Quando eu posso emitir uma nota de débito?
A nota de débito é um documento utilizado para que seja efetuada a cobrança de valores para os quais não é compatível a emissão de notas fiscais. Este recurso é fundamental no dia a dia de empresas B2B, que têm como atividade a prestação de serviços a outras organizações.
Quem emite a nota de débito?
Diferente da fatura, as notas de débito são um tipo de nota emitida para avisar um cliente sobre o débito e não tem emissão obrigatória. Ou seja, cabe à empresa decidir se uma nota de débito deve ser emitida ou não.
Qual o CFOP de nota de débito?
Será criada uma nota com a CFOP 5949 e T.V.
O que é uma nota de crédito e débito?
Se por um lado a nota de crédito é utilizada para modificar dados na fatura, por outro, a nota de débito tem como objetivo corrigir aspetos relacionados com o IVA nas faturas.
Quando se deve emitir uma nota de crédito?
A nota de crédito de cliente pode ter diversas origens como:
- Devolução de venda.
- Promoção realizada por sua empresa com emissão de um cupom de desconto para o cliente.
- Concessão de abatimento para o cliente por problemas de qualidade da sua empresa.
- Pagamento de um valor a maior pelo cliente para sua empresa.
Como funciona nota de repasse?
A nota de repasse é utilizada pela agência quando ela recebe o valor total do cliente > repassa uma parte para o fornecedor > e fica com a sua comissão. Nesse caso, a nota vai com o valor total para o cliente, mas o imposto só incide sobre o valor que efetivamente fica para a agência.
Quem pode emitir nota de repasse?
As agências de publicidade tinham o costume de emitir o que chamávamos de “Nota de Repasse”, em que o valor dos serviços contemplava o valor “cheio”, incluindo valores repassados aos veículos de comunicação e outros prestadores de serviço envolvidos nas campanhas.
O que é uma nota de cobrança?
A carta de cobrança é uma comunicação formal enviada por uma empresa para clientes inadimplentes com o intuito de informar sobre dívidas em aberto. O mecanismo faz parte do processo de cobrança extrajudicial, ou seja, é uma maneira amigável de negociar valores devidos, sem recorrer a uma ação judicial.
Para que serve CFOP 5202?
CFOP 5202: deve ser usado para devolução de compra para comercialização de mercadorias, cujas entradas tenham sido identificadas como compra para comercialização (isto é, o 1102);
O que é o CFOP 2201?
2201 – Devolução de venda de produção do estabelecimento. 2202 – Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros. 2203 – Devolução de venda de produção do estabelecimento, destinada à Zona Franca de Manaus ou Áreas de Livre Comércio.
O que é a nota de crédito?
A nota de crédito de cliente é um título de crédito emitido pelo setor Financeiro da sua empresa para o seu cliente com o objetivo de deduzir valores do total a receber do cliente.
Como passar uma nota de crédito?
Para criar e imprimir uma nota de crédito para os itens devolvidos que são faturados para uma ordem de venda lançada, siga estas etapas:
- Clique em Contas a receber > Comum > Ordens de venda > Todas as ordens de venda. …
- Na guia Vender, clique em Nota de Crédito.
Como funciona a nota de crédito?
A Nota de Crédito é um documento comercial emitido por um vendedor a um comprador, indicando quantidades, preços e formas de pagamento acordados entre vendedor, o comprador para produtos e serviços, cujo comprador não pagou, não recebeu, ou devolveu.
O que está incluso no das?
No regime estão inclusos os tributos de IRPJ, CPP, PIS/PASEP, COFINS, IPI, CSLL, ICMS e ISS. O diferencial é que o seu cálculo e pagamento são unificados. Já a tributação aplicada nestes casos vai variar conforme a atividade econômica que a empresa exerce no mercado.