Qual foi a importância do rádio na década de 1930?


Eileen Jones26Aug2025

O rádio, na década de 1930, teve uma importância fundamental na propagação nacional da música popular, por meio da qual pretendia-se forjar uma ideologia que fosse aceita pela população. Conforme CAPELATO (2003), as transmissões das mensagens de propaganda foram feitas por meio da imprensa e do rádio.





O que explica a importância do rádio na sociedade brasileira entre os anos de 1930 e 1950?

No Brasil, o rádio atingiu seu apogeu em 1930, como principal veículo de comunicação em massa, na mesma época em que o país era governado por Getúlio Vargas. Nesse período, iniciou-se a chamada “Era de Ouro do Rádio”, quando ele se popularizou e tornou-se um meio de entretenimento.

Qual é a importância do rádio?

O rádio é um meio de comunicação que faz muito bem a integração entre pessoas e tecnologia, e com muita agilidade. Dando a todos a capacidade de emocionar, de entreter, informar e também de mobilizar pessoas.



Qual foi a importância do rádio para a sociedade brasileira?

Desde a primeira transmissão dessa mídia no Brasil, em 1923, o rádio se manteve dentre as principais fontes de informação, ao lado da TV aberta. De acordo com dados do Book de Rádio elaborado pelo Kantar Ibope, mais de 86% da população brasileira é ouvinte de programação radiofônica.

Para que o rádio foi inventado?

A primeira companhia de rádio foi fundada em Londres, pelo cientista italiano Guglielmo Marconi, em 1896, com a emissão e recepção de sinais sem fio. No ano seguinte, Oliver Lodge inventou o circuito elétrico sintonizado, que possibilitou a mudança de sintonia selecionando a frequência desejada.



Quem foi a rainha do rádio na década de 30?

Considerada por muitos como a “rainha do rádio”, Emilinha Borba era declaradamente fã de Carmen Miranda, sua grande inspiração desde a época do lendário cassino da Urca.

Qual foi o impacto do rádio na sociedade?

Transforma limitações técnicas da unisensorialidade em forças. É pelo poder da tradição cultural oral que se converteu no meio dos afetos. Como dizia McLuhan (1995), o rádio afeta as pessoas em profundidade, oferecendo uma experiência ao mesmo tempo particular e coletiva, enraizada nas práticas culturais do cotidiano.





Quais as características do Brasil nos anos de 1930?

A Revolução de 1930 é considerada o acontecimento da história do período republicano brasileiro que pôs fim à chamada República Velha e, mais do que isso, foi o acontecimento que também deu fim às articulações políticas entre as oligarquias regionais do Brasil, que sobrepunham os seus interesses particulares aos …

Como é o rádio nos dias atuais?

Apesar do avanço de novas mídias e da expansão do acesso à internet, o rádio continua sendo um dos principais veículos de informação dos brasileiros. … O Brasil tem aproximadamente 9,4 mil emissoras de rádio em funcionamento, incluindo emissoras comerciais AM e FM e rádios comunitárias.



Qual é a importância da televisão?

A televisão fornece informação e entretenimento para grande parte da população em todo o mundo, e sua influência na sociedade é muito discutida. … Também vamos enfocar os modelos de televisão existentes no mundo, com ênfase no caso brasileiro. As emissoras de TV no Brasil são concessões do governo.

Como o rádio influenciou na vida das pessoas?

O rádio tem sido fiel companheiro de várias pessoas, tanto nos momentos de insônia como na necessidade de informação, do conhecimento da hora de ir para o trabalho e, em muitos casos, até para saber como vai o trânsito das cidades.





O que se passava na rádio antigamente?

Os primeiros usos do rádio eram principalmente para manter o contato entre navios para fora um mar. No entanto, este rádio inicial era incapaz de transmitir a fala, e em vez disso enviou mensagens em código Morse e para trás entre navios e estações em terra.

Como funciona a rádio?

Rádio é um sistema de comunicação usando ondas eletromagnéticas que se propagam pelo espaço. Usam-se ondas radiofônicas de diferente comprimento (comprimento de onda) para distintos fins. Em geral as ondas eletromagnéticas distinguem-se pela sua frequência que é inversa ao comprimento de onda.



Quem foram as rainhas do rádio?

No início, Linda Batista garantiu o título por 11 anos. Depois surgiram Dircinha Batista, Marlene, Dalva de Oliveira, Ângela Maria, Dóris Monteiro e Emilinha Borba. Também foram rainhas do rádio cantoras que você pouco conhece, caso de Vera Lúcia, Mary Gonçalves e Julie Joy.











Subscribr Now

Get All New Job Notification