Quando é indicado o uso do Digitálico?
São indicações para seu uso: Arritmias com risco de vida: taquicardia ventricular ou fibrilação ventricular; bloqueios atrioventriculares avançados; bradicardia sintomática; Hipercalemia: K >5-5,5mEq/L; Evidência de disfunção de órgão: insuficiência renal aguda, hipoperfusão, confusão mental.
O que é medicamento Digitálico exemplo?
Estes medicamentos são utilizados na Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC), aumentando a força de contração do coração. São extraídos de plantas do gênero Digitalis. Exemplos: Digoxina e digitoxina. Os digitálicos produzem frequentemente efeitos tóxicos, que podem ser graves e até letais.
Como age os digitálicos?
Mecanismo de ação Os digitálicos inibem a bomba de sódio (ou Na+/K+ ATPase) que existe nas membranas das células, nomeadamente nos miócitos cardíacos. Apesar de essa proteína existir em todas as células, nas concentrações usadas terapeuticamente, só as células musculares e os neurónios são afectados significativamente.
Qual ação mais importante dos digitálicos e de o cuidado específico?
A ação mais importante dos digitálicos no coração é o fortalecimento da sua musculatura. As fibras digitalizadas se contraem com maior vigor e possibilitam ao coração esvaziar-se cada vez melhor. O resultado é o aumento do volume de sangue impulsionado a cada contração do ventrículo.
Para que serve a Digitoxina?
Digitoxina é a substância ativa de um medicamento antiarrítmico e cardiotônico conhecido comercialmente como Digitaline nativelle. Esse medicamento de udo oral é indicado para o tratamento de insuficiência cardíaca congestiva, uma vez que sua ação aumenta a força e a velocidade da contração do coração.
Para que é indicado a digoxina?
A digoxina é utilizada desde a década de 1950 para tratar doenças do coração como insuficiência cardíaca e arritmias.
Quais os principais fármacos bloqueadores?
Os bloqueadores dos canais de cálcio são um grupo de fármacos frequentemente prescritos no tratamento da hipertensão arterial. Entre os mais usados na prática clínica estão a Nifedipina, Anlodipino (Amlodipina), Nicardipina, Felodipina, Verapamil e Diltiazem.
Quais são os sinais e sintomas da intoxicação digitálica?
Os achados clínicos da intoxicação por digitálicos incluem alterações neurológicas (ex. confusão, xantopsia, fraqueza), cardíacas (ex. taqui ou bradiarritmias) e gastrointestinais (ex. anorexia, náusea, vômito, dor abdominal).
Qual o efeito dos medicamentos que atuam no aparelho circulatório?
– Ação inotrópica positiva – aumenta força de contração cardíaca, tanto de átrios como de ventrículos; – Aumenta velocidade de descarga do nodo SA; – Aumenta velocidade de condução no nodo atrioventricular. – Diminui ou bloqueia a condução no nodo atrioventricular.
Qual é o mecanismo de ação da digoxina?
Mecanismos de ação A digoxina exerce seu efeito inotrópico positivo através da inibição da bomba de Na+/K+ nos miócitos cardíacos. Para isso, liga-se na porção extracelular da subunidade da Na+/K+ -ATPase, inibindo-a.
Qual a consequência do uso de fármacos digitálicos sobre o potencial de membrana?
Causam um bloqueio temporário da bomba sódio-potássio-ATPase. Como consequência, há mais sódio intracelular, bem como cálcio, o que aumenta o inotropismo cardíaco. Além disso, os digitálicos também são capazes de aumentar o tônus vagal, o que resulta em diminuição de condução do nó sinoatrial e atrioventricular.
Qual a diferença entre digoxina e Digitoxina?
A digitoxina difere da digoxina apenas pela ausência de um grupo hidroxila na posição C12, o que resulta em um composto mais hidrofílico, aumentando sua absorção e tempo de meia-vida plasmática, sendo ambos os fármacos indicados para o infarto agudo do miocárdio.
O que a digoxina pode causar?
A parada cardíaca proveniente de assistolia ou fibrilação ventricular causadas pela toxicidade da digoxina é geralmente fatal. A superdosagem aguda pode resultar em hipercalemia (de moderada a pronunciada) devido à inibição da bomba de sódio e potássio. A hipocalemia pode contribuir com a toxicidade.
Qual é o efeito da digoxina no coração com insuficiência?
A digoxina produz efeitos diferentes no coração normal e no coração insuficiente. Enquanto pode produzir algum aumento leve da força de contração, a digoxina não aumenta intensamente o débito cardíaco no coração saudável.