Qual é o conceito da dor?


Shane Medley21Jul2025

A definição revisada pela Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP) conceitua a dor como “uma experiência sensitiva e emocional desagradável associada, ou semelhante àquela associada, a uma lesão tecidual real ou potencial” 1.





Como descrever a dor?

Quais são as características da dor? A dor pode ser pulsátil, em peso, em pressão, em cólica, latejante, em queimação ou em “ferroada”. Pode também ter início súbito ou insidioso, além de poder ser intermitente ou persistente.

O que é dor segundo a OMS?

Segundo a Associação Internacional para o Estudo da Dor – International Association for the Study of Pain – IASP (1986, p. 217), a definição de dor é: “uma experiência sensorial e emocional desagradável associada com dano tecidual real ou potencial, ou descrita em termos de tal dano”.



Qual é a finalidade da dor?

A dor é uma sensação desagradável que serve como um alerta de que algo dentro do nosso corpo não vai bem (e precisa ser tratado) ou de que certos comportamentos ou objetos externos podem nos causar danos.

Qual a importância da dor para o nosso corpo?

A dor é um sinal emitido pelo corpo que serve para proteção, indicando onde está o perigo. Ela é essencial para a manutenção da nossa saúde, pois ajuda a identificar doenças, como infecções, gastrite ou outras mais graves, como infarto, por exemplo.



Qual é a classificação da dor?

Quando se fala sobre a intensidade da dor relatada pelo paciente, encontram-se três classificações principais: I) leve, moderada e intensa; II) fraca, moderada e forte; III) ausente, fraca, moderada, forte e insuportável.

Quais aspectos da dor é tipo de dores?

Existem quatro categorias amplas de dor: Dor nociceptiva: normalmente, resultado de lesão do tecido. Os tipos comuns de dor nociceptiva são a dor da artrite, a dor mecânica nas costas ou a dor pós-cirúrgica; Dor inflamatória: uma inflamação anormal causada por uma resposta inadequada do sistema imunológico do corpo.





Qual escala de dor?

As mais utilizadas são a Escala Visual Analógica (EVA) e a Escala Visual Numérica (EVN). Através delas, o paciente pode apontar para o profissional de saúde o quão intensa é a sua dor: em um extremo, está a condição sem dor, ou dor “nota zero”.

Quais são os tipos de dor?

Tipos de Dor

  • Dor aguda. A dor aguda é intensa e dura um tempo relativamente curto. …
  • Dor crônica ou persistente. A dor crônica ou persistente dura um longo período de tempo. …
  • Dor disruptiva.


Qual a importância da dor para o ser humano?

Graças a ele podemos saber quando alguma coisa prejudica o nosso corpo. Por exemplo, quando encostamos a mão em alguma coisa muito quente, tiramos rapidamente porque isso nos traz uma sensação muito ruim. Se a gente não sentisse isso, a nossa mão ficaria lá… e o machucado seria muito maior.

Como se dá o processo da dor?

Dor é a percepção da nocicepção e, juntamente com outras percepções, é determinada pela interação entre a atividade neurosenssorial, a variedade comportamental e fatores psicológicos. A percepção da dor se inicia na periferia, através da ativação de nociceptores (receptor sensorial da dor).





Qual a classificação fisiopatológica da dor?

Classificação Neurofisiológica da Dor Considera-se dor Nociceptiva aquela que resulta da ativação de nociceptores (fibras A-delta e C) através de estímulos dolorosos, os quais podem ser mecânicos, térmicos ou químicos.

Quais são os 3 tipos de dores?

Tipos de Dor

  • Dor aguda. A dor aguda é intensa e dura um tempo relativamente curto. …
  • Dor crônica ou persistente. A dor crônica ou persistente dura um longo período de tempo. …
  • Dor disruptiva.


Como avaliar a escala de dor?

O doente faz uma cruz ou um traço perpendicular à linha no ponto que representa a intensidade da sua dor. Mede-se, em centímetros, a distância entre o início da linha, que corresponde a zero, e o local assinalado, obtendo-se a classificação numérica.











Subscribr Now

Get All New Job Notification