecedentes da história da Independência do Brasil têm vários aspectos, mas cabe destacar os fatos que ocorreram em São Paulo e foram determinantes para a vinda do príncipe D. Pedro, culminando com o grito do Ipiranga.



O que significa o Cumpra-se decretado em maio de 1823?

Em maio de 1822, os ministros brasileiros instituíram o chamado “Cumprase”. De acordo com tal medida, qualquer ordem vinda de Portugal só poderia ser cumprida com a aprovação prévia do príncipe regente. Reforçando o apoio a Dom Pedro I, os ministros declararam Dom Pedro como “defensor perpétuo do Brasil”.











Subscribr Now

Get All New Job Notification