Quando é necessário fazer a cerclagem?


Latisha Dworin26May2025

Geralmente, a cerclagem uterina é indicada para ser realizada entre as 12 e as 14 semanas de gestação, mas também pode ser feita até as 23 semanas, no caso do exame ginecológico ou o ultrassom mostrarem insuficiência do colo uterino.





Quanto deve custar uma cerclagem particular?

Cirurgia. A doença de Kauanny requer um tratamento conhecido como cerclagem definitiva. Mas o procedimento custa em média R$ 15 mil e ela não tem condições de arcar com os custos, por isso, está tentando a cirurgia gratuita pelo Hospital das Clínicas, na capital paulista.

Porque fazer cerclagem na gravidez?

Conhecida como cerclagem, esse tipo de operação é feita para evitar que o bebê nasça prematuro e garanta uma gravidez mais segura. A cirurgia é um dos tratamentos para uma doença chamada Incompetência Istmo Cervical, que é quando o colo perde a capacidade de suportar o peso da gravidez.



Qual o risco de uma cerclagem?

Entre os principais riscos estão a ocorrência de infecções intrauterinas e, até mesmo, o rompimento da membrana do saco amniótico. O procedimento, também, pode causar irritabilidade uterina, deslocamento da sutura e cicatrização do colo do útero.

Como sei que tenho IIC?

O diagnóstico de IIC é feito através da avaliação do comprimento do colo através do ultrassom transvaginal. O colo é tipicamente curto (≤25 mm). Pode haver detritos (sludge = precipitado de escamas fetais, vernix, leucócitos, bactérias) que podem ser vistos no líquido amniótico.



Qual mais seguro cerclagem ou Pessario?

Em outro ensaio comparativo não randomizado, o pessário cervical foi tão eficaz quanto a cerclagem cervical em retardar o início do trabalho de parto.

Quem tem cerclagem a bolsa estoura?

Porém, estudos científicos demonstram que o risco de estourar a bolsa amniótica é pequeno quando a cerclagem é feita antes 38º semana de gravidez.





Quanto tempo de repouso é necessário após a cerclagem?

Após a cerclagem uterina é necessário permanecer em repouso relativo durante 30 dias e não ter relações sexuais durante esse período. O repouso relativo significa que a gestante pode voltar a trabalhar e realizar tarefas simples, mas deve evitar esforços como fazer exercício físico e levantar peso.

É possível entrar em trabalho de parto com cerclagem?

Sim. Como toda cirurgia, pode provocar sangramento, perda de líquido amniótico e até desencadear o trabalho de parto.



Quem faz cerclagem pode andar?

Após a cerclagem uterina é necessário permanecer em repouso relativo durante 30 dias e não ter relações sexuais durante esse período. O repouso relativo significa que a gestante pode voltar a trabalhar e realizar tarefas simples, mas deve evitar esforços como fazer exercício físico e levantar peso.

Quem tem IIC sente dor?

“Ter insuficiência (ou incompetência) istmo-cervical (IIC) quer dizer que seu colo do útero é mais fraco ou curto que o normal. Ele tende a dilatar e afinar sem que haja contrações ou dor, só pelo peso do bebê.”





O que fazer quando se tem IIC?

Uma vez diagnosticada a IIC o tratamento deverá ser a cerclagem, que consiste em sutura em bolsa.

Quais os riscos do pessário?

Embora seja uma operação simples, a cerclagem cervical é invasiva, requerendo anestesia e pode ter complicações hemorrágicas e causar infecção e perda de gravidez.



O que é cerclagem ou pessário?

De acordo com a ginecologista e obstetra Graciela Morgado, quando o diagnóstico de colo curto ou trabalho de parto prematuro é feito tardiamente, o pessário é a alternativa no lugar da cerclagem, procedimento cirúrgico que “costura” o colo do útero e é indicado a partir da 12ª semana.











Subscribr Now

Get All New Job Notification